A educação intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28211 |
Resumo: | O presente relatório tem como tema a educação intercultural. A interculturalidade tem lugar quando duas ou mais culturas entram em interação de uma forma horizontal e coesa. Para tal, nenhum dos grupos se deve encontrar acima de qualquer outro que seja, favorecendo assim a integração e a convivência das pessoas. Desta forma, pretende-se com esta investigação caraterizar a forma como a Educação Intercultural se realiza no contexto pré-escolar e analisar o modo como é feita a abordagem intercultural em duas instituições com Selo Intercultura. Assim sendo, optamos por escolher duas instituições escolares: um Externato privado, localizado no distrito de Setúbal e um Jardim-de-infância que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada no concelho de Loures., (Estas instituições foram uns dos estabelecimentos escolares que receberam o Selo Escola Intercultural pelas suas boas práticas, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, IP) (atual ACM) e pela Direção-Geral da Educação (DGE), em Janeiro de 2016). Ambas as organizações escolares pertencem à rede de escolas com Selo Intercultural, mas com níveis socioeconómicos diferentes. Essas características possibilitarão a comparação por contraste das realidades existentes nas duas instituições. A metodologia utilizada assenta num estudo de caso múltiplo em que foram inquiridos os diretores, coordenadores e educadores das instituições já referidas. A nossa sociedade, em rápida e constante mutação, tem presente em si mesma, cada vez mais, a realidade da diversidade cultural, linguística, religiosa e étnica. A educação intercultural deve ser entendida como uma mais-valia, pois o reconhecimento das diferentes culturas existentes nas instituições escolares pode trazer vantagens para todos se houver respeito pelas diferenças e o entendimento de que não somos todos iguais e nem temos de o ser. Todos nós temos formas de estar, pensar e sentir diferentes, o que nos torna seres únicos. Todas as crianças seja de que raça for, seja negra, branca, vermelha, amarela, rapariga ou rapaz, fale a língua que falar, acredite no que acreditar, tenha nascido seja onde for, pense o que pensar ela tem direitos.Todos nós independentemente das nossas origens podemos contribuir para o desenvolvimento da sociedade em que estamos inseridos e a escola como espaço de igualdade, oportunidades e esperança enfrenta o complexo, porém motivador, desafio de criar dinâmicas que respondam a esta realidade. Este é, um trabalho que pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância da Educação Intercultural e de como esta abordagem trás vantagens para a sociedade intercultural em que vivemos e que nos coloca, constantemente, perante novos desafios. |
id |
RCAP_63f0a8b19033c905ae50e2bb0169ba6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28211 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação interculturalEducação interculturalMulticulturalidadeInterculturalidadePapel da escolaIgualdade/diferençasRespeito mútuoEducação para a cidadaniaSociedadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como tema a educação intercultural. A interculturalidade tem lugar quando duas ou mais culturas entram em interação de uma forma horizontal e coesa. Para tal, nenhum dos grupos se deve encontrar acima de qualquer outro que seja, favorecendo assim a integração e a convivência das pessoas. Desta forma, pretende-se com esta investigação caraterizar a forma como a Educação Intercultural se realiza no contexto pré-escolar e analisar o modo como é feita a abordagem intercultural em duas instituições com Selo Intercultura. Assim sendo, optamos por escolher duas instituições escolares: um Externato privado, localizado no distrito de Setúbal e um Jardim-de-infância que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada no concelho de Loures., (Estas instituições foram uns dos estabelecimentos escolares que receberam o Selo Escola Intercultural pelas suas boas práticas, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, IP) (atual ACM) e pela Direção-Geral da Educação (DGE), em Janeiro de 2016). Ambas as organizações escolares pertencem à rede de escolas com Selo Intercultural, mas com níveis socioeconómicos diferentes. Essas características possibilitarão a comparação por contraste das realidades existentes nas duas instituições. A metodologia utilizada assenta num estudo de caso múltiplo em que foram inquiridos os diretores, coordenadores e educadores das instituições já referidas. A nossa sociedade, em rápida e constante mutação, tem presente em si mesma, cada vez mais, a realidade da diversidade cultural, linguística, religiosa e étnica. A educação intercultural deve ser entendida como uma mais-valia, pois o reconhecimento das diferentes culturas existentes nas instituições escolares pode trazer vantagens para todos se houver respeito pelas diferenças e o entendimento de que não somos todos iguais e nem temos de o ser. Todos nós temos formas de estar, pensar e sentir diferentes, o que nos torna seres únicos. Todas as crianças seja de que raça