Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daniela Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19722
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_63bf90d88076291b57094ec4445caa23
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagensgeração Ymotivação turísticafactores pushfactores pullprocesso decisãodual-systemgeneration Ytourism motivationpush factorspull factorsdecision processMestrado em MarketingA geração Y representa actualmente grande parte da população mundial e as suas características únicas estão a revolucionar todos os mercados. Assim, estes indivíduos são um alvo de estudo interessante não só por serem uma "geração viva" e ainda em desenvolvimento, mas também por terem nascido e crescido na era digital reflectindo-se na forma como olham para o mundo. Desta forma, a geração Y tem vindo a desafiar modelos tradicionais, desempenhando um papel activo naquilo que hoje conhecemos como globalização e consequentemente, no turismo - um sector que está a viver grandes alterações de forma a ir de encontro às expectativas da mesma. Por isso, importa compreender quais motivações da geração Y para viajar e qual o seu processo de tomada de decisão de forma a que a oferta turística tenha um impacto de maior valor para este público-alvo. Os resultados deste estudo sugerem que as viagens são vistas como uma experiência enriquecedora a nível pessoal e que a frequência elevada com que estes indivíduos viajam está relacionada com a exploração do "eu" e com a necessidade de sair da rotina e zona de conforto.Generation Y is now representing a big part of the world's population and its unique characteristics are revolutionising all markets. Thus, these individuals are an interesting subject of study not only because they are a "living generation" and still in development, but also because they were born and raised in the digital era which reflects in the way they look at the world. As a result, generation Y has been challenging traditional models and has been playing an active role in what we now know as globalization and consequently, in tourism - one of the sectors that is undergoing major changes in order to meet millennial's expectations. Therefore, it is important to understand what truly motivates generation Y to travel and what is their decision-making process so that the tourism offer has a greater impact on this target audience. The findings of this study suggest that travel is seen as a personally enriching experience and that the high frequency with which these individuals travel is related to the exploration of self and the need to get out of routine and their comfort zone.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaMartins, Daniela Ferreira2020-02-17T13:51:51Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19722porMartins, Daniela Ferreira (2019). "Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagens". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:33.132317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagens
title Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagens
spellingShingle Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagens
Martins, Daniela Ferreira
geração Y
motivação turística
factores push
factores pull
processo decisão
dual-system
generation Y
tourism motivation
push factors
pull factors
decision process
title_short Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagens
title_full Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagens
title_fullStr Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagens
title_full_unstemmed Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagens
title_sort Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagens
author Martins, Daniela Ferreira
author_facet Martins, Daniela Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Daniela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv geração Y
motivação turística
factores push
factores pull
processo decisão
dual-system
generation Y
tourism motivation
push factors
pull factors
decision process
topic geração Y
motivação turística
factores push
factores pull
processo decisão
dual-system
generation Y
tourism motivation
push factors
pull factors
decision process
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-02-17T13:51:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19722
url http://hdl.handle.net/10400.5/19722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Daniela Ferreira (2019). "Motivações e processo de decisão da geração Y para a realização de viagens". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131137685061632