Capital intelectual interorganizacional e sua influência na criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Sílvia de Castro Paço
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1149
Resumo: Atualmente são os bens intangíveis, em geral, e o Capital Intelectual, em particular, que incorporam valor às organizações através da criação de riqueza, assumindo, por isso, cada vez mais importância no mundo dos negócios. Paralelamente, a Criatividade apresenta-se como um recurso estratégico e uma aptidão essencial para a sobrevivência das organizações da economia do conhecimento. Criar e inovar é uma questão de sobrevivência organizacional, essencial para o aperfeiçoamento da gestão e da obtenção do oxigénio necessário à continuidade dos negócios. Com a presente investigação pretendemos verificar se as componentes do Capital Intelectual (Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Relacional) influenciam a Criatividade de quatro empresas do setor de componentes de automóvel de Vila Nova de Cerveira e de Valença. Para além disso, pretendemos, ainda, averiguar a influência da Criatividade na Capacidade Inovadora daquelas organizações. Dada a importância estratégica do Capital Intelectual e da Criatividade, a nossa investigação propalou-se a todos os departamentos das organizações em estudo, sendo a nossa população alvo constituída por todos os funcionários. A amostra é formada por 332 colaboradores, aos quais se aplicou um inquérito por questionário, tendo-se obtido 298 inquéritos devidamente preenchidos e validados. Do tratamento estatístico dos questionários resultaram vários fatores explicativos das três componentes do Capital Intelectual e da Criatividade, sendo que da Capacidade Inovadora resultou, apenas, um único constructo. A análise estatística e teste de hipóteses permitiu-nos concluir que, na componente Capital Humano, a dimensão “Estímulo para criar” explica a “Capacidade Criativa” e a “Organização Criativa”, sendo esta última, também explicada pelo fator “Relação com os colegas e a organização”. Na componente Capital Estrutural apenas a dimensão “Cultura Criativa” é preditora da “Capacidade Criativa” e “Organização Criativa”. Na componente Capital Relacional apenas as dimensões” Alianças com stakeholders” e “Redes de colaboração” explicam a “Capacidade Criativa” e “Organização Criativa”. Por fim, verificamos que existe relação entre a Criatividade e a Capacidade Inovadora das organizações em estudo. De modo geral, podemos concluir que é imprescindível que as organizações invistam nos recursos humanos, no ambiente e na estrutura organizacional, assim como nos recursos e informações que dão suporte ao desenvolvimento do processo criativo organizacional.
id RCAP_81b41e6f91f92d6c21371d5d381ea6e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Capital intelectual interorganizacional e sua influência na criatividadeConhecimentoCapital intelectualCriatividadeInovaçãoKnowledgeIntellectual capitalCreativityInnovationConocimientoCreatividadInnovaciónAtualmente são os bens intangíveis, em geral, e o Capital Intelectual, em particular, que incorporam valor às organizações através da criação de riqueza, assumindo, por isso, cada vez mais importância no mundo dos negócios. Paralelamente, a Criatividade apresenta-se como um recurso estratégico e uma aptidão essencial para a sobrevivência das organizações da economia do conhecimento. Criar e inovar é uma questão de sobrevivência organizacional, essencial para o aperfeiçoamento da gestão e da obtenção do oxigénio necessário à continuidade dos negócios. Com a presente investigação pretendemos verificar se as componentes do Capital Intelectual (Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Relacional) influenciam a Criatividade de quatro empresas do setor de componentes de automóvel de Vila Nova de Cerveira e de Valença. Para além disso, pretendemos, ainda, averiguar a influência da Criatividade na Capacidade Inovadora daquelas organizações. Dada a importância estratégica do Capital Intelectual e da Criatividade, a nossa investigação propalou-se a todos os departamentos das organizações em estudo, sendo a nossa população alvo constituída por todos os funcionários. A amostra é formada por 332 colaboradores, aos quais se aplicou um inquérito por questionário, tendo-se obtido 298 inquéritos devidamente preenchidos e validados. Do tratamento estatístico dos questionários resultaram vários fatores explicativos das três componentes do Capital Intelectual e da Criatividade, sendo que da Capacidade Inovadora resultou, apenas, um único constructo. A análise estatística e teste de hipóteses permitiu-nos concluir que, na componente Capital Humano, a dimensão “Estímulo para criar” explica a “Capacidade Criativa” e a “Organização Criativa”, sendo esta última, também explicada pelo fator “Relação com os colegas e a organização”. Na componente Capital Estrutural apenas a dimensão “Cultura Criativa” é preditora da “Capacidade Criativa” e “Organização Criativa”. Na componente Capital Relacional apenas as dimensões” Alianças com