for, seja negra, branca, vermelha, amarela, rapariga ou rapaz, fale a língua que falar, acredite no que acreditar, tenha nascido seja onde for, pense o que pensar ela tem direitos.Todos nós independentemente das nossas origens podemos contribuir para o desenvolvimento da sociedade em que estamos inseridos e a escola como espaço de igualdade, oportunidades e esperança enfrenta o complexo, porém motivador, desafio de criar dinâmicas que respondam a esta realidade. Este é, um trabalho que pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância da Educação Intercultural e de como esta abordagem trás vantagens para a sociedade intercultural em que vivemos e que nos coloca, constantemente, perante novos desafios.Nogueira, ClementinaRepositório ComumVeiga, Suely2019-04-09T15:34:52Z2019-01-212019-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28211TID:202212106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:15.019299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação intercultural |
title |
A educação intercultural |
spellingShingle |
A educação intercultural Veiga, Suely Educação intercultural Multiculturalidade Interculturalidade Papel da escola Igualdade/diferenças Respeito mútuo Educação para a cidadania Sociedade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A educação intercultural |
title_full |
A educação intercultural |
title_fullStr |
A educação intercultural |
title_full_unstemmed |
A educação intercultural |
title_sort |
A educação intercultural |
author |
Veiga, Suely |
author_facet |
Veiga, Suely |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Clementina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Suely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação intercultural Multiculturalidade Interculturalidade Papel da escola Igualdade/diferenças Respeito mútuo Educação para a cidadania Sociedade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação intercultural Multiculturalidade Interculturalidade Papel da escola Igualdade/diferenças Respeito mútuo Educação para a cidadania Sociedade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório tem como tema a educação intercultural. A interculturalidade tem lugar quando duas ou mais culturas entram em interação de uma forma horizontal e coesa. Para tal, nenhum dos grupos se deve encontrar acima de qualquer outro que seja, favorecendo assim a integração e a convivência das pessoas. Desta forma, pretende-se com esta investigação caraterizar a forma como a Educação Intercultural se realiza no contexto pré-escolar e analisar o modo como é feita a abordagem intercultural em duas instituições com Selo Intercultura. Assim sendo, optamos por escolher duas instituições escolares: um Externato privado, localizado no distrito de Setúbal e um Jardim-de-infância que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada no concelho de Loures., (Estas instituições foram uns dos estabelecimentos escolares que receberam o Selo Escola Intercultural pelas suas boas práticas, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, IP) (atual ACM) e pela Direção-Geral da Educação (DGE), em Janeiro de 2016). Ambas as organizações escolares pertencem à rede de escolas com Selo Intercultural, mas com níveis socioeconómicos diferentes. Essas características possibilitarão a comparação por contraste das realidades existentes nas duas instituições. A metodologia utilizada assenta num estudo de caso múltiplo em que foram inquiridos os diretores, coordenadores e educadores das instituições já referidas. A nossa sociedade, em rápida e constante mutação, tem presente em si mesma, cada vez mais, a realidade da diversidade cultural, linguística, religiosa e étnica. A educação intercultural deve ser entendida como uma mais-valia, pois o reconhecimento das diferentes culturas existentes nas instituições escolares pode trazer vantagens para todos se houver respeito pelas diferenças e o entendimento de que não somos todos iguais e nem temos de o ser. Todos nós temos formas de estar, pensar e sentir diferentes, o que nos torna seres únicos. Todas as crianças seja de que raça for, seja negra, branca, vermelha, amarela, rapariga ou rapaz, fale a língua que falar, acredite no que acreditar, tenha nascido seja onde for, pense o que pensar ela tem direitos.Todos nós independentemente das nossas origens podemos contribuir para o desenvolvimento da sociedade em que estamos inseridos e a escola como espaço de igualdade, oportunidades e esperança enfrenta o complexo, porém motivador, desafio de criar dinâmicas que respondam a esta realidade. Este é, um trabalho que pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância da Educação Intercultural e de como esta abordagem trás vantagens para a sociedade intercultural em que vivemos e que nos coloca, constantemente, perante novos desafios. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-09T15:34:52Z 2019-01-21 2019-01-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28211 TID:202212106 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28211 |
identifier_str_mv |
TID:202212106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134916553736192 |