Don't come knocking : o imaginário americano de Wim Wenders
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37302 |
Resumo: | A presente tese tem como principal objectivo reflectir sobre o imaginário americano do cineasta alemão Wim Wenders, a forma como este representa a cultura norte-americana através da sua filmografia. O conceito de “identidade” é analisado enquanto consensual nas suas diferentes áreas científicas de estudo. Como o foco deste trabalho incide sobre o cinema como um meio através do qual a identidade é representada, consideramos importante entender em que medida este poderá influenciar e representar a mesma. Por forma a compreender a identidade nacional no cinema, serão analisados factores que podem contribuir para a construção da mesma, bem como aspectos que servem de distinção. Será também explorado o contexto e a condição da Alemanha do período pós-guerra na qual Wenders cresceu, abordando a forma como a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental lidaram com o passado, recorrendo à memória de uma nação. Desta forma, a consequente ocupação e influência norte-americana que os Ocidentais sofreram devido à ocupação no período do pós-guerra, torna-se um aspecto relevante na compreensão da identidade e da condição em que Wim Wenders desenvolveu o fascínio pelos Estados Unidos. Tendo tudo isto em conta, é seguidamente discutido o período do Novo Cinema Alemão, o impacto que este deteve na cultura alemã e nos diferentes fenómenos que sucederam durante o mesmo. Passando ao cinema de Wenders, são analisados Paris, Texas (1984), Alice in den Städten (Alice nas Cidades; 1974), Falsche Bewegung (Movimento em Falso; 1975) e Im Lauf der Zeit (Ao Correr do Tempo; 1976), quatro road movies em que o cineasta representa a sua visão dos Estados Unidos, assim como a sua crise identitária, enquanto alguém nascido numa Alemanha Ocidental ocupada pelos Estados Unidos |
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Don't come knocking : o imaginário americano de Wim WendersWenders, Wim, 1945- - Crítica e interpretaçãoMemória - No cinemaIdentidade (Filosofia) - No cinemaCinema - Alemanha - séc.20Estados Unidos - No cinemaTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente tese tem como principal objectivo reflectir sobre o imaginário americano do cineasta alemão Wim Wenders, a forma como este representa a cultura norte-americana através da sua filmografia. O conceito de “identidade” é analisado enquanto consensual nas suas diferentes áreas científicas de estudo. Como o foco deste trabalho incide sobre o cinema como um meio através do qual a identidade é representada, consideramos importante entender em que medida este poderá influenciar e representar a mesma. Por forma a compreender a identidade nacional no cinema, serão analisados factores que podem contribuir para a construção da mesma, bem como aspectos que servem de distinção. Será também explorado o contexto e a condição da Alemanha do período pós-guerra na qual Wenders cresceu, abordando a forma como a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental lidaram com o passado, recorrendo à memória de uma nação. Desta forma, a consequente ocupação e influência norte-americana que os Ocidentais sofreram devido à ocupação no período do pós-guerra, torna-se um aspecto relevante na compreensão da identidade e da condição em que Wim Wenders desenvolveu o fascínio pelos Estados Unidos. Tendo tudo isto em conta, é seguidamente discutido o período do Novo Cinema Alemão, o impacto que este deteve na cultura alemã e nos diferentes fenómenos que sucederam durante o mesmo. Passando ao cinema de Wenders, são analisados Paris, Texas (1984), Alice in den Städten (Alice nas Cidades; 1974), Falsche Bewegung (Movimento em Falso; 1975) e Im Lauf der Zeit (Ao Correr do Tempo; 1976), quatro road movies em que o cineasta representa a sua visão dos Estados Unidos, assim como a sua crise identitária, enquanto alguém nascido numa Alemanha Ocidental ocupada pelos Estados UnidosThe main objective of the present thesis is to reflect on the American imaginary of the german filmmaker Wim Wenders, focusing on the way he represents the American culture through his films. The concept of ‘identity’ is analysed in a consensual way in all of the different scientific fields. Since the focus of this study lies on cinema as a medium to represent identity, it is important to understand how films can influence and portray it. In order to understand national identity in cinema, I will analyze what contributes to its construction as well as aspects that can differentiate it. I will also explore the context and the german condition in the post-war period, in which Wenders grew up, discussing the way West and East Germany dealt with the past, using the nation’s memory. This way, the American ocupation and its influence in the West Germans during the post-war period becomes an important aspect in order to understand Wim Wenders’ identity, his condition and how he developed his fascination for America. Taking all of this under consideration, my next step will be to discuss the New German Cinema, the impact it had on German culture and on the different events that happened during this period. Going through Wenders’ Paris, Texas (1984), Alice in den Städten (Alice in the Cities; 1974), Falsche Bewegung (Wrong Move; 1975) and Im Lauf der Zeit (Kings of the Road; 1976), four road movies in which Wenders represents his vision of America, as well as his identity crisis as someone born in a West Germany ocupied by the United States.Soares, Luísa AfonsoRosário, FilipaRepositório da Universidade de LisboaGomes, Gonçalo Miguel Martins2019-03-04T18:30:04Z2019-01-102018-09-272019-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37302TID:202177807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:23.435974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente tese tem como principal objectivo reflectir sobre o imaginário americano do cineasta alemão Wim Wenders, a forma como este representa a cultura norte-americana através da sua filmografia. O conceito de “identidade” é analisado enquanto consensual nas suas diferentes áreas científicas de estudo. Como o foco deste trabalho incide sobre o cinema como um meio através do qual a identidade é representada, consideramos importante entender em que medida este poderá influenciar e representar a mesma. Por forma a compreender a identidade nacional no cinema, serão analisados factores que podem contribuir para a construção da mesma, bem como aspectos que servem de distinção. Será também explorado o contexto e a condição da Alemanha do período pós-guerra na qual Wenders cresceu, abordando a forma como a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental lidaram com o passado, recorrendo à memória de uma nação. Desta forma, a consequente ocupação e influência norte-americana que os Ocidentais sofreram devido à ocupação no período do pós-guerra, torna-se um aspecto relevante na compreensão da identidade e da condição em que Wim Wenders desenvolveu o fascínio pelos Estados Unidos. Tendo tudo isto em conta, é seguidamente discutido o período do Novo Cinema Alemão, o impacto que este deteve na cultura alemã e nos diferentes fenómenos que sucederam durante o mesmo. Passando ao cinema de Wenders, são analisados Paris, Texas (1984), Alice in den Städten (Alice nas Cidades; 1974), Falsche Bewegung (Movimento em Falso; 1975) e Im Lauf der Zeit (Ao Correr do Tempo; 1976), quatro road movies em que o cineasta representa a sua visão dos Estados Unidos, assim como a sua crise identitária, enquanto alguém nascido numa Alemanha Ocidental ocupada pelos Estados Unidos |
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