O impacto da crise socioeconómica na motivação e na perspectiva temporal nos alunos do 1º ano da Universidade de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Carla Sofia Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25374
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Aconselhamento e Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
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spelling O impacto da crise socioeconómica na motivação e na perspectiva temporal nos alunos do 1º ano da Universidade de CoimbraCrise económicaMotivaçãoPerspectiva temporalDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Aconselhamento e Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.A presente investigação, de carácter exploratório, pretende contribuir para a compreensão do impacto da crise socioeconómica, instalada no nosso país desde 2008, em duas dimensões da personalidade, a motivação e a perspectiva temporal. Este estudo incidiu sobre a população estudantil do primeiro ano do Ensino Superior da Universidade de Coimbra. A análise dos resultados obtidos foi feita com base na Teoria da Autodeterminação e da literatura respeitante ao construto de Perspectiva Temporal. A recolha dos dados foi feita online através do preenchimento de uma bateria de instrumentos, que incluiu um questionário acerca da crise socioeconómica, a Escala de Orientações Gerais de Causalidade, o Inventário de Perspectiva Temporal de Zimbardo e a Escala das Necessidades Psicológicas Básicas – Geral. Nas análises quantitativas dos resultados recorreu-se essencialmente às correlações de Pearson, e, no geral, os resultados foram os esperados tendo em conta a literatura preexistente, embora tenham existido resultados inesperados e que mereceram a nossa atenção. Apesar de não terem sido encontrados muitos resultados estatisticamente significativos, este estudo não deixa de ser relevante para a clarificação do tema que nos propusemos a analisar.The current exploratory investigation intended to acknowledge what was the impact of the socio-economic crisis that started in our country in 2008, in the two dimensions of personality and motivation and time perspective. This study focused on the first-year students of the University of Coimbra. The analysis of the results was based on the Self-Determination Theory and the construct of Time Perspective. The data collection was done online through a battery of instruments that included a socio-economic questionnaire, the general causality orientations scale, the Zimbardo Time Perspective Inventory and the Basic Psychological Needs Scale – General. The analyses of results, mostly of the type of Pearson Correlations, showed that the overall results were in consonance with the observations expounded in the relevant literature, although there were some non-expected results that deserve our attention. Even though we didn’t found many statistical significant results, we think that this study still is a relevant contribution for the theme that we propose to analyze.2013-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25374http://hdl.handle.net/10316/25374TID:201446790porMota, Carla Sofia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:25.079908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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