A importância de contar histórias no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Cláudia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1146
Resumo: Partindo do princípio que contar histórias é considerado como uma ferramenta pedagógica na formação do carácter social e intelectual da criança, pretendeu-se com este trabalho compreender e explicar a sua importância no contexto pré-escolar. Através das histórias desenvolve-se a imaginação, o gosto pela leitura, a concentração e estimula-se o espírito crítico. O educador consciente exerce aqui um papel fundamental, dado que, selecciona textos adequados para transmitir através das histórias, momentos de aprendizagem, que deverá ser incorporado nas actividades diárias. Assim, este trabalho está centrado na investigação da construção do leitor fluente. Partindo da vivência no Jardim-de-infância, onde se pontua a vantagem da prática de contar histórias para o desenvolvimento integral da criança, assim como, conhecer a percepção dos pais sobre a importância das histórias no contexto de Jardim-de-infância. Recorreu-se à caracterização da Instituição, do grupo de crianças, assim como as metodologias de intervenção abordadas. Procedeu-se ainda à análise documental dos documentos da instituição e revisão bibliográfica.
id RCAP_b07808fab1835f53a44fb311f7db8d47
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância de contar histórias no jardim-de-infânciaHistóriasLeituraJardim de infânciaPartindo do princípio que contar histórias é considerado como uma ferramenta pedagógica na formação do carácter social e intelectual da criança, pretendeu-se com este trabalho compreender e explicar a sua importância no contexto pré-escolar. Através das histórias desenvolve-se a imaginação, o gosto pela leitura, a concentração e estimula-se o espírito crítico. O educador consciente exerce aqui um papel fundamental, dado que, selecciona textos adequados para transmitir através das histórias, momentos de aprendizagem, que deverá ser incorporado nas actividades diárias. Assim, este trabalho está centrado na investigação da construção do leitor fluente. Partindo da vivência no Jardim-de-infância, onde se pontua a vantagem da prática de contar histórias para o desenvolvimento integral da criança, assim como, conhecer a percepção dos pais sobre a importância das histórias no contexto de Jardim-de-infância. Recorreu-se à caracterização da Instituição, do grupo de crianças, assim como as metodologias de intervenção abordadas. Procedeu-se ainda à análise documental dos documentos da instituição e revisão bibliográfica.Assuming that storytelling is considered a pedagogical tool in shaping the social and intellectual child, this work has the intention of understanding and explaining its importance in a pre-school environment. The story develops the imagination, a taste for reading, concentration and stimulates critical thinking. The teacher consciously plays a key role here, by selecting texts that are appropriate to transmit, moments of learning trough the stories. Which should be incorporated into daily activities. So, this work is focused on investigating the development of the fluent reader, based on the experience in the school-garden, where is pointed out the importance of story-telling as a tool for child development. The other objective is to understand the parents perception on the importance of stories/tales in a school-garden context. For our investigation where used, the characterization of the institution, the children group, as well as the addressed methodologies of intervention. The documentary analysis of the documents of the institution and literature review was also taken into account.2011-07-12T16:29:54Z2013-05-20T14:05:49Z2011-06-01T00:00:00Z2011-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1146porDIAS, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.786175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância de contar histórias no jardim-de-infância
title A importância de contar histórias no jardim-de-infância
spellingShingle A importância de contar histórias no jardim-de-infância
DIAS, Cláudia
Histórias
Leitura
Jardim de infância
title_short A importância de contar histórias no jardim-de-infância
title_full A importância de contar histórias no jardim-de-infância
title_fullStr A importância de contar histórias no jardim-de-infância
title_full_unstemmed A importância de contar histórias no jardim-de-infância
title_sort A importância de contar histórias no jardim-de-infância
author DIAS, Cláudia
author_facet DIAS, Cláudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias
Leitura
Jardim de infância
topic Histórias
Leitura
Jardim de infância
description Partindo do princípio que contar histórias é considerado como uma ferramenta pedagógica na formação do carácter social e intelectual da criança, pretendeu-se com este trabalho compreender e explicar a sua importância no contexto pré-escolar. Através das histórias desenvolve-se a imaginação, o gosto pela leitura, a concentração e estimula-se o espírito crítico. O educador consciente exerce aqui um papel fundamental, dado que, selecciona textos adequados para transmitir através das histórias, momentos de aprendizagem, que deverá ser incorporado nas actividades diárias. Assim, este trabalho está centrado na investigação da construção do leitor fluente. Partindo da vivência no Jardim-de-infância, onde se pontua a vantagem da prática de contar histórias para o desenvolvimento integral da criança, assim como, conhecer a percepção dos pais sobre a importância das histórias no contexto de Jardim-de-infância. Recorreu-se à caracterização da Instituição, do grupo de crianças, assim como as metodologias de intervenção abordadas. Procedeu-se ainda à análise documental dos documentos da instituição e revisão bibliográfica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-12T16:29:54Z
2011-06-01T00:00:00Z
2011-06
2013-05-20T14:05:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1146
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620021633024