As representações turísticas na Região Autónoma da Madeira: os discursos em torno das Levadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11071 |
Resumo: | Knowing that tourism discourses are crucial in tourists’ decision making process, this article aims to identify the images used for the promotion of Madeira as a tourist destination, more specifically, the materials and images related to the Levadas. It resorted to the analysis of cultural texts on tourism representations of Madeira Island. It included a sample of materials namely: the destination brochures, promotional brochures and guidebooks, all mass produced as part of the daily routine of tourists. The results point to the homogenization and repeated representative frames of the regional tourist cultures. |
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As representações turísticas na Região Autónoma da Madeira: os discursos em torno das LevadasKnowing that tourism discourses are crucial in tourists’ decision making process, this article aims to identify the images used for the promotion of Madeira as a tourist destination, more specifically, the materials and images related to the Levadas. It resorted to the analysis of cultural texts on tourism representations of Madeira Island. It included a sample of materials namely: the destination brochures, promotional brochures and guidebooks, all mass produced as part of the daily routine of tourists. The results point to the homogenization and repeated representative frames of the regional tourist cultures. Sabendo que os discursos turísticos são cruciais na tomada de decisão dos turistas, o presente artigo pretende identificar a(s) imagem(s) utilizada(s) para a promoção da ilha da Madeira enquanto destino turístico, mais concretamente, as imagens e materiais relacionados com as levadas e veredas. Recorreu-se à análise de alguns textos culturais acerca das representações turísticas da ilha da Madeira, cuja amostra inclui diversos materiais recolhidos a saber: brochuras do destino, brochuras promocionais e guias de viagem, todos produzidos em massa, fazendo parte da rotina diária dos turistas, mas assumindo um carácter local e global. Os resultados apontam para a homogeneização e repetição de quadros representativos das culturas turísticas regionais. Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2014-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11071oai:proa.ua.pt:article/11071Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 21/22 (2014); 22-31Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 21/22 (2014); 22-312182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11071https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11071https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11071/7199Direitos de Autor (c) 2014 Revista Turismo & Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Filipa2022-09-26T10:56:49Zoai:proa.ua.pt:article/11071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:34.336005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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