Avaliação de habilidades motoras globais em crianças com e sem perturbação do espectro do autismo na zona Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Tamára de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41393
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling Avaliação de habilidades motoras globais em crianças com e sem perturbação do espectro do autismo na zona Norte de PortugalPerturbação do espetro do autismoHabilidades motoras globaisIntervenção precoceAvaliaçãoAutism spectrum disorderGlobal motor skillsEarly interventionAssessmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)A perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é considerada uma perturbação complexa do neurodesenvolvimento, caracterizada por défices na comunicação social e pela presença de comportamentos e interesses restritos e repetitivos. Das características que definem a PEA, destacam-se as alterações nas habilidades motoras globais, com impactos funcionais graves ao longo da vida da criança e das suas famílias. Realça-se assim a importância do diagnóstico e intervenção precoce na PEA, num processo colaborativo entre pais e profissionais, com o intuito de otimizar atempadamente o desenvolvimento da criança. Nesta investigação, intitulada Avaliação de Habilidades Motoras Globais em crianças com e sem PEA na zona Norte de Portugal, os objetivos do estudo são avaliar e comparar o perfil de habilidades motoras globais de crianças com e sem PEA, analisar a influência da idade, do género e também do tipo e frequência do apoio e do número de anos de apoio da criança no perfil de habilidades motoras globais das crianças, e ainda analisar a influência das habilitações literárias e das profissões dos pais no perfil de desenvolvimento destas habilidades. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza quantitativa-correlacional, com recurso a análise descritiva e inferencial, o instrumento utilizado é a versão reduzida da Escala de avaliação da proficiência motora de Bruininks-Oserestsky - 2ª edição (BOT-2) com uma amostra do estudo constituída por 50 crianças, 25 com PEA e 25 com desenvolvimento típico, na faixa etária dos 5 aos 6 anos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que existem diferenças no perfil de habilidades motoras globais entre crianças com e sem PEA, sendo que estas últimas apresentam melhores resultados. Verificamos que o perfil de habilidades motoras globais das crianças com e sem PEA não é influenciado pelo género nem pela idade nem pelo nível educacional e profissional dos pais. E ainda, quanto às crianças com PEA, o tipo e a frequência de apoio e o número de anos de apoio da criança também não influenciam o perfil de desenvolvimento das habilidades motoras globais.The Autism Spectrum Disorder (ASD) is considered a complex neurodevelopmental disorder, characterized by deficits in social communication and by the presence of behaviors and restricted and repetitive interests. The ASD presents a group of characteristics, including disturbance in the global motor skills, with serious functional impacts throughout the life of children and their families. It is emphasized the importance of early diagnosis and intervention in the ASD and the need for intervention focused in the family, in order to contribute for the child's development optimization. In this research, called Global Motor Skills Assessment of children with and without ASD, resident in the north of Portugal, the objectives of the study are: to evaluate and compare the profile of the global motor skills of children with and without PEA; analyze the influence of age and the child's gender and also the type and frequency of support and the number of years of support of the child with ASD in the profile of the global motor skills; and analyze the influence of educational attainment of parents and their professions in the profile of these skills. The methodology used in this study is quantitative correlational, using descriptive and inferential analysis, the instrument used was the reduced version of Evaluation scale of motor proficiency Bruininks-Oserestsky - 2nd edition (BOT-2) and the study sample consisted of 50 children, 25 with ASD and 25 with typical development, aged between 5 and 6 years. The results allow us to conclude that there are differences in the profile of the global motor skills among children with and without ASD, and the last have better performances. We found that the profile of the global motor skills of children with and without ASD is not influenced by gender or by age and educational and professional level of the parents. Also, regarding children with ASD, the type, frequency and the number of years of support received did not influence the profile of the global motor skills.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoBrandão, Tamára de Carvalho20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41393por201512947info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:45.431979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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