Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Joana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Célia, G Dias, Alfredo, Vohlgemuth, Laurence
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11157
Resumo: O reconhecimento dos animadores socioculturais em Portugal nas últimas décadas assentou, em grande medida, no incremento do associativismo profissional e na diversificação da formação. À diversidade da oferta formativa somou-se a fixação do código deontológico do grupo e do estatuto, a par da disseminação das publicações e da realização de congressos, entre outros momentos de formação e afirmação do grupo profissional. No quadro deste processo de profissionalização inscreve-se a licenciatura da ESELx-IPL. Com o presente texto pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a licenciatura nesse processo, em particular no que diz respeito ao processo formativo e transição para o mercado de trabalho dos diplomados. Metodologicamente, a informação considerada foi recolhida desde 2009/2010, centrando-se o presente texto na caracterização dos alunos e diplomados da ESELx, relativamente aos seus percursos formativos e inserção profissional. Analiticamente, consideraram-se diferentes dimensões. Uma primeira que prende-se com as áreas de interesse dos alunos manifestadas no percurso formativo. Uma segunda dimensão que se centra no processo de inserção profissional. Por fim, uma terceira dimensão relativa à continuidade de formação. Os procedimentos de análise permitiram identificar as principais modalidades de transição para o mercado de trabalho, demonstrando ainda a importância da iniciação profissional em contexto em instituições diversificadas. Tais resultados reforçam a importância das instituições formadoras contribuírem para a afirmação dos grupos profissionais, em diversos planos.
id RCAP_637fcc137591b7afc69e336e77b3ceae
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPLAnimação SocioculturalFormaçãoEnsino superiorIniciação ProfissionalO reconhecimento dos animadores socioculturais em Portugal nas últimas décadas assentou, em grande medida, no incremento do associativismo profissional e na diversificação da formação. À diversidade da oferta formativa somou-se a fixação do código deontológico do grupo e do estatuto, a par da disseminação das publicações e da realização de congressos, entre outros momentos de formação e afirmação do grupo profissional. No quadro deste processo de profissionalização inscreve-se a licenciatura da ESELx-IPL. Com o presente texto pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a licenciatura nesse processo, em particular no que diz respeito ao processo formativo e transição para o mercado de trabalho dos diplomados. Metodologicamente, a informação considerada foi recolhida desde 2009/2010, centrando-se o presente texto na caracterização dos alunos e diplomados da ESELx, relativamente aos seus percursos formativos e inserção profissional. Analiticamente, consideraram-se diferentes dimensões. Uma primeira que prende-se com as áreas de interesse dos alunos manifestadas no percurso formativo. Uma segunda dimensão que se centra no processo de inserção profissional. Por fim, uma terceira dimensão relativa à continuidade de formação. Os procedimentos de análise permitiram identificar as principais modalidades de transição para o mercado de trabalho, demonstrando ainda a importância da iniciação profissional em contexto em instituições diversificadas. Tais resultados reforçam a importância das instituições formadoras contribuírem para a afirmação dos grupos profissionais, em diversos planos.APSIOTRCIPLCampos, JoanaMartins, CéliaG Dias, AlfredoVohlgemuth, Laurence2020-02-27T10:19:27Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11157porCampos, Joana, Célia Martins, Alfredo Dias e Laurence Vohlgemuth (2015) Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL, Organizações e Trabalho, no 43-44, 2015, pp. 51-660871-4835info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:27.713954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL
title Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL
spellingShingle Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL
Campos, Joana
Animação Sociocultural
Formação
Ensino superior
Iniciação Profissional
title_short Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL
title_full Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL
title_fullStr Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL
title_full_unstemmed Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL
title_sort Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL
author Campos, Joana
author_facet Campos, Joana
Martins, Célia
G Dias, Alfredo
Vohlgemuth, Laurence
author_role author
author2 Martins, Célia
G Dias, Alfredo
Vohlgemuth, Laurence
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Joana
Martins, Célia
G Dias, Alfredo
Vohlgemuth, Laurence
dc.subject.por.fl_str_mv Animação Sociocultural
Formação
Ensino superior
Iniciação Profissional
topic Animação Sociocultural
Formação
Ensino superior
Iniciação Profissional
description O reconhecimento dos animadores socioculturais em Portugal nas últimas décadas assentou, em grande medida, no incremento do associativismo profissional e na diversificação da formação. À diversidade da oferta formativa somou-se a fixação do código deontológico do grupo e do estatuto, a par da disseminação das publicações e da realização de congressos, entre outros momentos de formação e afirmação do grupo profissional. No quadro deste processo de profissionalização inscreve-se a licenciatura da ESELx-IPL. Com o presente texto pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a licenciatura nesse processo, em particular no que diz respeito ao processo formativo e transição para o mercado de trabalho dos diplomados. Metodologicamente, a informação considerada foi recolhida desde 2009/2010, centrando-se o presente texto na caracterização dos alunos e diplomados da ESELx, relativamente aos seus percursos formativos e inserção profissional. Analiticamente, consideraram-se diferentes dimensões. Uma primeira que prende-se com as áreas de interesse dos alunos manifestadas no percurso formativo. Uma segunda dimensão que se centra no processo de inserção profissional. Por fim, uma terceira dimensão relativa à continuidade de formação. Os procedimentos de análise permitiram identificar as principais modalidades de transição para o mercado de trabalho, demonstrando ainda a importância da iniciação profissional em contexto em instituições diversificadas. Tais resultados reforçam a importância das instituições formadoras contribuírem para a afirmação dos grupos profissionais, em diversos planos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2020-02-27T10:19:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11157
url http://hdl.handle.net/10400.21/11157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Campos, Joana, Célia Martins, Alfredo Dias e Laurence Vohlgemuth (2015) Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL, Organizações e Trabalho, no 43-44, 2015, pp. 51-66
0871-4835
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APSIOT
publisher.none.fl_str_mv APSIOT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133462166241280