Innovation strategies in economic crisis context: the case of the cork industry in Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jorge Alexandre
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marques, João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/479
Resumo: AbstractPurpose: This article aims to analyse the innovation strategies adopted by the Portuguese cork industry in the 2009-2016 crisis period.Design / Methodology / Approach: In particular, it was analysed a sample of 32 companies and studied the relationships between their characteristics and the types of innovation introduced using a quantitative methodology through surveys.Findings: The results show that 28% of the sample companies adopted offensive type strategies and 25% traditional type strategies. Regarding the access mode to technology, 34% of the sample companies acquired turnkey technology and 31.3% established partnerships with other entities. With regard to the types of innovation, 75% used process innovations and 43.8% product innovations. It was also found that RD development is associated with the number of new products, and that the number of full-time RD employees is associated with the number of new products and patents registered. Also the number of part-time RD staff is associated with patent registration. It was also shown that the size of the company affects the number of new products and patent registration.Limitations / Survey Implications: The low percentage of responses, given by the surveyed companies, results in a limitation in the application of statistical tests.Originality /value: This article has highlighted the tendency of companies in the cork industry to increase RD activities and to establish partnerships for innovation, in the 2009-2016 period.Keywords: Innovation; innovation strategies; cork industry; Portugal; --  [PT] Título: "Estratégias de inovação no contexto de crise económica: o caso da indústria da cortiça em Portugal" ResumoObjetivo: Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de inovação adotadas pela indústria de cortiça portuguesa no período de crise 2009-2016.Metodologia: Em particular, analisou-se uma amostra de 32 empresas e estudou-se as relações entre suas características e os tipos de inovação introduzidos usando uma metodologia quantitativa através de pesquisas.Resultados: Os resultados mostram que 28% das empresas da amostra adotaram estratégias do tipo ofensivas e 25% do tipo tradicional. Quanto ao modo de acesso à tecnologia, 34% das empresas da amostra adquiriram tecnologia turnkey e 31,3% estabeleceram parcerias com outras entidades. Em relação aos tipos de inovação, 75% utilizaram inovações de processo e 43,8% inovações de produto. Também foi constatado que o desenvolvimento de PD está associado ao número de novos produtos e que o número de funcionários em tempo integral está associado ao número de novos produtos e patentes registradas. Além disso, o número de funcionários em PD em período parcial está associado ao registro de patentes. Também foi demonstrado que o tamanho da empresa afeta o número de novos produtos e o registro de patentes.Limitações: O baixo percentual de respostas, dado pelas empresas pesquisadas, resulta em uma limitação na aplicação de testes estatísticos.Implicações: Com base nas conclusões, o estudo recomenda, entre outros, que a gerência de pequenas e médias empresas (PME) se esforce para realizar um processo robusto de recrutamento e seleção para garantir que eles recrutem talentos valiosos, incomuns, inimitáveis e não substituíveis . No entanto, eles também devem garantir a implementação de estratégias de engajamento dos funcionários, a fim de reter os talentos selecionados na empresa.Originalidade/valor: Este artigo destacou a tendência das empresas do setor de cortiça de aumentar as atividades de PD e estabelecer parcerias para inovação no período 2009-2016.Palavras-chave: Inovação; Estratégias de inovação; Indústria de Cortiça; Portugal. 
id RCAP_63f9801e7d3e44ab75c729b6466945eb
oai_identifier_str oai:ojs.isag.meupt.com:article/479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Innovation strategies in economic crisis context: the case of the cork industry in PortugalAbstractPurpose: This article aims to analyse the innovation strategies adopted by the Portuguese cork industry in the 2009-2016 crisis period.Design / Methodology / Approach: In particular, it was analysed a sample of 32 companies and studied the relationships between their characteristics and the types of innovation introduced using a quantitative methodology through surveys.Findings: The results show that 28% of the sample companies adopted offensive type strategies and 25% traditional type strategies. Regarding the access mode to technology, 34% of the sample companies acquired turnkey technology and 31.3% established partnerships with other entities. With regard to the types of innovation, 75% used process innovations and 43.8% product innovations. It was also found that RD development is associated with the number of new products, and that the number of full-time RD employees is associated with the number of new products and patents registered. Also the number of part-time RD staff is associated with patent registration. It was also shown that the size of the company affects the number of new products and patent registration.Limitations / Survey Implications: The low percentage of responses, given by the surveyed companies, results in a limitation in the application of statistical tests.Originality /value: This article has highlighted the tendency of companies in the cork industry to increase RD activities and to establish partnerships for innovation, in the 2009-2016 period.Keywords: Innovation; innovation strategies; cork industry; Portugal; --  [PT] Título: "Estratégias de inovação no contexto de crise económica: o caso da indústria da cortiça em Portugal" ResumoObjetivo: Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de inovação adotadas pela indústria de cortiça portuguesa no período de crise 2009-2016.Metodologia: Em particular, analisou-se uma amostra de 32 empresas e estudou-se as relações entre suas características e os tipos de inovação introduzidos usando uma metodologia quantitativa através de pesquisas.Resultados: Os resultados mostram que 28% das empresas da amostra adotaram estratégias do tipo ofensivas e 25% do tipo tradicional. Quanto ao modo de acesso à tecnologia, 34% das empresas da amostra adquiriram tecnologia turnkey e 31,3% estabeleceram parcerias com outras entidades. Em relação aos tipos de inovação, 75% utilizaram inovações de processo e 43,8% inovações de produto. Também foi constatado que o desenvolvimento de PD está associado ao número de novos produtos e que o número de funcionários em tempo integral está associado ao número