O Impacte da Gestão do Capital Intelectual na Criatividade Organizacional - Estudo de Caso: PT Inovação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7242 |
Resumo: | O Capital Intelectual é considerado, atualmente, um dos mais importantes ativos de uma organização, quer no desenvolvimento e criação de valor quer na obtenção de vantagem competitiva. Por outro lado, a inovação tem sido encarada como um fator essencial para a competitividade das organizações mas, para que esta ocorra é necessário que haja, em primeiro lugar, criatividade, condição essencial e precursora da inovação. Deste modo, torna-se importante compreender os diversos fatores que promovem o desempenho criativo dos colaboradores numa organização. Com o presente estudo pretende-se aferir a relação existente entre os elementos que constituem o Capital Intelectual de uma organização, a PT Inovação, e a criatividade dos seus colaboradores, demonstrando que estes elementos são essenciais para fomentar a criatividade, recurso este que, paralelamente ao conhecimento, é cada vez mais necessário para ajudar as organizações a enfrentar os desafios competitivos da atualidade, tirar maior partido das oportunidades que surgem, melhorar a resolução de problemas e melhorar a eficiência organizacional. Para o efeito, foram consideradas quatro dimensões de Capital Intelectual (Capital Individual; Capital de Equipa; Capital de Processos; Capital de Clientes). |
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O Impacte da Gestão do Capital Intelectual na Criatividade Organizacional - Estudo de Caso: PT InovaçãoCriatividadeCapital IntelectualConhecimentoInovaçãoCompetitividadeO Capital Intelectual é considerado, atualmente, um dos mais importantes ativos de uma organização, quer no desenvolvimento e criação de valor quer na obtenção de vantagem competitiva. Por outro lado, a inovação tem sido encarada como um fator essencial para a competitividade das organizações mas, para que esta ocorra é necessário que haja, em primeiro lugar, criatividade, condição essencial e precursora da inovação. Deste modo, torna-se importante compreender os diversos fatores que promovem o desempenho criativo dos colaboradores numa organização. Com o presente estudo pretende-se aferir a relação existente entre os elementos que constituem o Capital Intelectual de uma organização, a PT Inovação, e a criatividade dos seus colaboradores, demonstrando que estes elementos são essenciais para fomentar a criatividade, recurso este que, paralelamente ao conhecimento, é cada vez mais necessário para ajudar as organizações a enfrentar os desafios competitivos da atualidade, tirar maior partido das oportunidades que surgem, melhorar a resolução de problemas e melhorar a eficiência organizacional. Para o efeito, foram consideradas quatro dimensões de Capital Intelectual (Capital Individual; Capital de Equipa; Capital de Processos; Capital de Clientes).Brandão, NunoLopes Costa, JoséRepositório ComumAgostinho, Miguel Angelo2014-12-15T14:56:19Z2014-02-21T00:00:00Z2014-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7242201950715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:44.458614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Capital Intelectual é considerado, atualmente, um dos mais importantes ativos de uma organização, quer no desenvolvimento e criação de valor quer na obtenção de vantagem competitiva. Por outro lado, a inovação tem sido encarada como um fator essencial para a competitividade das organizações mas, para que esta ocorra é necessário que haja, em primeiro lugar, criatividade, condição essencial e precursora da inovação. Deste modo, torna-se importante compreender os diversos fatores que promovem o desempenho criativo dos colaboradores numa organização. Com o presente estudo pretende-se aferir a relação existente entre os elementos que constituem o Capital Intelectual de uma organização, a PT Inovação, e a criatividade dos seus colaboradores, demonstrando que estes elementos são essenciais para fomentar a criatividade, recurso este que, paralelamente ao conhecimento, é cada vez mais necessário para ajudar as organizações a enfrentar os desafios competitivos da atualidade, tirar maior partido das oportunidades que surgem, melhorar a resolução de problemas e melhorar a eficiência organizacional. Para o efeito, foram consideradas quatro dimensões de Capital Intelectual (Capital Individual; Capital de Equipa; Capital de Processos; Capital de Clientes). |
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