O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11000 |
Resumo: | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_635b79bd0c4e4f8b7fdcdf411d8780e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11000 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em famíliaCaderno de leiturasLeitura em famíliaEducação literáriaReading journalFamily readingLiterary educationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este espelha a investigação desenvolvida com os 26 alunos de uma turma de 2.º ano do 1.º CEB e respetivas famílias. O objeto de estudo foi a utilização do Caderno de Leituras (CL) como estratégia de promoção da leitura em família. Tendo em conta algumas características do grupo e do respetivo contexto, nomeadamente a (atual) ausência de propostas de envolvimento das famílias nos hábitos de leitura, foram definidas duas questões de investigação: i) Qual será o impacto dos cadernos de leituras feitos em família no desenvolvimento de hábitos e práticas de leitura em família?; e, ii) Qual será o impacto dos cadernos de leituras feitos em família no desenvolvimento de hábitos e práticas de leitura autónoma dos alunos?. Nesta investigação-ação, utilizaram-se várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente: i) o inquérito por questionário; ii) a observação direta participante; iii) a análise documental; e iv) a entrevista. Os dados recolhidos, por parte dos alunos, dos seus familiares, mas também da professora cooperante, foram analisados quantitativamente e qualitativamente. A implementação dos CL feitos em família, durante um período de 5 semanas, mostrou ter algum impacto nos hábitos e práticas de leitura não só em família, mas também autonomamente. O efeito da implementação dos CL verificou-se em vários aspetos, nomeadamente: gosto e interesse pela leitura, frequência de leitura, requisição de livros na biblioteca escolar e, ainda, desenvolvimento do sentido crítico e do à vontade nas apresentações.ABSTRACT This report comes within the scope of the curse unit “Supervised Teaching Practice II”, included in the study plan of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This mirrors the research developed with 26 students of a 2nd grade class of 1st CBE and their families. The object of study was the use of the Reading Journal as a strategy to promote family reading. Taking into account some characteristics of the group and its context, namely the (current) lack of proposals for the involvement of families in reading habits, two research questions were defined: i) What will be the impact of reading journals made as a family in the development of family reading habits and practices?; and, ii) What will be the impact of reading journals made as a family in the development of students' reading habits and practices?. In this action research, several techniques of data collection were used, namely: i) the questionnaire survey; ii) direct participant observation; iii) the documentary analysis; and iv) the interview. The data collected, by the students, their relatives, but also the teacher, were analyzed quantitatively and qualitatively. The implementation of family reading journals over a 5-week period has shown to have some impact on reading habits and practices not only in the family, but also autonomously. The effect of the implementation of the reading journals was verified in several aspects, namely: pleasure and interest in reading, reading frequency, requisition of books in the school library and, also, development of the critical sense and of the at will in the presentations.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, EncarnaçãoRCIPLMonteiro, Mariana Condeixa Sarreira2020-01-17T15:16:46Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11000TID:202335208por202335208info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:20.420677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família |
title |
O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família |
spellingShingle |
O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família Monteiro, Mariana Condeixa Sarreira Caderno de leituras Leitura em família Educação literária Reading journal Family reading Literary education |
title_short |
O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família |
title_full |
O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família |
title_fullStr |
O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família |
title_full_unstemmed |
O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família |
title_sort |
O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família |
author |
Monteiro, Mariana Condeixa Sarreira |
author_facet |
Monteiro, Mariana Condeixa Sarreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Encarnação RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Mariana Condeixa Sarreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caderno de leituras Leitura em família Educação literária Reading journal Family reading Literary education |
topic |
Caderno de leituras Leitura em família Educação literária Reading journal Family reading Literary education |
description |
Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18 2019-07-18T00:00:00Z 2020-01-17T15:16:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11000 TID:202335208 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11000 |
identifier_str_mv |
TID:202335208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202335208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133459795410944 |