O que leva as pessoas a visitar a região do Douro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Adriano
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Antunes, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4732
Resumo: Para os países e em particular para os destinos turísticos é importante saber o que leva as pessoas a esse destino e que o destino tem para oferecer aos turistas. Assim, o sucesso do marketing dos destinos turísticos depende muito do conhecimento das motivações de viagem dos turistas, e das razões que levam a que o mesmo viste uma região em detrimento de outra. Este estudo adotou um modelo baseado nas motivações push e pull, como ferramenta concetual. Com a pouca informação disponível a respeito das pessoas que visitam o Douro, nomeadamente no que diz respeito aos fatores motivacionais, procurou-se fazer um levantamento exaustivo para identificar os mesmos. Deste modo, foram feitas entrevistas exploratórias, uma revisão bibliográfica em termos de motivações push e pull e de seguida foi aplicado um inquérito para identificar as principais motivações destes turistas. Os turistas identificaram diferentes tipos de motivações com diferentes pesos e influencia no seu comportamento. Estes resultados podem ter implicações importantes no marketing da região do Douro, especialmente na identificação das motivações e consequente segmentação de mercados, na criação de pacotes turísticos, na promoção do destino, bem como nas decisões de desenvolvimento que se possa adotar para o mesmo.
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