O papel das tecnologias na Tourism Experience: O caso da geração Z
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26239 |
Resumo: | O turismo e as tecnologias estão em constante evolução nos últimos anos, e é crucial que este setor de atividade se torne mais tecnológico para acompanhar a geração do presente–geração Z. Conseguir responder às necessidades destes turistas, é o desafio atual. Para tal, é importante conhecer o papel que as tecnologias desempenham na sua experiência turística, com o objetivo de estudar como a influenciam, isto é, em que fases são mais utilizadas, quais/como são mais utilizadas. Recorreu-se para isso, ao "Customer Journey Mapping" (CJM) que, com uma representação visual proporciona maior conhecimento destes consumidores e "insights" para otimizar a experiência. Como forma de suporte, foi realizado um inquérito. Os resultados, possibilitaram afirmar que, nesta geração, as tecnologias são usadas em todas as fases da experiência e são consideradas imprescindíveis à mesma, os canais digitais são os mais utilizados, no entanto, o CJM não varia em função do tipo de viajante (trabalhador/não trabalhador). Os indivíduos referem utilizar as tecnologias na pré-viagem para comparar os preços, escolher alojamento/destino e fazer o roteiro; durante a viagem para o GPS, comunicação e fotografias/vídeos e, no pós-viagem para memórias, partilhar conteúdo e aconselhar outros turistas. É de destacar que, os indivíduos recorrem mais às tecnologias na pré-viagem. Este estudo contribui a nível teórico e da gestão, ao focar-se na geração Z, aprofundando conhecimentos acerca do seu comportamento na experiência turística. Para as empresas, sugere-se que estas ajam sobre os "pain points", agilizando soluções para os mesmos, fazendo face à constante busca de inovação caraterística desta geração. |
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O turismo e as tecnologias estão em constante evolução nos últimos anos, e é crucial que este setor de atividade se torne mais tecnológico para acompanhar a geração do presente–geração Z. Conseguir responder às necessidades destes turistas, é o desafio atual. Para tal, é importante conhecer o papel que as tecnologias desempenham na sua experiência turística, com o objetivo de estudar como a influenciam, isto é, em que fases são mais utilizadas, quais/como são mais utilizadas. Recorreu-se para isso, ao "Customer Journey Mapping" (CJM) que, com uma representação visual proporciona maior conhecimento destes consumidores e "insights" para otimizar a experiência. Como forma de suporte, foi realizado um inquérito. Os resultados, possibilitaram afirmar que, nesta geração, as tecnologias são usadas em todas as fases da experiência e são consideradas imprescindíveis à mesma, os canais digitais são os mais utilizados, no entanto, o CJM não varia em função do tipo de viajante (trabalhador/não trabalhador). Os indivíduos referem utilizar as tecnologias na pré-viagem para comparar os preços, escolher alojamento/destino e fazer o roteiro; durante a viagem para o GPS, comunicação e fotografias/vídeos e, no pós-viagem para memórias, partilhar conteúdo e aconselhar outros turistas. É de destacar que, os indivíduos recorrem mais às tecnologias na pré-viagem. Este estudo contribui a nível teórico e da gestão, ao focar-se na geração Z, aprofundando conhecimentos acerca do seu comportamento na experiência turística. Para as empresas, sugere-se que estas ajam sobre os "pain points", agilizando soluções para os mesmos, fazendo face à constante busca de inovação caraterística desta geração. |
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