Análise ao comportamento do consumidor nas indústrias da música e livros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Miguel Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10342
Resumo: Nas últimas décadas, o desenvolvimento da internet desencadeou um grande número de transformações nas mais variadas indústrias a nível mundial, alterando completamente cadeias de distribuição e retalho tradicional, assim como a forma como o consumidor interage com os mais variados produtos. Uma das indústrias que mais sofreu com estas transformações foi a indústria da música, onde as grandes editoras travaram durante anos duras disputas contra empresas que puseram em causa a segurança da sua propriedade intelectual. A transformação disruptiva desta indústria, que afetou imenso as vendas de álbuns, transformou a forma como a música é vista pelo consumidor. A este fenómeno, juntaram-se as dificuldades que ainda hoje, as empresas já instaladas nas indústrias enfrentam para proteger a sua propriedade intelectual, num ambiente onde é muito difícil aplicar uma regulação eficaz. A indústria dos livros é um caso que merece atenção pela forma como a introdução do formato digital não desencadeou o mesmo efeito disruptivo identificado nas outras indústrias. O formato físico continua a dominar um mercado onde o consumidor continua a preferir os métodos tradicionais. A realização de um estudo estatístico a partir dos resultados da aplicação de um inquérito, permitiu verificar que, apesar de existirem algumas semelhanças no processo de digitalização de ambas as indústrias, o consumidor tem um comportamento diferente para cada um dos produtos. É possível verificar que consumidor português é um consumidor assíduo de música e das livrarias tradicionais, no entanto, é importante perceber para onde caminham estas indústrias.
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