Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Alexandra Caseiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12846
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_faccde678d98fc5e949a57014d8df8aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação LiteráriaEducação literáriaHábitos de leituraTextos literáriosCadernos de leiturasLiteracy educationLiteracy textsReading habitsReading bookRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nele será apresentada, em primeiro lugar, uma descrição e reflexão sobre a prática desenvolvida no âmbito do 2.º Ciclo do Ensino Básico e, em segundo lugar, será desenvolvido um estudo de caráter investigativo. A Educação Literária tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, devendo ser desenvolvida ao longo de todos os ciclos de ensino. O estudo levado a cabo tem como finalidade entender o impacto do Caderno de Leituras, enquanto estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária, na promoção de hábitos de leitura autonomamente e em família, numa turma de 3.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Formularam-se como objetivos gerais: i) Avaliar o impacto do Caderno de Leituras no desenvolvimento da capacidade de reagir e apreciar textos literários; ii) Avaliar o contributo da realização de um Caderno de Leituras, em sala de aula e em família, para a criação de hábitos de leitura. Em conformidade com o objeto de estudo, a metodologia adotada enquadra-se numa metodologia de investigação-ação, recorrendo a uma abordagem quantitativa e qualitativa, sendo a recolha de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas, inquéritos por questionários, a observação direta e a análise documental. A intervenção pedagógica proposta apresenta dinâmicas de ensino e aprendizagem focadas no desenvolvimento da capacidade de reagir e apreciar textos literários, através da compreensão e produção de textos de opinião sobre obras literárias, tendo em vista a posterior implementação e desenvolvimento do Caderno de Leituras em sala de aula e em casa. Prevê-se que a mesma tenha efeitos positivos no desenvolvimento da capacidade de apreciação de textos literários. Tendo em conta a situação de pandemia, que impossibilitou a implementação do estudo, será apenas apresentada a planificação da intervenção que seria concretizada no tempo previsto para a prática supervisionada, a forma de recolher e tratar os dados e uma previsão de resultados esperados.ABSTRACT This report illustrates the work developed on the Supervised Teaching Practice Course II, from the master’s degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. Through the following chapters will be presented, firstly, a descriptive overview and deliberation of the experience undertaken within the scope of the 2nd Cycle of Basic Education and, secondly, a research study. Literary education plays a crucial role for society and is a key competence of individuals’ development and should be built throughout all education cycles. The study aims to understand the influence of a Reading Book as a strategy to promote the development of Literary Education while creating reading habits in an autonomous and family environment for 3rd year children. The following general goals were formulated: i) Assess the impact of a Reading Book in the development of reactive and analytic abilities regarding literary texts; ii) Assess the contribution value of a Reading Book on reading habits in the classroom and at a the family sphere. The research method that primarily fits in this study is an action research methodology with a quantitative and qualitative approach, being the sample collected from carried out semi-structured interviews, surveys, direct observation, and document review. The proposed pedagogical intervention presents both teaching and learning dynamics focused on developing reactive and analytic abilities regarding literary texts, through the understanding and creation of opinion texts about literary pieces, with the aim to implement and develop a Reading Book in the classroom and at home. It is expected to have positive effects in developing the ability to appreciate literary texts. Considering the pandemic situation, which made the practical implementation of this study impossible, this report will only present the planning of the intervention that would have been carried out in the foreseen time for the supervised practice mentioned as well as how data was collected and processed and a prediction of expected results.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSilva, EncarnaçãoRCIPLOliveira, Carla Alexandra Caseiro de2021-02-15T09:10:41Z2020-07-082020-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12846TID:202628973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:51.795075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária
title Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária
spellingShingle Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária
Oliveira, Carla Alexandra Caseiro de
Educação literária
Hábitos de leitura
Textos literários
Cadernos de leituras
Literacy education
Literacy texts
Reading habits
Reading book
title_short Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária
title_full Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária
title_fullStr Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária
title_full_unstemmed Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária
title_sort Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária
author Oliveira, Carla Alexandra Caseiro de
author_facet Oliveira, Carla Alexandra Caseiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Encarnação
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Alexandra Caseiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
Hábitos de leitura
Textos literários
Cadernos de leituras
Literacy education
Literacy texts
Reading habits
Reading book
topic Educação literária
Hábitos de leitura
Textos literários
Cadernos de leituras
Literacy education
Literacy texts
Reading habits
Reading book
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
2020-07-08T00:00:00Z
2021-02-15T09:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12846
TID:202628973
url http://hdl.handle.net/10400.21/12846
identifier_str_mv TID:202628973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478375129088