O Conto para a Infância em Análise: Adopção, Afectos e Educação para os Valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Manuela dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/622
Resumo: A definição e estatuto da Literatura Infanto-Juvenil geram alguma controvérsia, tendo sido durante muito tempo marginalizada em relação à literatura em geral, visto que o seu receptor, a criança, nem sempre teve representação na sociedade como sujeito com interesses e direitos próprios. Com o evoluir dos tempos e da sociedade, assiste-se à constante transformação desta situação, crescendo a preocupação de fazer cada vez mais e melhor literatura destinadas às crianças e jovens. Na verdade, é irrefutável a sua importância na educação, sobretudo no seu género mais divulgado: o conto. Com efeito, é no encontro com este tipo de textos que as crianças, para além de desenvolverem a sua capacidade imaginativa, têm oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer a sua própria experiência de vida. Desta forma, através da evolução da Literatura para a Infância, da concepção da criança como cidadão e, particularmente, pelo estudo concreto dos contos, procurámos evidenciar que a abordagem de questões e problemas universais inerentes ao ser humano - como a adopção e os afectos familiares - se tornam importantes no desenvolvimento da criança, pois são um veículo para que esta apreenda e alicerce valores fundamentais na formação da sua personalidade. Este estudo permitiu-nos sublinhar que actualmente há uma maior preocupação com a escrita para crianças, surgindo obras que facultam o contacto com a realidade que as cerca. Como tal, a adopção é um tema debatido e evidenciado, sobretudo nos contos de autor, destacando-se (em relação aos contos tradicionais) as relações de afectividade e os direitos que gradualmente foram reconhecidos às crianças.
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