O Conto para a Infância em Análise: Adopção, Afectos e Educação para os Valores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/622 |
Resumo: | A definição e estatuto da Literatura Infanto-Juvenil geram alguma controvérsia, tendo sido durante muito tempo marginalizada em relação à literatura em geral, visto que o seu receptor, a criança, nem sempre teve representação na sociedade como sujeito com interesses e direitos próprios. Com o evoluir dos tempos e da sociedade, assiste-se à constante transformação desta situação, crescendo a preocupação de fazer cada vez mais e melhor literatura destinadas às crianças e jovens. Na verdade, é irrefutável a sua importância na educação, sobretudo no seu género mais divulgado: o conto. Com efeito, é no encontro com este tipo de textos que as crianças, para além de desenvolverem a sua capacidade imaginativa, têm oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer a sua própria experiência de vida. Desta forma, através da evolução da Literatura para a Infância, da concepção da criança como cidadão e, particularmente, pelo estudo concreto dos contos, procurámos evidenciar que a abordagem de questões e problemas universais inerentes ao ser humano - como a adopção e os afectos familiares - se tornam importantes no desenvolvimento da criança, pois são um veículo para que esta apreenda e alicerce valores fundamentais na formação da sua personalidade. Este estudo permitiu-nos sublinhar que actualmente há uma maior preocupação com a escrita para crianças, surgindo obras que facultam o contacto com a realidade que as cerca. Como tal, a adopção é um tema debatido e evidenciado, sobretudo nos contos de autor, destacando-se (em relação aos contos tradicionais) as relações de afectividade e os direitos que gradualmente foram reconhecidos às crianças. |
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O Conto para a Infância em Análise: Adopção, Afectos e Educação para os ValoresA definição e estatuto da Literatura Infanto-Juvenil geram alguma controvérsia, tendo sido durante muito tempo marginalizada em relação à literatura em geral, visto que o seu receptor, a criança, nem sempre teve representação na sociedade como sujeito com interesses e direitos próprios. Com o evoluir dos tempos e da sociedade, assiste-se à constante transformação desta situação, crescendo a preocupação de fazer cada vez mais e melhor literatura destinadas às crianças e jovens. Na verdade, é irrefutável a sua importância na educação, sobretudo no seu género mais divulgado: o conto. Com efeito, é no encontro com este tipo de textos que as crianças, para além de desenvolverem a sua capacidade imaginativa, têm oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer a sua própria experiência de vida. Desta forma, através da evolução da Literatura para a Infância, da concepção da criança como cidadão e, particularmente, pelo estudo concreto dos contos, procurámos evidenciar que a abordagem de questões e problemas universais inerentes ao ser humano - como a adopção e os afectos familiares - se tornam importantes no desenvolvimento da criança, pois são um veículo para que esta apreenda e alicerce valores fundamentais na formação da sua personalidade. Este estudo permitiu-nos sublinhar que actualmente há uma maior preocupação com a escrita para crianças, surgindo obras que facultam o contacto com a realidade que as cerca. Como tal, a adopção é um tema debatido e evidenciado, sobretudo nos contos de autor, destacando-se (em relação aos contos tradicionais) as relações de afectividade e os direitos que gradualmente foram reconhecidos às crianças.The definition and the status of Child Literature is controversial, as it has been put aside by literature in general, since its recipient, the child, not always has had a social role as a subject full of interests and rights. With society’s evolution, we can observe a huge concern of making even more and better child literature. In fact, it is undeniable its importance in education, specially the tale. As a matter of fact, when children contact with this kind of literature, besides developing their imagination abilities, they also have the opportunity to enlarge, to transform or to enrich their life experience. So, it is by the evolution of child’s literature, the recognition of the child as a citizen and, mainly, by the tale study, that we try to bring up to light human beings’ universal concerns – such as adoption and family affections – which become relevant in the child’s growth, since they are a way to build his/her personality. The present study shows that nowadays the concern with children’s literature has become greater, because there are books which allow children to contact with their surrounding reality. As a result of that, adoption is a theme that always comes up in author tales, which (compared to traditional tales) always highlight children’s affection relationships and rights.2011-09-30T14:37:38Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/622porAlves, Manuela dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:27Zoai:repositorio.utad.pt:10348/622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:37.999721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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