Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1534 |
Resumo: | O presente Relatório de Atividade Profissional pretende contribuir para perceber o que torna certas empresas mais competitivas do que outras no seu processo de internacionalização e o impacto que este, baseado em vários fatores de competitividade e características empresariais e regionais, pode ter na construção de vantagens competitivas e no desempenho geral das empresas. Michael Porter (1990) defende que uma empresa só deve avançar para a internacionalização e consequente expansão quando a sua posição está bem definida dentro do seu próprio país. Só quando a empresa tiver vantagem competitiva perante os seus concorrentes internos é que deve tentar conquistar o mercado externo. Para isso ocorrer de uma forma sustentável, a empresa deve estar bem estruturada e deve conhecer a sua própria situação financeira e os seus limites (Porter, 1990). O presente Relatório de Atividade Profissional, elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade Portucalense, tem como objetivo apresentar uma análise ao tema da internacionalização empresarial e sua aplicabilidade em contexto real, através da experiência profissional enquanto Area Manager de uma empresa exportadora - a Recer. Para o efeito, parte da revisão de literatura apoia-se numa abordagem integrada que possibilite uma compreensão geral no desempenho internacional das empresas. Na segunda parte do Relatório é apresentada a atividade profissional desenvolvida no âmbito da internacionalização da empresa Recer. Assim, os objetivos específicos deste Relatório são a análise (1) da importância e formas da internacionalização, (2) da estrutura dinâmica da empresa Recer no processo da sua estratégia de internacionalização e (3) da perspetiva do Area Manager. Assim, analisa-se aqui o caso de uma empresa portuguesa e de que forma as teorias e modelos de internacionalização se podem concretizar na prática. |
id |
RCAP_63783192b8720e6466e9d1741ba46572 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1534 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.InternacionalizaçãoVantagem competitivaParceriasInternationalizationCompetitive advantagesStrategyO presente Relatório de Atividade Profissional pretende contribuir para perceber o que torna certas empresas mais competitivas do que outras no seu processo de internacionalização e o impacto que este, baseado em vários fatores de competitividade e características empresariais e regionais, pode ter na construção de vantagens competitivas e no desempenho geral das empresas. Michael Porter (1990) defende que uma empresa só deve avançar para a internacionalização e consequente expansão quando a sua posição está bem definida dentro do seu próprio país. Só quando a empresa tiver vantagem competitiva perante os seus concorrentes internos é que deve tentar conquistar o mercado externo. Para isso ocorrer de uma forma sustentável, a empresa deve estar bem estruturada e deve conhecer a sua própria situação financeira e os seus limites (Porter, 1990). O presente Relatório de Atividade Profissional, elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade Portucalense, tem como objetivo apresentar uma análise ao tema da internacionalização empresarial e sua aplicabilidade em contexto real, através da experiência profissional enquanto Area Manager de uma empresa exportadora - a Recer. Para o efeito, parte da revisão de literatura apoia-se numa abordagem integrada que possibilite uma compreensão geral no desempenho internacional das empresas. Na segunda parte do Relatório é apresentada a atividade profissional desenvolvida no âmbito da internacionalização da empresa Recer. Assim, os objetivos específicos deste Relatório são a análise (1) da importância e formas da internacionalização, (2) da estrutura dinâmica da empresa Recer no processo da sua estratégia de internacionalização e (3) da perspetiva do Area Manager. Assim, analisa-se aqui o caso de uma empresa portuguesa e de que forma as teorias e modelos de internacionalização se podem concretizar na prática.This Report intends to contribute to understand what makes a company more competitive than others in its internationalization process and the impact that it can have in building competitive advantage and in the overall business performance, based on various competitive factors and regional characteristics. Michael Porter (1990) supports that a company should only advance to internationalization and consequent expansion when its position is well defined within its own country. Only when the company has competitive advantage over its domestic competitors should it try to conquer the foreign market. For this to occur in a sustainable way, the company should be well structured and should also know its own financial situation and its limits. This Report, elaborated as part of the Master in Management at Universidade Portucalense, has as main goal presenting an analysis to the subject of business internationalization and its application in a real context, through the professional experience of the author as Area Manager in a Portuguese exporting company – Recer. The literature review is based on an integrated approach enabling the general understanding of the company’s international performance. In the second part of this Report is presented the professional activity developed in the internationalization process of the company. Thus, the specific objectives of this Report are the analysis of (1) the importance and different modes of internationalization, (2) the dynamic structure of the company Recer in its internationalization process and (3) the Area Manager’s perspective. From a practical point of view there are several modes of firms’ internationalization. Hereby, it is analyzed the case of a Portuguese company and how theories can be implemented in practice.Universidade Portucalense2016-05-31T16:20:19Z2015-10-01T00:00:00Z2015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1534TID:201030152porCota: TMG 25Rocha, António Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:47ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. |
title |
Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. |
spellingShingle |
Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. Rocha, António João Internacionalização Vantagem competitiva Parcerias Internationalization Competitive advantages Strategy |
title_short |
Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. |
title_full |
Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. |
title_fullStr |
Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. |
title_full_unstemmed |
Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. |
title_sort |
Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. |
author |
Rocha, António João |
author_facet |
Rocha, António João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, António João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Vantagem competitiva Parcerias Internationalization Competitive advantages Strategy |
topic |
Internacionalização Vantagem competitiva Parcerias Internationalization Competitive advantages Strategy |
description |
O presente Relatório de Atividade Profissional pretende contribuir para perceber o que torna certas empresas mais competitivas do que outras no seu processo de internacionalização e o impacto que este, baseado em vários fatores de competitividade e características empresariais e regionais, pode ter na construção de vantagens competitivas e no desempenho geral das empresas. Michael Porter (1990) defende que uma empresa só deve avançar para a internacionalização e consequente expansão quando a sua posição está bem definida dentro do seu próprio país. Só quando a empresa tiver vantagem competitiva perante os seus concorrentes internos é que deve tentar conquistar o mercado externo. Para isso ocorrer de uma forma sustentável, a empresa deve estar bem estruturada e deve conhecer a sua própria situação financeira e os seus limites (Porter, 1990). O presente Relatório de Atividade Profissional, elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade Portucalense, tem como objetivo apresentar uma análise ao tema da internacionalização empresarial e sua aplicabilidade em contexto real, através da experiência profissional enquanto Area Manager de uma empresa exportadora - a Recer. Para o efeito, parte da revisão de literatura apoia-se numa abordagem integrada que possibilite uma compreensão geral no desempenho internacional das empresas. Na segunda parte do Relatório é apresentada a atividade profissional desenvolvida no âmbito da internacionalização da empresa Recer. Assim, os objetivos específicos deste Relatório são a análise (1) da importância e formas da internacionalização, (2) da estrutura dinâmica da empresa Recer no processo da sua estratégia de internacionalização e (3) da perspetiva do Area Manager. Assim, analisa-se aqui o caso de uma empresa portuguesa e de que forma as teorias e modelos de internacionalização se podem concretizar na prática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01T00:00:00Z 2015-10 2016-05-31T16:20:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1534 TID:201030152 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1534 |
identifier_str_mv |
TID:201030152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMG 25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302550008037376 |