Don't come knocking : o imaginário americano de Wim Wenders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gonçalo Miguel Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37302
Resumo: A presente tese tem como principal objectivo reflectir sobre o imaginário americano do cineasta alemão Wim Wenders, a forma como este representa a cultura norte-americana através da sua filmografia. O conceito de “identidade” é analisado enquanto consensual nas suas diferentes áreas científicas de estudo. Como o foco deste trabalho incide sobre o cinema como um meio através do qual a identidade é representada, consideramos importante entender em que medida este poderá influenciar e representar a mesma. Por forma a compreender a identidade nacional no cinema, serão analisados factores que podem contribuir para a construção da mesma, bem como aspectos que servem de distinção. Será também explorado o contexto e a condição da Alemanha do período pós-guerra na qual Wenders cresceu, abordando a forma como a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental lidaram com o passado, recorrendo à memória de uma nação. Desta forma, a consequente ocupação e influência norte-americana que os Ocidentais sofreram devido à ocupação no período do pós-guerra, torna-se um aspecto relevante na compreensão da identidade e da condição em que Wim Wenders desenvolveu o fascínio pelos Estados Unidos. Tendo tudo isto em conta, é seguidamente discutido o período do Novo Cinema Alemão, o impacto que este deteve na cultura alemã e nos diferentes fenómenos que sucederam durante o mesmo. Passando ao cinema de Wenders, são analisados Paris, Texas (1984), Alice in den Städten (Alice nas Cidades; 1974), Falsche Bewegung (Movimento em Falso; 1975) e Im Lauf der Zeit (Ao Correr do Tempo; 1976), quatro road movies em que o cineasta representa a sua visão dos Estados Unidos, assim como a sua crise identitária, enquanto alguém nascido numa Alemanha Ocidental ocupada pelos Estados Unidos
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