Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Renato Gil
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pocinho,Margarida, Silva,Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300016
Resumo: O papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro - expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) - e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.
id UFRGS-5_8c46af03dcf81dcca742950fbfc29f94
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722010000300016
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúdePerspectiva Temporal de FuturoMotivaçãoComportamento AdaptativoO papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro - expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) - e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300016Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.3 2010reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722010000300016info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Renato GilPocinho,MargaridaSilva,Carlapor2011-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722010000300016Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-02-01T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
title Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
spellingShingle Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
Carvalho,Renato Gil
Perspectiva Temporal de Futuro
Motivação
Comportamento Adaptativo
title_short Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
title_full Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
title_fullStr Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
title_full_unstemmed Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
title_sort Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
author Carvalho,Renato Gil
author_facet Carvalho,Renato Gil
Pocinho,Margarida
Silva,Carla
author_role author
author2 Pocinho,Margarida
Silva,Carla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Renato Gil
Pocinho,Margarida
Silva,Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Perspectiva Temporal de Futuro
Motivação
Comportamento Adaptativo
topic Perspectiva Temporal de Futuro
Motivação
Comportamento Adaptativo
description O papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro - expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) - e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722010000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.3 2010
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864374398976