Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200008 |
Resumo: | Focaliza como a perspectiva multi/intercultural está sendo incorporada pelos profissionais do campo da didática. A partir da análise de 20 depoimentos, discute-se como esses profissionais estão percebendo as contribuições e os temas que emergem quando se analisam as relações entre didática e multiculturalismo e também os riscos e os desafios inerentes a essa temática. Entre preocupações e possibilidades, os entrevistados apontam questões de particular importância, tais como: tensão entre social e cultural, articulação igualdade e diferença, bem como a problemática do universalismo versus relativismo cultural. São aspectos relevantes que vimos trabalhando em diferentes projetos de pesquisa, em particular no projeto Ressignificando a didática na perspectiva multi/intercultural, com o objetivo de ultrapassar uma visão dicotômica entre esses pólos. Nossa intenção é contribuir para a construção de uma didática crítica "atravessada" pela perspectiva multi/intercultural. |
id |
CEDES-1_d2bb274ff454913e6f346b592ee48fbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302006000200008 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/interculturalDidática críticaDiferençaMulticulturalismoEducação interculturalFocaliza como a perspectiva multi/intercultural está sendo incorporada pelos profissionais do campo da didática. A partir da análise de 20 depoimentos, discute-se como esses profissionais estão percebendo as contribuições e os temas que emergem quando se analisam as relações entre didática e multiculturalismo e também os riscos e os desafios inerentes a essa temática. Entre preocupações e possibilidades, os entrevistados apontam questões de particular importância, tais como: tensão entre social e cultural, articulação igualdade e diferença, bem como a problemática do universalismo versus relativismo cultural. São aspectos relevantes que vimos trabalhando em diferentes projetos de pesquisa, em particular no projeto Ressignificando a didática na perspectiva multi/intercultural, com o objetivo de ultrapassar uma visão dicotômica entre esses pólos. Nossa intenção é contribuir para a construção de uma didática crítica "atravessada" pela perspectiva multi/intercultural.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200008Educação & Sociedade v.27 n.95 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000200008info:eu-repo/semantics/openAccessCandau,Vera MariaKoff,Adélia Maria Nehme Simão epor2006-09-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000200008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-09-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural |
title |
Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural |
spellingShingle |
Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural Candau,Vera Maria Didática crítica Diferença Multiculturalismo Educação intercultural |
title_short |
Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural |
title_full |
Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural |
title_fullStr |
Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural |
title_full_unstemmed |
Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural |
title_sort |
Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural |
author |
Candau,Vera Maria |
author_facet |
Candau,Vera Maria Koff,Adélia Maria Nehme Simão e |
author_role |
author |
author2 |
Koff,Adélia Maria Nehme Simão e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candau,Vera Maria Koff,Adélia Maria Nehme Simão e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática crítica Diferença Multiculturalismo Educação intercultural |
topic |
Didática crítica Diferença Multiculturalismo Educação intercultural |
description |
Focaliza como a perspectiva multi/intercultural está sendo incorporada pelos profissionais do campo da didática. A partir da análise de 20 depoimentos, discute-se como esses profissionais estão percebendo as contribuições e os temas que emergem quando se analisam as relações entre didática e multiculturalismo e também os riscos e os desafios inerentes a essa temática. Entre preocupações e possibilidades, os entrevistados apontam questões de particular importância, tais como: tensão entre social e cultural, articulação igualdade e diferença, bem como a problemática do universalismo versus relativismo cultural. São aspectos relevantes que vimos trabalhando em diferentes projetos de pesquisa, em particular no projeto Ressignificando a didática na perspectiva multi/intercultural, com o objetivo de ultrapassar uma visão dicotômica entre esses pólos. Nossa intenção é contribuir para a construção de uma didática crítica "atravessada" pela perspectiva multi/intercultural. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302006000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.27 n.95 2006 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553834602496 |