Benefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspetivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45305 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
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Benefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspetivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismoBenefits and level of participation in early intervention: perspectives of mothers of children with autism spectrum disorderPerturbação do espetro do autismoBenefíciosParticipaçãoIntervenção precocefamíliasAutism spectrum disorderBenefitsParticipationEarlyInterventionFamiliesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)A abordagem em Intervenção Precoce (IP) na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é eficaz quando os profissionais realizam o apoio com base nas práticas centradas na família. Assim, o profissional tem como responsabilidade facilitar e disponibilizar recursos que facilitem a participação e o reconhecimento das competências das famílias, para que estas possam alcançar benefícios efetivos resultantes da IP. O presente estudo, intitulado Benefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce: Perspetivas de Mães de Crianças com PEA, teve como finalidade analisar e compreender os benefícios do apoio da IP para seis mães de crianças com PEA, na faixa etária de 3 a 6 anos, assim como o tipo de participação que estas mães consideram ter no processo de apoio da IP. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: 1 - Analisar e compreender o nível de participação das mães nos diferentes momentos do processo de apoio (planificação e intervenção); 2 - Analisar e compreender os benefícios do apoio da IP; 3 - Analisar e compreender as fragilidades do apoio da IP; 4 - Identificar as recomendações que as mães sugerem para a melhoria da qualidade do apoio prestado pela IP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, o instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os resultados globais deste estudo permitem-nos concluir que: todas as participantes consideraram obter benefícios da IP nas diversas áreas de desenvolvimento dos seus filhos. Grande parte das entrevistadas sentem-se satisfeitas com os apoios, são informadas sobre seus direitos e possuem uma relação/interação positivas com as responsáveis de caso. As famílias que participaram do PIIP identificaram não só os seus objetivos, preocupações e prioridades, como também participaram na implementação do Plano nos seus contextos naturais. As principais fragilidades mencionadas pelas mães referem-se, essencialmente, à quantidade de apoios existentes, frequência e duração das sessões. As recomendações descritas centraram-se no atendimento dos serviços de saúde primários, na necessidade de existirem grupos de apoio entre pais e de acesso ao apoio psicológico.The approaches’ in Early Intervention (EI) in the Autism Spectrum Disorder (ASD) is effective when professionals perform support based on family-centered practices. Thus, the professional has the responsibility to facilitate and provide resources to facilitate the participation and recognition of the skills of families, so that they can achieve effective benefits of IP. This study, entitled Benefits and Level of Participation in Early Intervention: Perspectives of Mothers of Children with Autism Spectrum Disorder, aimed to analyze and understand the benefits of EI support for six mothers of children with ASD, aged 3 to 6 years, as well as the type of participation that these mothers consider having in EI support process. In this regard, the following research objectives were defined: 1 - To analyze and understand the level of participation of mothers in different times of the support process (planning and intervention); 2 - To analyze and understand the benefits of EI support; 3 - Analyze and understand the weaknesses of EI support; 4 - Identify the recommendations to improve the quality of support provided by EI. The methodology was qualitative, the data collection instrument used was a semi-structured interview and data analysis technique was content analysis. The overall results of this study allow us to conclude that: all participants considered obtain EI benefits in various areas of development of their children. Most of the mothers feel satisfied with the support, they are informed about their rights and have a positive relationship/interaction with the case coordinator. Families who participated in the IFSP identified not only their goals, concerns and priorities, as well as participated in the implementation of the Plan in their natural contexts. The main weaknesses mentioned by mothers refer essentially to the amount of existing support, frequency and duration of sessions. The recommendations described focused on the care of primary health services, the need to support groups between parents and access to psychological support.Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoCossio, Anelise do Pinho2016-12-142016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45305por201515830info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:38.829430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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