Relacionar a consciência fonológica, consciência morfológica e os erros ortográficos em alunos com e sem dificuldades de aprendizagem do 2º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4079 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
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Relacionar a consciência fonológica, consciência morfológica e os erros ortográficos em alunos com e sem dificuldades de aprendizagem do 2º ano de escolaridadeConsciência fonológicaConsciência morfológicaOrtografiaPhonologic awarenessMorphologic awarenessOrthographyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO objectivo desta investigação foi estudar a relação da consciência fonológica, consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. A amostra constituiu um total de 30 participantes (15 do sexo masculino e 15 do sexo feminino) sendo que 15 crianças apresentavam dificuldades de aprendizagem e 15 crianças sem dificuldades do 2º ano de escolaridade. Procedeu-se à análise estatística dos dados com a utilização do SPSS, realizando o teste t-student e a correlação de pearson. Os resultados demonstraram que globalmente existe uma relação entre a consciência Fonológica e os resultados obtidos pelas crianças sem dificuldades de aprendizagem, o mesmo acontece com as provas de consciência morfológica, e de selecção ortográfica/ditado as crianças sem dificuldades apresentam melhores resultados. Verificou-se também neste estudo que a consciência fonológica e a consciência morfológica têm influência no tipo de erros estudado, constatando assim o efeito e importância destas capacidades metalinguísticas na aprendizagem da ortografia e nas representações ortográficas das crianças.ABSTRACT: The goal of this research was to carry out a study pertaining to phonologic awareness, morphologic awareness and spelling mistakes made by children both with and without learning difficulties. The sample consisted of 30 individuals (15 male and 15 female), 15 of which were children with learning difficulties and the remainder, 15 without any, 2 year of education. The results underwent a statistical analysis with resort to SPSS, carrying out Student T-testing and Pearson Correlation. The results show that one can find a global relation between phonologic awareness and the results obtained by the children without any learning difficulties. The same applies to the testing in morphologic awareness and orthographic selection / dictation, where the children without any difficulties showed better performance. It was also observed during the course of this study that phonologic and morphologic awareness had an impact on the type of mistakes that were analysed, thus demonstrating the effect and importance of these metalinguistic capabilities in orthographic learning and the orthographic depictions of children.Silva, Ana CristinaRepositório do ISPACortinhas, Marta Isabel Romão2015-10-29T20:08:49Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:50Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:54.828781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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