A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Miriam Mata das
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19252
Resumo: A presente investigação, de carácter qualitativo, teve como principal objetivo analisar e compreender as relações que se estabelecem entre as famílias e o contexto socioeducativo, de crianças em idade pré-escolar, tanto em famílias das comunidades ciganas como em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico. Participaram neste estudo 6 mães de crianças em idade pré-escolar (2 residentes em áreas de baixo nível socioeconómico e 4 das comunidades ciganas), com idades compreendidas entre os 20 e os 37 anos, residentes nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. Após a transcrição das respetivas entrevistas, realizou-se uma análise temática com a finalidade de compreender a importância que estas mães atribuíram à escola, que relação estabeleceram com esta, o quão satisfeitas estavam, a sua participação em atividades escolares, que conversas tinham com os seus filhos acerca do que estes faziam na escola e quais os obstáculos com que se depararam à entrada no sistema educativo. Os resultados permitiram identificar uma relação positiva entre as mães entrevistadas e a escola (ao nível da reciprocidade, afeto positivo e confiança), existindo participação por parte das mães nas atividades que são realizadas em ambiente escolar. Contudo, também foram identificados por estas obstáculos nesta relação, os quais se prendem com barreiras institucionais e o medo de discriminação. O principal contributo deste estudo prende-se com a importância do estabelecimento de um contacto frequente com vista a uma relação positiva entre os estabelecimentos (públicos) de educação pré-escolar e as famílias (mães) dos grupos em análise.
id RCAP_6377224450ba9cb5a863579b576542cd
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19252
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómicoRelação família-escolaEnvolvimento parentalComunidades ciganasÁreas de baixo nível socioeconómicoFamily-school relationshipParental involvementRoma communitiesLow socioeconomic status areasA presente investigação, de carácter qualitativo, teve como principal objetivo analisar e compreender as relações que se estabelecem entre as famílias e o contexto socioeducativo, de crianças em idade pré-escolar, tanto em famílias das comunidades ciganas como em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico. Participaram neste estudo 6 mães de crianças em idade pré-escolar (2 residentes em áreas de baixo nível socioeconómico e 4 das comunidades ciganas), com idades compreendidas entre os 20 e os 37 anos, residentes nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. Após a transcrição das respetivas entrevistas, realizou-se uma análise temática com a finalidade de compreender a importância que estas mães atribuíram à escola, que relação estabeleceram com esta, o quão satisfeitas estavam, a sua participação em atividades escolares, que conversas tinham com os seus filhos acerca do que estes faziam na escola e quais os obstáculos com que se depararam à entrada no sistema educativo. Os resultados permitiram identificar uma relação positiva entre as mães entrevistadas e a escola (ao nível da reciprocidade, afeto positivo e confiança), existindo participação por parte das mães nas atividades que são realizadas em ambiente escolar. Contudo, também foram identificados por estas obstáculos nesta relação, os quais se prendem com barreiras institucionais e o medo de discriminação. O principal contributo deste estudo prende-se com a importância do estabelecimento de um contacto frequente com vista a uma relação positiva entre os estabelecimentos (públicos) de educação pré-escolar e as famílias (mães) dos grupos em análise.The main aim of this qualitative study was to analyse and understand the relationships between families and educational contexts, in preschool-aged children, both in families from Roma communities and in families living in areas of low socioeconomic status. In this study participated 6 mothers of preschool-aged children (2 living in an area with low socioeconomic status and 4 from Roma communities), aged between 20 and 37 years, living in the Metropolitan Areas of Lisbon and Oporto. After the transcription of the interviews, a thematic analysis was performed in order to understand the importance of school for these mothers, the relationship that they established with it, how satisfied they were, their participation in school activities, what conversations they had with their children concerning their experiences at school, and what were the obstacles they faced when entering the education system. Results suggest a positive relationship between these families and the school (at the level of reciprocity, positive affect and trust), and mother’s involvement in school activities. However, the main obstacles identified in this relationship were related to institutional barriers and the fear of discrimination. The main contribution of this study lies in the importance of establishing frequent and positive contact between (public) preschool services and the interviewed families (mothers) of the groups under study.2020-01-03T15:16:38Z2019-12-03T00:00:00Z2019-12-032019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19252TID:202332438porNeves, Ana Miriam Mata dasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:35.603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico
title A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico
spellingShingle A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico
Neves, Ana Miriam Mata das
Relação família-escola
Envolvimento parental
Comunidades ciganas
Áreas de baixo nível socioeconómico
Family-school relationship
Parental involvement
Roma communities
Low socioeconomic status areas
title_short A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico
title_full A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico
title_fullStr A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico
title_full_unstemmed A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico
title_sort A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico
author Neves, Ana Miriam Mata das
author_facet Neves, Ana Miriam Mata das
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Ana Miriam Mata das
dc.subject.por.fl_str_mv Relação família-escola
Envolvimento parental
Comunidades ciganas
Áreas de baixo nível socioeconómico
Family-school relationship
Parental involvement
Roma communities
Low socioeconomic status areas
topic Relação família-escola
Envolvimento parental
Comunidades ciganas
Áreas de baixo nível socioeconómico
Family-school relationship
Parental involvement
Roma communities
Low socioeconomic status areas
description A presente investigação, de carácter qualitativo, teve como principal objetivo analisar e compreender as relações que se estabelecem entre as famílias e o contexto socioeducativo, de crianças em idade pré-escolar, tanto em famílias das comunidades ciganas como em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico. Participaram neste estudo 6 mães de crianças em idade pré-escolar (2 residentes em áreas de baixo nível socioeconómico e 4 das comunidades ciganas), com idades compreendidas entre os 20 e os 37 anos, residentes nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. Após a transcrição das respetivas entrevistas, realizou-se uma análise temática com a finalidade de compreender a importância que estas mães atribuíram à escola, que relação estabeleceram com esta, o quão satisfeitas estavam, a sua participação em atividades escolares, que conversas tinham com os seus filhos acerca do que estes faziam na escola e quais os obstáculos com que se depararam à entrada no sistema educativo. Os resultados permitiram identificar uma relação positiva entre as mães entrevistadas e a escola (ao nível da reciprocidade, afeto positivo e confiança), existindo participação por parte das mães nas atividades que são realizadas em ambiente escolar. Contudo, também foram identificados por estas obstáculos nesta relação, os quais se prendem com barreiras institucionais e o medo de discriminação. O principal contributo deste estudo prende-se com a importância do estabelecimento de um contacto frequente com vista a uma relação positiva entre os estabelecimentos (públicos) de educação pré-escolar e as famílias (mães) dos grupos em análise.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03T00:00:00Z
2019-12-03
2019-10
2020-01-03T15:16:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19252
TID:202332438
url http://hdl.handle.net/10071/19252
identifier_str_mv TID:202332438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134858504568832