Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11157 |
Resumo: | O reconhecimento dos animadores socioculturais em Portugal nas últimas décadas assentou, em grande medida, no incremento do associativismo profissional e na diversificação da formação. À diversidade da oferta formativa somou-se a fixação do código deontológico do grupo e do estatuto, a par da disseminação das publicações e da realização de congressos, entre outros momentos de formação e afirmação do grupo profissional. No quadro deste processo de profissionalização inscreve-se a licenciatura da ESELx-IPL. Com o presente texto pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a licenciatura nesse processo, em particular no que diz respeito ao processo formativo e transição para o mercado de trabalho dos diplomados. Metodologicamente, a informação considerada foi recolhida desde 2009/2010, centrando-se o presente texto na caracterização dos alunos e diplomados da ESELx, relativamente aos seus percursos formativos e inserção profissional. Analiticamente, consideraram-se diferentes dimensões. Uma primeira que prende-se com as áreas de interesse dos alunos manifestadas no percurso formativo. Uma segunda dimensão que se centra no processo de inserção profissional. Por fim, uma terceira dimensão relativa à continuidade de formação. Os procedimentos de análise permitiram identificar as principais modalidades de transição para o mercado de trabalho, demonstrando ainda a importância da iniciação profissional em contexto em instituições diversificadas. Tais resultados reforçam a importância das instituições formadoras contribuírem para a afirmação dos grupos profissionais, em diversos planos. |
id |
RCAP_637fcc137591b7afc69e336e77b3ceae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11157 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPLAnimação SocioculturalFormaçãoEnsino superiorIniciação ProfissionalO reconhecimento dos animadores socioculturais em Portugal nas últimas décadas assentou, em grande medida, no incremento do associativismo profissional e na diversificação da formação. À diversidade da oferta formativa somou-se a fixação do código deontológico do grupo e do estatuto, a par da disseminação das publicações e da realização de congressos, entre outros momentos de formação e afirmação do grupo profissional. No quadro deste processo de profissionalização inscreve-se a licenciatura da ESELx-IPL. Com o presente texto pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a licenciatura nesse processo, em particular no que diz respeito ao processo formativo e transição para o mercado de trabalho dos diplomados. Metodologicamente, a informação considerada foi recolhida desde 2009/2010, centrando-se o presente texto na caracterização dos alunos e diplomados da ESELx, relativamente aos seus percursos formativos e inserção profissional. Analiticamente, consideraram-se diferentes dimensões. Uma primeira que prende-se com as áreas de interesse dos alunos manifestadas no percurso formativo. Uma segunda dimensão que se centra no processo de inserção profissional. Por fim, uma terceira dimensão relativa à continuidade de formação. Os procedimentos de análise permitiram identificar as principais modalidades de transição para o mercado de trabalho, demonstrando ainda a importância da iniciação profissional em contexto em instituições diversificadas. Tais resultados reforçam a importância das instituições formadoras contribuírem para a afirmação dos grupos profissionais, em diversos planos.APSIOTRCIPLCampos, JoanaMartins, CéliaG Dias, AlfredoVohlgemuth, Laurence2020-02-27T10:19:27Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11157porCampos, Joana, Célia Martins, Alfredo Dias e Laurence Vohlgemuth (2015) Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL, Organizações e Trabalho, no 43-44, 2015, pp. 51-660871-4835info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:27.713954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL |
title |
Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL |
spellingShingle |
Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL Campos, Joana Animação Sociocultural Formação Ensino superior Iniciação Profissional |
title_short |
Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL |
title_full |
Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL |
title_fullStr |
Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL |
title_full_unstemmed |
Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL |
title_sort |
Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL |
author |
Campos, Joana |
author_facet |
Campos, Joana Martins, Célia G Dias, Alfredo Vohlgemuth, Laurence |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Célia G Dias, Alfredo Vohlgemuth, Laurence |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Joana Martins, Célia G Dias, Alfredo Vohlgemuth, Laurence |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação Sociocultural Formação Ensino superior Iniciação Profissional |
topic |
Animação Sociocultural Formação Ensino superior Iniciação Profissional |
description |
O reconhecimento dos animadores socioculturais em Portugal nas últimas décadas assentou, em grande medida, no incremento do associativismo profissional e na diversificação da formação. À diversidade da oferta formativa somou-se a fixação do código deontológico do grupo e do estatuto, a par da disseminação das publicações e da realização de congressos, entre outros momentos de formação e afirmação do grupo profissional. No quadro deste processo de profissionalização inscreve-se a licenciatura da ESELx-IPL. Com o presente texto pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a licenciatura nesse processo, em particular no que diz respeito ao processo formativo e transição para o mercado de trabalho dos diplomados. Metodologicamente, a informação considerada foi recolhida desde 2009/2010, centrando-se o presente texto na caracterização dos alunos e diplomados da ESELx, relativamente aos seus percursos formativos e inserção profissional. Analiticamente, consideraram-se diferentes dimensões. Uma primeira que prende-se com as áreas de interesse dos alunos manifestadas no percurso formativo. Uma segunda dimensão que se centra no processo de inserção profissional. Por fim, uma terceira dimensão relativa à continuidade de formação. Os procedimentos de análise permitiram identificar as principais modalidades de transição para o mercado de trabalho, demonstrando ainda a importância da iniciação profissional em contexto em instituições diversificadas. Tais resultados reforçam a importância das instituições formadoras contribuírem para a afirmação dos grupos profissionais, em diversos planos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2020-02-27T10:19:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11157 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Campos, Joana, Célia Martins, Alfredo Dias e Laurence Vohlgemuth (2015) Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL, Organizações e Trabalho, no 43-44, 2015, pp. 51-66 0871-4835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APSIOT |
publisher.none.fl_str_mv |
APSIOT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133462166241280 |