Nível socioeconómico e cultural, envolvimento parental e rendimento académico: um estudo com adolescentes portugueses de 15-16 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Maria Francisca de Melo Rato Margalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56944
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
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spelling Nível socioeconómico e cultural, envolvimento parental e rendimento académico: um estudo com adolescentes portugueses de 15-16 anosSocioeconomic and cultural status, parental involvement and academic achievement: a study with portuguese adolescents aged 15-16Nível socioeconómico e culturalEnvolvimento parentalRendimento académicoAdolescênciaSocioeconomic and cultural statusParental involvementAcademic achievementAdolescenceCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO rendimento académico é uma das variáveis escolares individuais com maior influência sobre o futuro e progresso profissional dos alunos. O presente estudo teve como principal objectivo investigar a influência directa do nível socioeconómico e cultural (NSEC), no rendimento académico de alunos de 15-16 anos em Portugal e, indirecta, através de três tipos de envolvimento parental (EP). Pretendeu-se igualmente verificar qual dos três tipos de EP tem maior impacto no rendimento académico. Deste modo, testou-se um modelo de mediação onde o EP desenvolvido na escola, desenvolvido em casa e através da socialização académica, foram considerados mediadores da relação entre o NSEC e o rendimento académico. Utilizaram-se os dados do PISA 2015, onde participaram 7325 alunos (M = 15.8; DP = .28) de 246 escolas portuguesas e 6881 pais. Os resultados mostram a forte associação entre o NSEC e o rendimento académico e, com menor intensidade, entre os três tipos de EP e este último. No entanto, e contrariamente ao esperado, os três tipos de EP não medeiam a relação entre o NSEC e o rendimento académico. São discutidas possíveis implicações para o delineamento de intervenções que visem promover o sucesso académico dos alunos em Portugal e sugeridos futuros estudos.Academic achievement is one of the individual school variables with the greatest influence on the students' future and professional progress. The present study had as main purpose to investigate the direct influence of the Socioeconomic and Cultural Status (SECS) on the academic performance of 15/16-year-old students in Portugal, and indirectly, through three types of Parental Involvement (PI). It was also sought to verify which of the three types of PI had the greatest impact on academic achievement. Thus, a mediation model was tested in which school-based PI, home-based PI and academic socialization were considered mediators of the relationship between SECS and academic achievement. Data from PISA 2015 were used, with 7325 students (M = 15.8; SD = .28) from 246 Portuguese schools and 6881 parents. The results show a strong association between NSEC and academic achievement and, to a lesser extent, between the three types of PI and However, contrary to what was expected, the three types of PI do not mediate the relationship between SECS and academic achievement. Possible implications for the design of interventions aimed at promoting students' academic success in Portugal are discussed and suggested future studies.Lopes, João A.Oliveira, Célia Regina GomesUniversidade do MinhoBaptista, Maria Francisca de Melo Rato Margalho20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56944por202012808info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:07.470727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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