Metodologia do estudo do meio
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10730 |
Resumo: | Com a área do Estudo do Meio do ensino primário de Angola “pretende-se desenvolver nos alunos as capacidades de observação e relacionamento e favorecer a sua integração social” e “tem como objectivo iniciar a criança no conhecimento sistematizado do ambiente que a rodeia” (INIDE, 2007). O Estudo do Meio “é apresentado como uma área para o qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia, as Ciências da Natureza, a Etnologia, a Física, a Química e a Biologia e ainda aspectos que têm a ver com a Moral e o Civismo, procurando assim contribuir para a compreensão progressiva das inter - relações entre a Natureza e a Sociedade” (INIDE, 2007). Entre outros objectivos do Estudo do Meio, destaca-se o seguinte: “Desenvolver alguns processos simples de reconhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar) assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação” (INIDE, 2007). Para abordarmos a metodologia de ensino do Estudo do Meio teremos, antes de mais, de analisar em profundidade as características próprias desta vasta área de ensino que, como acima referimos, implica a intervenção de diversas disciplinas científicas. Neste sentido, iremos inicialmente discutir as questões relacionadas com os conteúdos a serem seleccionados para o Estudo do Meio bem como a necessidade da integração disciplinar para um efectivo ensino globalizado. Clarificamos estes conceitos intrinsecamente associados ao Estudo do Meio, discutindo as metodologias de ensino desta área curricular (Capítulo 1), a organização do ensino do estudo do meio (Capítulo 2), seus objectivos de aprendizagem (Capítulo 3), a construção do sistema de conhecimentos, competências e atitudes (Capítulo 4), métodos e meios de ensino (Capítulo 5) e avaliação (Capítulo 6). |
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Metodologia do estudo do meioDidácticaMetodologias de ensinoFormação de professoresEnsino primário1º ciclo do ensino básicoCom a área do Estudo do Meio do ensino primário de Angola “pretende-se desenvolver nos alunos as capacidades de observação e relacionamento e favorecer a sua integração social” e “tem como objectivo iniciar a criança no conhecimento sistematizado do ambiente que a rodeia” (INIDE, 2007). O Estudo do Meio “é apresentado como uma área para o qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia, as Ciências da Natureza, a Etnologia, a Física, a Química e a Biologia e ainda aspectos que têm a ver com a Moral e o Civismo, procurando assim contribuir para a compreensão progressiva das inter - relações entre a Natureza e a Sociedade” (INIDE, 2007). Entre outros objectivos do Estudo do Meio, destaca-se o seguinte: “Desenvolver alguns processos simples de reconhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar) assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação” (INIDE, 2007). Para abordarmos a metodologia de ensino do Estudo do Meio teremos, antes de mais, de analisar em profundidade as características próprias desta vasta área de ensino que, como acima referimos, implica a intervenção de diversas disciplinas científicas. Neste sentido, iremos inicialmente discutir as questões relacionadas com os conteúdos a serem seleccionados para o Estudo do Meio bem como a necessidade da integração disciplinar para um efectivo ensino globalizado. Clarificamos estes conceitos intrinsecamente associados ao Estudo do Meio, discutindo as metodologias de ensino desta área curricular (Capítulo 1), a organização do ensino do estudo do meio (Capítulo 2), seus objectivos de aprendizagem (Capítulo 3), a construção do sistema de conhecimentos, competências e atitudes (Capítulo 4), métodos e meios de ensino (Capítulo 5) e avaliação (Capítulo 6).Universidade do Minho. Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança (CIFPEC) - unidade de investigação 644 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Plural EditoresUniversidade do MinhoCarvalho, Graça Simões deFreitas, Maria Luísa Amaral Varela de20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10730porCARVALHO, Graça Simões de ; FREITAS, Maria Luísa Varela de – “Metodologia do Estudo do Meio.” Luanda : Plural Editores, 2010. ISBN 978-989-611-077-2.978-989-611-077-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:05.907812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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