Os Millennials e o mobile marketing: fatores influenciadores da frequência de uso das aplicações móveis bancárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiana Andreia Peixoto Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11450
Resumo: Em plena era digital, a mobilidade é um requisito cada vez mais exigido por cada um de nós. A tecnologia evoluiu no sentido de fornecer a mobilidade, os millennials acompanharam esta evolução e tornaram-se pioneiros na sua utilização. As empresas perceberam que teriam de desenvolver produtos e serviços que viessem ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores, e aliaram-se aos recentes avanços tecnológicos para darem esse passo. O setor bancário já há muito que iniciou a sua caminhada no sentido de dar autonomia e mobilidade aos clientes com o lançamento do serviço de homebanking, no qual os clientes podem aceder a partir de um computador e efetuar operações bancárias. A evolução dos telemóveis e a rápida adesão aos mesmos trouxeram a necessidade de disponibilizar o serviço de homebanking numa aplicação mobile, nascendo assim o mobile banking. O objetivo do presente estudo é a análise da frequência de uso das aplicações de mobile banking e os fatores que podem influenciar a decisão da geração Millennial na adoção deste serviço. A abordagem metodológica adotada é a investigação exploratória aplicando-se o método quantitativo sendo o inquérito baseado na literatura existente sobre a adoção do mobile banking. Os resultados revelam que a perceção de valor e risco, a confiança inicial e as expectativas de performance e esforço são fatores que influenciam a frequência de utilização das aplicações de mobile banking por parte dos millennials. No entanto, não se verificou qualquer relação entre a frequência de uso e a idade dos inquiridos. O presente estudo apresenta utilidade para os responsáveis pelo desenvolvimento de serviços digitais e marketing das instituições bancárias.
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