O Bom Leitor: Preditores da Literacia de Leitura dos Alunos Portugueses no PIRLS 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marôco, João
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.13768
Resumo: Em 2016, 4642 alunos portugueses, selecionados aleatoriamente de todas as regiões de Portugal, a frequentar o 4.º ano de escolaridade em escolas públicas e privadas, participaram no PIRLS 2016, tendo alcançado um desempenho médio de 528 pontos (SE = 2,3), 13 pontos significativamente abaixo da média observada no PIRLS 2011. Neste artigo, por recurso a modelos de regressão linear hierárquica aplicados aos valores plausíveis de literacia dos alunos, procurou-se identificar as variáveis ao nível do aluno, das famílias, dos professores e das escolas capazes de explicar a variabilidade observada nos resultados de literacia de leitura dos alunos portugueses. Cerca de 26% e 32% desta variabilidade podem, respetivamente, ser explicadas por um conjunto reduzido de variáveis caracterizadoras do aluno e da família, e dos professores e das escolas. A confiança dos alunos como leitores e os recursos educativos disponíveis em casa são os melhores preditores da variação dos desempenhos ao nível do aluno e família. Ao nível da escola e dos professores, a ênfase da escola no sucesso académico e a perceção dos professores quanto à vontade de os alunos terem sucesso académico são os melhores preditores da variação observada nos desempenhos dos alunos portugueses no PIRLS 2016. Palavras-chave: PIRLS; Literacia de leitura; Preditores de desempenho; Regressão linear hierárquica
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spelling O Bom Leitor: Preditores da Literacia de Leitura dos Alunos Portugueses no PIRLS 2016Le bon lecteur : predicteurs de la lecture des éleves portugais dans le Pirls 2016O Bom Leitor: Preditores da Literacia de Leitura dos Alunos Portugueses no PIRLS 2016ArtigosEm 2016, 4642 alunos portugueses, selecionados aleatoriamente de todas as regiões de Portugal, a frequentar o 4.º ano de escolaridade em escolas públicas e privadas, participaram no PIRLS 2016, tendo alcançado um desempenho médio de 528 pontos (SE = 2,3), 13 pontos significativamente abaixo da média observada no PIRLS 2011. Neste artigo, por recurso a modelos de regressão linear hierárquica aplicados aos valores plausíveis de literacia dos alunos, procurou-se identificar as variáveis ao nível do aluno, das famílias, dos professores e das escolas capazes de explicar a variabilidade observada nos resultados de literacia de leitura dos alunos portugueses. Cerca de 26% e 32% desta variabilidade podem, respetivamente, ser explicadas por um conjunto reduzido de variáveis caracterizadoras do aluno e da família, e dos professores e das escolas. A confiança dos alunos como leitores e os recursos educativos disponíveis em casa são os melhores preditores da variação dos desempenhos ao nível do aluno e família. Ao nível da escola e dos professores, a ênfase da escola no sucesso académico e a perceção dos professores quanto à vontade de os alunos terem sucesso académico são os melhores preditores da variação observada nos desempenhos dos alunos portugueses no PIRLS 2016. Palavras-chave: PIRLS; Literacia de leitura; Preditores de desempenho; Regressão linear hierárquicaIn 2016, 4642 Portuguese students, randomly selected from all Portuguese regions, attending fourth grade in public and private schools, participated in the PIRLS 2016. In this edition, Portuguese students achieved an average performance of 528 points (SE = 2.3), 13 points significantly below the average observed in PIRLS 2011. In this paper, using hierarchical linear regression models applied to the students' plausible values ​​of literacy, variables at the students’ and the families’ level and at the teachers’ and the schools’ levels are identified that can better explain the variability observed in the PIRLS 2016 reading literacy. About 26% and 32% of this variability can, respectively, be explained by a reduced set of variables characterizing the student and their family, and teachers and schools. At the student and family level, student confidence as readers and the educational resources available at home are the best predictors of students’ performance variation. At the school and teacher level, the school's emphasis on academic success and teachers 'perceptions of students' willingness to succeed academically are the best predictors of the observed variation of the Portuguese students’ performance in PIRLS 2016. Keywords: PIRLS; Reading literacy; Predictors of achievement; Hierarchical linear regressionEn 2016, 4642 étudiants Portugais, sélectionnés au hasard dans toutes les régions Portugaises, fréquentant la 4ème année de scolarité dans les écoles publiques et privées, ont participé au PIRLS 2016. Dans cette édition, les élèves nationaux ont obtenu une performance moyenne de 528 points (SE = 2,3), soit 13 points de moins que la moyenne observée dans PIRLS 2011. Dans cet article, en utilisant des modèles de régression linéaire hiérarchique appliqués aux valeurs plausibles de la littéracie de lecture, nous avons tenté d'identifier les variables au niveau de l'élève, des familles, des enseignants et des écoles capables d'expliquer la variabilité observée dans les résultats de la littéracie de lecture d'étudiants Portugais. Environ 26% et 32% de cette variabilité peuvent, respectivement, s'expliquer par un ensemble réduit de variables caractérisant l'élève et la famille, les enseignants et les écoles. Au niveau de l'apprenant et de la famille, la confiance des élèves en tant que lecteurs et les ressources éducatives disponibles à la maison sont les meilleurs prédicteurs de la variation du rendement des élèves. Au niveau de l'école et de l'enseignant, l'accent mis par l'école sur la réussite scolaire et la perception des enseignants de la volonté des élèves de réussir sur le plan scolaire sont les meilleurs prédicteurs de la variation observée dans la performance des élèves Portugais dans PIRLS 2016. Mots-clés: PIRLS ; Littéracie de lecture ; Prédicteurs de la performance ; Régression linéaire hiérarchique  Instituto de Educação - Universidade do Minho2018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.13768por2183-04520871-9187Marôco, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:01.973218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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