Metodologia de acolhimento, diagnóstico-triagem e encaminhamento: a perspectiva dos técnicos de diagnóstico e encaminhamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/20355 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Educação de Adultos e Intervenção Comunitária), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Metodologia de acolhimento, diagnóstico-triagem e encaminhamento: a perspectiva dos técnicos de diagnóstico e encaminhamentoDesempenho de funçõesValidação e certificação de competênciasCompetências, avaliaçãoCentro novas oportunidadesDissertação de mestrado em Ciências da Educação (Educação de Adultos e Intervenção Comunitária), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraOs Centros Novas Oportunidades, constituindo-se como um serviço público, asseguram a todos os adultos maiores de dezoito anos a possibilidade de reconhecerem, validarem e certificarem as competências que tiveram oportunidade de adquirir nos mais variados contextos, sejam eles formais, não formais ou mesmo informais. A actividade de cada Centro Novas Oportunidades organiza-se em torno de um conjunto de etapas de intervenção. Para o presente estudo interessa a etapa relativa ao Acolhimento, Diagnóstico/Triagem e Encaminhamento desenvolvida pelo(a) Técnico(a) de Diagnóstico e Encaminhamento. Damos conta da existência e pertinência de alguns constrangimentos, obstáculos vivenciados por estes Técnicos(as) aquando do desempenho das suas funções. Pretende a nossa investigação identificar factores facilitadores e constrangimentos, sentidos pelos Técnicos(as) de Diagnóstico e Encaminhamento, no âmbito da implementação da metodologia de Acolhimento, Diagnóstico/Triagem e Encaminhamento de adultos para processos de RVCC ou para outras ofertas educativas/formativas. As questões que orientam a problematização e reflexão da investigação são as seguintes: Que saberes, saberes fazer técnicos, relacionais e sociais deve o(a) Técnico(a) de Diagnóstico e Encaminhamento possuir para intervir nas etapas de Acolhimento, Diagnóstico/Triagem e Encaminhamento? Qual a natureza dos elementos que estão associados às etapas de Acolhimento, Diagnóstico/Triagem e Encaminhamento e que tornam este processo complexo? Que estratégias têm sido desenvolvidas pelos Técnicos(as) de Diagnóstico e Encaminhamento para ultrapassar os obstáculos, a complexidade inerentes às etapas de Acolhimento, Diagnóstico/Triagem e Encaminhamento? O(a) Técnico(a) de Diagnóstico e Encaminhamento recorre a um conjunto de estratégias para contornar a complexidade e os constrangimentos que caracterizam as etapas de Acolhimento, Diagnóstico/Triagem e Encaminhamento.Les centres de bilan de compétences (Centros Novas Oportunidades) constituent un service public et assurent à tous les adultes, âgés de plus de dix-huit ans, la potentialité de reconnaître, valider et attester leurs compétences acquises dans des contextes formels ou informels. L’activité de chaque centre de bilan de compétences est structurée autour d’un ensemble d’étapes d’intervention. Dans cet étude nous soulignerons l’étape correspondante à l’accueil, diagnostique/triage et acheminement, développée par le professionnel de diagnostique et acheminement. Nous nous rendons compte de quelques obstacles vécus par ces professionnels lors de leur travail. Notre investigation à comme but d’identifier des facteurs facilitateurs et des obstacles vécus par les professionnels de diagnostique et acheminement, dans le contexte de l’implémentation de la méthodologie de l’accueil, diagnostique et acheminement des adultes dans le processus du bilan de compétences ou dans d’autres offres éducatives/formatives. Les questions qui orientent la réflexion de l’investigation sont les suivantes: Quels savoirs, savoir faire techniques, relationnels et sociaux devra avoir le professionnel de diagnostique et acheminement pour qu’il puisse intervenir dans les étapes d’accueil, diagnostique et acheminement? Quelle est la nature des éléments qui s’associent à ces étapes et qui rendent ce processus tellement compliqué? Quelles stratégies ont été développées par les professionnels pour surmonter les obstacles inhérents à ces étapes? Le professionnel de diagnostique et acheminement à recours a des stratégies pour pouvoir contourner la complexité et les obstacles qui caractérisent ces étapes.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/20355http://hdl.handle.net/10316/20355porSaraiva, Ana Isabel Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/20355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:36.560535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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