Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48438 |
Resumo: | Atualmente, a nossa sociedade, bem como muitas das sociedades da Europa, possui uma realidade social multicultural e multilingue, que abrange e influencia todo o domínio educativo. Para tal, é imprescindível que todas as instituições, bem como funcionários/as das mesmas, estejam preparados para esta mudança e procurem alcançar uma prestação de qualidade, promovendo a integração de toda e qualquer criança independentemente da sua cultura ou língua. O trabalho descrito neste relatório foi desenvolvido ao longo da Unidade Curricular de Prática Educativa I, num contexto de estágio em Jardim de Infância, durante o percurso do Mestrado de Educação Pré-Escolar. A realidade com a qual me cruzei, neste local de estágio, levou-me a observar o dia a dia das crianças migrantes no Jardim de Infância, no qual me foi possível constatar que estas sentiam dificuldade de comunicação com os adultos e vive versa, bem como com as crianças portuguesas. Desta feita, surge a temática da comunicação através do uso de imagens, imagens do sistema ARASAAC1 como forma de comunicação entre todas as crianças e adultos, dando principal destaque às crianças cuja língua materna não era a portuguesa. A nível metodológico, uma vez que se pretende analisar perceber melhor uma realidade, este estudo enquadra-se num paradigma de natureza qualitativa. Assim, através de recolha e observação direta e de notas de campo e registos fotográficos, que o sistema ARASAAC poderá ser uma ferramenta facilitadora para a comunicação entre todos. |
id |
RCAP_634bfb2ffddb26c29c9e6668febff5cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48438 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiênciaCrianças MigrantesJardim de InfânciaComunicaçãoSimbologia ARASAACAtualmente, a nossa sociedade, bem como muitas das sociedades da Europa, possui uma realidade social multicultural e multilingue, que abrange e influencia todo o domínio educativo. Para tal, é imprescindível que todas as instituições, bem como funcionários/as das mesmas, estejam preparados para esta mudança e procurem alcançar uma prestação de qualidade, promovendo a integração de toda e qualquer criança independentemente da sua cultura ou língua. O trabalho descrito neste relatório foi desenvolvido ao longo da Unidade Curricular de Prática Educativa I, num contexto de estágio em Jardim de Infância, durante o percurso do Mestrado de Educação Pré-Escolar. A realidade com a qual me cruzei, neste local de estágio, levou-me a observar o dia a dia das crianças migrantes no Jardim de Infância, no qual me foi possível constatar que estas sentiam dificuldade de comunicação com os adultos e vive versa, bem como com as crianças portuguesas. Desta feita, surge a temática da comunicação através do uso de imagens, imagens do sistema ARASAAC1 como forma de comunicação entre todas as crianças e adultos, dando principal destaque às crianças cuja língua materna não era a portuguesa. A nível metodológico, uma vez que se pretende analisar perceber melhor uma realidade, este estudo enquadra-se num paradigma de natureza qualitativa. Assim, através de recolha e observação direta e de notas de campo e registos fotográficos, que o sistema ARASAAC poderá ser uma ferramenta facilitadora para a comunicação entre todos.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumReis, Tânia Pimenta dos2023-12-07T15:03:50Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48438TID:203417011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-14T02:15:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:29.230053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiência |
title |
Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiência |
spellingShingle |
Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiência Reis, Tânia Pimenta dos Crianças Migrantes Jardim de Infância Comunicação Simbologia ARASAAC |
title_short |
Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiência |
title_full |
Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiência |
title_fullStr |
Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiência |
title_sort |
Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiência |
author |
Reis, Tânia Pimenta dos |
author_facet |
Reis, Tânia Pimenta dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Tânia Pimenta dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Migrantes Jardim de Infância Comunicação Simbologia ARASAAC |
topic |
Crianças Migrantes Jardim de Infância Comunicação Simbologia ARASAAC |
description |
Atualmente, a nossa sociedade, bem como muitas das sociedades da Europa, possui uma realidade social multicultural e multilingue, que abrange e influencia todo o domínio educativo. Para tal, é imprescindível que todas as instituições, bem como funcionários/as das mesmas, estejam preparados para esta mudança e procurem alcançar uma prestação de qualidade, promovendo a integração de toda e qualquer criança independentemente da sua cultura ou língua. O trabalho descrito neste relatório foi desenvolvido ao longo da Unidade Curricular de Prática Educativa I, num contexto de estágio em Jardim de Infância, durante o percurso do Mestrado de Educação Pré-Escolar. A realidade com a qual me cruzei, neste local de estágio, levou-me a observar o dia a dia das crianças migrantes no Jardim de Infância, no qual me foi possível constatar que estas sentiam dificuldade de comunicação com os adultos e vive versa, bem como com as crianças portuguesas. Desta feita, surge a temática da comunicação através do uso de imagens, imagens do sistema ARASAAC1 como forma de comunicação entre todas as crianças e adultos, dando principal destaque às crianças cuja língua materna não era a portuguesa. A nível metodológico, uma vez que se pretende analisar perceber melhor uma realidade, este estudo enquadra-se num paradigma de natureza qualitativa. Assim, através de recolha e observação direta e de notas de campo e registos fotográficos, que o sistema ARASAAC poderá ser uma ferramenta facilitadora para a comunicação entre todos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-07T15:03:50Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48438 TID:203417011 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48438 |
identifier_str_mv |
TID:203417011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136325733974016 |