stakeholders” e “Redes de colaboração” explicam a “Capacidade Criativa” e “Organização Criativa”. Por fim, verificamos que existe relação entre a Criatividade e a Capacidade Inovadora das organizações em estudo. De modo geral, podemos concluir que é imprescindível que as organizações invistam nos recursos humanos, no ambiente e na estrutura organizacional, assim como nos recursos e informações que dão suporte ao desenvolvimento do processo criativo organizacional.Nowadays, intangible goods, in general, and Intellectual Capital, in particular, give value to organizations creating richness; this way assuming greater importance in the business world. In parallel, appears creativity as a strategic resource and an essential ability necessary so economic organization of knowledge can survive. To create and innovate, is a survival organizational question, essential to improve administration and to obtain the necessary oxygen to continue business. With this investigation we intend to prove if the Intellectual Capital (Human Capital, Structural Capital and relational Capital) influences the creativity of four automobile businesses in Vila Nova de Cerveira and Valença. Besides, we intend to see how creativity influenced those businesses Innovative Capacity. Considering the strategic importance of the Intellectual Capital and of Creativity, our investigation expanded to all the departments becoming all the workers our aim. This way we have 332 collaborators to whom we handed a questionnaire receiving 298 completely filled in and validated. Various explaining factors resulted for the three components of Intellectual Capital and Creativity, from the strategic treatment of the questionnaire, being that from the Innovative Capacity only one idea was formed. From the statistic analysis and hypothesis test we could conclude that, in the Human Capital dimension “Stimulus to create” explains the “Creative Capacity” and the “Creative Organization”, being the “Creative Organization” also explained with the “Relationship with colleagues and organization” factor. In what Structural Capital is concerned, only the dimension “Cultural Creativity” predicts the “Creative Capacity” and the “Organizational Creativity”. In the Relational Capital only the dimensions “Alliance with Stakeholders” and “Collaborative Webs” explain the “Creative Capacity” and the “Organizational Creativity”. All in all, we can conclude that there is a relationship between Creativity and the Innovative Capacity of the businesses studied. In general, it´s possible to conclude that it is essential that businesses invest in human resources, in the environment and in the organizational structure, as well as in resources and information that support the development of the organizational creative process.Actualmente son los bienes intangibles, en general, y el Capital Intelectual en particular, los que aportan valor a las organizaciones (empresariales) a través de la creación de riqueza, asumiendo, por ese motivo, cada vez más importancia en el mundo de los negocios. Paralelamente, la Creatividad se presenta como un recurso estratégico y un valor esencial para la supervivencia de las organizaciones de la economía del conocimiento. Crear e innovar es una cuestión de supervivencia organizacional, esencial para el perfeccionamiento de la gestión y de la obtención del oxígeno indispensable para la continuidad de los negocios. Con la presente investigación pretendemos verificar si los componentes del Capital Intelectual (Capital Humano, Capital Estructural y Capital Relacional) tienen influencia sobre la Creatividad de cuatro empresas del sector de componentes del automóvil de Vila Nova de Cerveira y Valença. Además pretendemos también averiguar la influencia que la Creatividad ejerce sobre la Capacidad Innovadora de tales organizaciones. Teniendo en consideración la importancia estratégica del Capital Intelectual y de la Creatividad, nuestra investigación se ha extendido a todos los departamentos de las empresas estudiadas, siendo todos los trabajadores de estas organizaciones, nuestro objeto de estudio. En la muestra participaron 332 colaboradores que realizaron un cuestionario, lo que posibilitó la obtención de 298 cuestionarios debidamente cubiertos y validados. Del análisis estadístico de los cuestionarios se obtuvieron varios resultados, por un lado, la constatación de que son varios los factores que explican los tres componentes del Capital Intelectual y la Creatividad, y por otro lado, un único factor obtenido de la Capacidad Innovadora. El análisis estadístico y el test de hipótesis nos permitieron concluir que en el componente Capital Humano, la dimensión “Estímulo para crear” explica la “Capacidad Creativa” y la “Organización Creativa”, siendo esta última también explicada por el factor “Relación con los compañeros y la organización”. En el componente Capital Estructural únicamente la dimensión “Cultura Creativa” puede predecir la “Capacidad Creativa” y “Organización Creativa”. En el componente Capital Relacional únicamente las dimensiones “Alianzas con stakeholders” y “Redes de colaboración” explican la “Capacidad Creativa” y la “Organización Creativa”. Finalmente comprobamos que existe relación entre la Creatividad y la Capacidad Innovadora de las organizaciones estudiadas. De un modo general, podemos concluir este estudio afirmando que es imprescindible para las organizaciones (empresariales) invertir en los recursos humanos, en el medio ambiente y en la estructura organizacional, así como en los recursos e informaciones que dan soporte al desarrollo del proceso creativo organizacional.2014-10-23T16:00:31Z2014-05-25T00:00:00Z2014-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1149TID:201126923porNascimento, Sílvia de Castro Paçoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:36Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:11.765046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Capital intelectual interorganizacional e sua influência na criatividade
title Capital intelectual interorganizacional e sua influência na criatividade
spellingShingle Capital intelectual interorganizacional e sua influência na criatividade
Nascimento, Sílvia de Castro Paço
Conhecimento
Capital intelectual
Criatividade
Inovação
Knowledge
Intellectual capital
Creativity
Innovation
Conocimiento
Creatividad
Innovación
title_short Capital intelectual interorganizacional e sua influência na criatividade
title_full Capital intelectual interorganizacional e sua influência na criatividade
title_fullStr Capital intelectual interorganizacional e sua influência na criatividade
title_full_unstemmed Capital intelectual interorganizacional e sua influência na criatividade
title_sort Capital intelectual interorganizacional e sua influência na criatividade
author Nascimento, Sílvia de Castro Paço
author_facet Nascimento, Sílvia de Castro Paço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Sílvia de Castro Paço
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Capital intelectual
Criatividade
Inovação
Knowledge
Intellectual capital
Creativity
Innovation
Conocimiento
Creatividad
Innovación
topic Conhecimento
Capital intelectual
Criatividade
Inovação
Knowledge
Intellectual capital
Creativity
Innovation
Conocimiento
Creatividad
Innovación
description Atualmente são os bens intangíveis, em geral, e o Capital Intelectual, em particular, que incorporam valor às organizações através da criação de riqueza, assumindo, por isso, cada vez mais importância no mundo dos negócios. Paralelamente, a Criatividade apresenta-se como um recurso estratégico e uma aptidão essencial para a sobrevivência das organizações da economia do conhecimento. Criar e inovar é uma questão de sobrevivência organizacional, essencial para o aperfeiçoamento da gestão e da obtenção do oxigénio necessário à continuidade dos negócios. Com a presente investigação pretendemos verificar se as componentes do Capital Intelectual (Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Relacional) influenciam a Criatividade de quatro empresas do setor de componentes de automóvel de Vila Nova de Cerveira e de Valença. Para além disso, pretendemos, ainda, averiguar a influência da Criatividade na Capacidade Inovadora daquelas organizações. Dada a importância estratégica do Capital Intelectual e da Criatividade, a nossa investigação propalou-se a todos os departamentos das organizações em estudo, sendo a nossa população alvo constituída por todos os funcionários. A amostra é formada por 332 colaboradores, aos quais se aplicou um inquérito por questionário, tendo-se obtido 298 inquéritos devidamente preenchidos e validados. Do tratamento estatístico dos questionários resultaram vários fatores explicativos das três componentes do Capital Intelectual e da Criatividade, sendo que da Capacidade Inovadora resultou, apenas, um único constructo. A análise estatística e teste de hipóteses permitiu-nos concluir que, na componente Capital Humano, a dimensão “Estímulo para criar” explica a “Capacidade Criativa” e a “Organização Criativa”, sendo esta última, também explicada pelo fator “Relação com os colegas e a organização”. Na componente Capital Estrutural apenas a dimensão “Cultura Criativa” é preditora da “Capacidade Criativa” e “Organização Criativa”. Na componente Capital Relacional apenas as dimensões” Alianças com stakeholders” e “Redes de colaboração” explicam a “Capacidade Criativa” e “Organização Criativa”. Por fim, verificamos que existe relação entre a Criatividade e a Capacidade Inovadora das organizações em estudo. De modo geral, podemos concluir que é imprescindível que as organizações invistam nos recursos humanos, no ambiente e na estrutura organizacional, assim como nos recursos e informações que dão suporte ao desenvolvimento do processo criativo organizacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-23T16:00:31Z
2014-05-25T00:00:00Z
2014-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1149
TID:201126923
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1149
identifier_str_mv TID:201126923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131527199588352