Modelos de Formação de Animadores de Nível III em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/1421 |
Resumo: | A animação sociocultural nasce em Portugal na década de setenta graças à implementação do regime democrático. Surgem a partir de então inúmeros modelos de formação específica quer ao nível da animação sociocultural quer ao nível da formação de animadores socioculturais. Assiste-se a um incremento significativo destes cursos que vão marcar alguma da história da animação sociocultural no nosso país. Todavia, com o intuito de ajustar os inúmeros modelos de formação em Portugal, realiza-se em 2006 uma importante revisão curricular que vem reduzir significativamente o número de cursos de animadores socioculturais de nível três. A reestruturação efectuada leva ao desaparecimento de dezoito cursos de carácter específico para dar lugar a três cursos de carácter generalista. Tomando como ponto de partida esta contextualização, o presente estudo servirá para compreender a formação de animadores de nível III na actualidade, quais as suas características, e quais as instituições em Portugal que têm a função e responsabilidade de ministrar tais cursos. |
id |
RCAP_637bf5bcc07e579cadd8501565a0cd22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/1421 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelos de Formação de Animadores de Nível III em PortugalA animação sociocultural nasce em Portugal na década de setenta graças à implementação do regime democrático. Surgem a partir de então inúmeros modelos de formação específica quer ao nível da animação sociocultural quer ao nível da formação de animadores socioculturais. Assiste-se a um incremento significativo destes cursos que vão marcar alguma da história da animação sociocultural no nosso país. Todavia, com o intuito de ajustar os inúmeros modelos de formação em Portugal, realiza-se em 2006 uma importante revisão curricular que vem reduzir significativamente o número de cursos de animadores socioculturais de nível três. A reestruturação efectuada leva ao desaparecimento de dezoito cursos de carácter específico para dar lugar a três cursos de carácter generalista. Tomando como ponto de partida esta contextualização, o presente estudo servirá para compreender a formação de animadores de nível III na actualidade, quais as suas características, e quais as instituições em Portugal que têm a função e responsabilidade de ministrar tais cursos.The sociocultural animation began in Portugal in the seventies thanks to the implementations of the democratic regime. Several models of specific formation appeared associated with sociocultural animation and sociocultural animateurs’ formation. There was a significant development of theses courses which marked the history of sociocultural animation in our country. However, in order to adjust the several models of formation in Portugal, an important curricular revision was made in 2006 to reduce significantly the number of sociocultural animateurs’ courses -level III. The restructuration led to the disappearance of eighteen specific courses and to the implementation of the generic courses. According to this contex, this study will be useful to understand the actual animateurs’ formation- level III, its characteristics and which institutions are responsible for supplying these courses.2011-11-29T11:49:58Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/1421porBarroso, Teresa Joaquina Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:06Zoai:repositorio.utad.pt:10348/1421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:50.351401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de Formação de Animadores de Nível III em Portugal |
title |
Modelos de Formação de Animadores de Nível III em Portugal |
spellingShingle |
Modelos de Formação de Animadores de Nível III em Portugal Barroso, Teresa Joaquina Cardoso |
title_short |
Modelos de Formação de Animadores de Nível III em Portugal |
title_full |
Modelos de Formação de Animadores de Nível III em Portugal |
title_fullStr |
Modelos de Formação de Animadores de Nível III em Portugal |
title_full_unstemmed |
Modelos de Formação de Animadores de Nível III em Portugal |
title_sort |
Modelos de Formação de Animadores de Nível III em Portugal |
author |
Barroso, Teresa Joaquina Cardoso |
author_facet |
Barroso, Teresa Joaquina Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Teresa Joaquina Cardoso |
description |
A animação sociocultural nasce em Portugal na década de setenta graças à implementação do regime democrático. Surgem a partir de então inúmeros modelos de formação específica quer ao nível da animação sociocultural quer ao nível da formação de animadores socioculturais. Assiste-se a um incremento significativo destes cursos que vão marcar alguma da história da animação sociocultural no nosso país. Todavia, com o intuito de ajustar os inúmeros modelos de formação em Portugal, realiza-se em 2006 uma importante revisão curricular que vem reduzir significativamente o número de cursos de animadores socioculturais de nível três. A reestruturação efectuada leva ao desaparecimento de dezoito cursos de carácter específico para dar lugar a três cursos de carácter generalista. Tomando como ponto de partida esta contextualização, o presente estudo servirá para compreender a formação de animadores de nível III na actualidade, quais as suas características, e quais as instituições em Portugal que têm a função e responsabilidade de ministrar tais cursos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-11-29T11:49:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/1421 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/1421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137145859866624 |