O que leva as pessoas a visitar a região do Douro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4732 |
Resumo: | Para os países e em particular para os destinos turísticos é importante saber o que leva as pessoas a esse destino e que o destino tem para oferecer aos turistas. Assim, o sucesso do marketing dos destinos turísticos depende muito do conhecimento das motivações de viagem dos turistas, e das razões que levam a que o mesmo viste uma região em detrimento de outra. Este estudo adotou um modelo baseado nas motivações push e pull, como ferramenta concetual. Com a pouca informação disponível a respeito das pessoas que visitam o Douro, nomeadamente no que diz respeito aos fatores motivacionais, procurou-se fazer um levantamento exaustivo para identificar os mesmos. Deste modo, foram feitas entrevistas exploratórias, uma revisão bibliográfica em termos de motivações push e pull e de seguida foi aplicado um inquérito para identificar as principais motivações destes turistas. Os turistas identificaram diferentes tipos de motivações com diferentes pesos e influencia no seu comportamento. Estes resultados podem ter implicações importantes no marketing da região do Douro, especialmente na identificação das motivações e consequente segmentação de mercados, na criação de pacotes turísticos, na promoção do destino, bem como nas decisões de desenvolvimento que se possa adotar para o mesmo. |
id |
RCAP_8bf010077e77c9e8fb41390c82fc6ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/4732 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O que leva as pessoas a visitar a região do DouroWhat Motivates People to Visit the Douro RegionDouroMotivações Push e PullTuristaPara os países e em particular para os destinos turísticos é importante saber o que leva as pessoas a esse destino e que o destino tem para oferecer aos turistas. Assim, o sucesso do marketing dos destinos turísticos depende muito do conhecimento das motivações de viagem dos turistas, e das razões que levam a que o mesmo viste uma região em detrimento de outra. Este estudo adotou um modelo baseado nas motivações push e pull, como ferramenta concetual. Com a pouca informação disponível a respeito das pessoas que visitam o Douro, nomeadamente no que diz respeito aos fatores motivacionais, procurou-se fazer um levantamento exaustivo para identificar os mesmos. Deste modo, foram feitas entrevistas exploratórias, uma revisão bibliográfica em termos de motivações push e pull e de seguida foi aplicado um inquérito para identificar as principais motivações destes turistas. Os turistas identificaram diferentes tipos de motivações com diferentes pesos e influencia no seu comportamento. Estes resultados podem ter implicações importantes no marketing da região do Douro, especialmente na identificação das motivações e consequente segmentação de mercados, na criação de pacotes turísticos, na promoção do destino, bem como nas decisões de desenvolvimento que se possa adotar para o mesmo.ESTH-IPG1st AMSR Congress and 23rd APDR Congress - Proceedings2019-02-13T15:29:02Z2019-02-132016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/4732http://hdl.handle.net/10314/4732por978-989-8780-04-1Costa, AdrianoAntunes, Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:50Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:40.186260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que leva as pessoas a visitar a região do Douro What Motivates People to Visit the Douro Region |
title |
O que leva as pessoas a visitar a região do Douro |
spellingShingle |
O que leva as pessoas a visitar a região do Douro Costa, Adriano Douro Motivações Push e Pull Turista |
title_short |
O que leva as pessoas a visitar a região do Douro |
title_full |
O que leva as pessoas a visitar a região do Douro |
title_fullStr |
O que leva as pessoas a visitar a região do Douro |
title_full_unstemmed |
O que leva as pessoas a visitar a região do Douro |
title_sort |
O que leva as pessoas a visitar a região do Douro |
author |
Costa, Adriano |
author_facet |
Costa, Adriano Antunes, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Joaquim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Adriano Antunes, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Douro Motivações Push e Pull Turista |
topic |
Douro Motivações Push e Pull Turista |
description |
Para os países e em particular para os destinos turísticos é importante saber o que leva as pessoas a esse destino e que o destino tem para oferecer aos turistas. Assim, o sucesso do marketing dos destinos turísticos depende muito do conhecimento das motivações de viagem dos turistas, e das razões que levam a que o mesmo viste uma região em detrimento de outra. Este estudo adotou um modelo baseado nas motivações push e pull, como ferramenta concetual. Com a pouca informação disponível a respeito das pessoas que visitam o Douro, nomeadamente no que diz respeito aos fatores motivacionais, procurou-se fazer um levantamento exaustivo para identificar os mesmos. Deste modo, foram feitas entrevistas exploratórias, uma revisão bibliográfica em termos de motivações push e pull e de seguida foi aplicado um inquérito para identificar as principais motivações destes turistas. Os turistas identificaram diferentes tipos de motivações com diferentes pesos e influencia no seu comportamento. Estes resultados podem ter implicações importantes no marketing da região do Douro, especialmente na identificação das motivações e consequente segmentação de mercados, na criação de pacotes turísticos, na promoção do destino, bem como nas decisões de desenvolvimento que se possa adotar para o mesmo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2019-02-13T15:29:02Z 2019-02-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/4732 http://hdl.handle.net/10314/4732 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/4732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-8780-04-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
1st AMSR Congress and 23rd APDR Congress - Proceedings |
publisher.none.fl_str_mv |
1st AMSR Congress and 23rd APDR Congress - Proceedings |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551336447672320 |