Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candau,Vera Maria
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Koff,Adélia Maria Nehme Simão e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200008
Resumo: Focaliza como a perspectiva multi/intercultural está sendo incorporada pelos profissionais do campo da didática. A partir da análise de 20 depoimentos, discute-se como esses profissionais estão percebendo as contribuições e os temas que emergem quando se analisam as relações entre didática e multiculturalismo e também os riscos e os desafios inerentes a essa temática. Entre preocupações e possibilidades, os entrevistados apontam questões de particular importância, tais como: tensão entre social e cultural, articulação igualdade e diferença, bem como a problemática do universalismo versus relativismo cultural. São aspectos relevantes que vimos trabalhando em diferentes projetos de pesquisa, em particular no projeto Ressignificando a didática na perspectiva multi/intercultural, com o objetivo de ultrapassar uma visão dicotômica entre esses pólos. Nossa intenção é contribuir para a construção de uma didática crítica "atravessada" pela perspectiva multi/intercultural.
id CEDES-1_d2bb274ff454913e6f346b592ee48fbb
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302006000200008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/interculturalDidática críticaDiferençaMulticulturalismoEducação interculturalFocaliza como a perspectiva multi/intercultural está sendo incorporada pelos profissionais do campo da didática. A partir da análise de 20 depoimentos, discute-se como esses profissionais estão percebendo as contribuições e os temas que emergem quando se analisam as relações entre didática e multiculturalismo e também os riscos e os desafios inerentes a essa temática. Entre preocupações e possibilidades, os entrevistados apontam questões de particular importância, tais como: tensão entre social e cultural, articulação igualdade e diferença, bem como a problemática do universalismo versus relativismo cultural. São aspectos relevantes que vimos trabalhando em diferentes projetos de pesquisa, em particular no projeto Ressignificando a didática na perspectiva multi/intercultural, com o objetivo de ultrapassar uma visão dicotômica entre esses pólos. Nossa intenção é contribuir para a construção de uma didática crítica "atravessada" pela perspectiva multi/intercultural.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200008Educação & Sociedade v.27 n.95 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000200008info:eu-repo/semantics/openAccessCandau,Vera MariaKoff,Adélia Maria Nehme Simão epor2006-09-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000200008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-09-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural
title Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural
spellingShingle Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural
Candau,Vera Maria
Didática crítica
Diferença
Multiculturalismo
Educação intercultural
title_short Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural
title_full Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural
title_fullStr Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural
title_full_unstemmed Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural
title_sort Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural
author Candau,Vera Maria
author_facet Candau,Vera Maria
Koff,Adélia Maria Nehme Simão e
author_role author
author2 Koff,Adélia Maria Nehme Simão e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candau,Vera Maria
Koff,Adélia Maria Nehme Simão e
dc.subject.por.fl_str_mv Didática crítica
Diferença
Multiculturalismo
Educação intercultural
topic Didática crítica
Diferença
Multiculturalismo
Educação intercultural
description Focaliza como a perspectiva multi/intercultural está sendo incorporada pelos profissionais do campo da didática. A partir da análise de 20 depoimentos, discute-se como esses profissionais estão percebendo as contribuições e os temas que emergem quando se analisam as relações entre didática e multiculturalismo e também os riscos e os desafios inerentes a essa temática. Entre preocupações e possibilidades, os entrevistados apontam questões de particular importância, tais como: tensão entre social e cultural, articulação igualdade e diferença, bem como a problemática do universalismo versus relativismo cultural. São aspectos relevantes que vimos trabalhando em diferentes projetos de pesquisa, em particular no projeto Ressignificando a didática na perspectiva multi/intercultural, com o objetivo de ultrapassar uma visão dicotômica entre esses pólos. Nossa intenção é contribuir para a construção de uma didática crítica "atravessada" pela perspectiva multi/intercultural.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302006000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.27 n.95 2006
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553834602496