de novos produtos e patentes registradas. Além disso, o número de funcionários em PD em período parcial está associado ao registro de patentes. Também foi demonstrado que o tamanho da empresa afeta o número de novos produtos e o registro de patentes.Limitações: O baixo percentual de respostas, dado pelas empresas pesquisadas, resulta em uma limitação na aplicação de testes estatísticos.Implicações: Com base nas conclusões, o estudo recomenda, entre outros, que a gerência de pequenas e médias empresas (PME) se esforce para realizar um processo robusto de recrutamento e seleção para garantir que eles recrutem talentos valiosos, incomuns, inimitáveis e não substituíveis . No entanto, eles também devem garantir a implementação de estratégias de engajamento dos funcionários, a fim de reter os talentos selecionados na empresa.Originalidade/valor: Este artigo destacou a tendência das empresas do setor de cortiça de aumentar as atividades de PD e estabelecer parcerias para inovação no período 2009-2016.Palavras-chave: Inovação; Estratégias de inovação; Indústria de Cortiça; Portugal. ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/479European Journal of Applied Business and Management; Vol 5, No 4 (2019)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/479https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/479/pdfCopyright (c) 2019 European Journal of Applied Business and Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jorge AlexandreMarques, João Paulo2024-02-20T14:11:24Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:10.688207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Innovation strategies in economic crisis context: the case of the cork industry in Portugal
title Innovation strategies in economic crisis context: the case of the cork industry in Portugal
spellingShingle Innovation strategies in economic crisis context: the case of the cork industry in Portugal
Santos, Jorge Alexandre
title_short Innovation strategies in economic crisis context: the case of the cork industry in Portugal
title_full Innovation strategies in economic crisis context: the case of the cork industry in Portugal
title_fullStr Innovation strategies in economic crisis context: the case of the cork industry in Portugal
title_full_unstemmed Innovation strategies in economic crisis context: the case of the cork industry in Portugal
title_sort Innovation strategies in economic crisis context: the case of the cork industry in Portugal
author Santos, Jorge Alexandre
author_facet Santos, Jorge Alexandre
Marques, João Paulo
author_role author
author2 Marques, João Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jorge Alexandre
Marques, João Paulo
description AbstractPurpose: This article aims to analyse the innovation strategies adopted by the Portuguese cork industry in the 2009-2016 crisis period.Design / Methodology / Approach: In particular, it was analysed a sample of 32 companies and studied the relationships between their characteristics and the types of innovation introduced using a quantitative methodology through surveys.Findings: The results show that 28% of the sample companies adopted offensive type strategies and 25% traditional type strategies. Regarding the access mode to technology, 34% of the sample companies acquired turnkey technology and 31.3% established partnerships with other entities. With regard to the types of innovation, 75% used process innovations and 43.8% product innovations. It was also found that RD development is associated with the number of new products, and that the number of full-time RD employees is associated with the number of new products and patents registered. Also the number of part-time RD staff is associated with patent registration. It was also shown that the size of the company affects the number of new products and patent registration.Limitations / Survey Implications: The low percentage of responses, given by the surveyed companies, results in a limitation in the application of statistical tests.Originality /value: This article has highlighted the tendency of companies in the cork industry to increase RD activities and to establish partnerships for innovation, in the 2009-2016 period.Keywords: Innovation; innovation strategies; cork industry; Portugal; --  [PT] Título: "Estratégias de inovação no contexto de crise económica: o caso da indústria da cortiça em Portugal" ResumoObjetivo: Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de inovação adotadas pela indústria de cortiça portuguesa no período de crise 2009-2016.Metodologia: Em particular, analisou-se uma amostra de 32 empresas e estudou-se as relações entre suas características e os tipos de inovação introduzidos usando uma metodologia quantitativa através de pesquisas.Resultados: Os resultados mostram que 28% das empresas da amostra adotaram estratégias do tipo ofensivas e 25% do tipo tradicional. Quanto ao modo de acesso à tecnologia, 34% das empresas da amostra adquiriram tecnologia turnkey e 31,3% estabeleceram parcerias com outras entidades. Em relação aos tipos de inovação, 75% utilizaram inovações de processo e 43,8% inovações de produto. Também foi constatado que o desenvolvimento de PD está associado ao número de novos produtos e que o número de funcionários em tempo integral está associado ao número de novos produtos e patentes registradas. Além disso, o número de funcionários em PD em período parcial está associado ao registro de patentes. Também foi demonstrado que o tamanho da empresa afeta o número de novos produtos e o registro de patentes.Limitações: O baixo percentual de respostas, dado pelas empresas pesquisadas, resulta em uma limitação na aplicação de testes estatísticos.Implicações: Com base nas conclusões, o estudo recomenda, entre outros, que a gerência de pequenas e médias empresas (PME) se esforce para realizar um processo robusto de recrutamento e seleção para garantir que eles recrutem talentos valiosos, incomuns, inimitáveis e não substituíveis . No entanto, eles também devem garantir a implementação de estratégias de engajamento dos funcionários, a fim de reter os talentos selecionados na empresa.Originalidade/valor: Este artigo destacou a tendência das empresas do setor de cortiça de aumentar as atividades de PD e estabelecer parcerias para inovação no período 2009-2016.Palavras-chave: Inovação; Estratégias de inovação; Indústria de Cortiça; Portugal. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/479
url https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/479
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/479
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/479/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 European Journal of Applied Business and Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 European Journal of Applied Business and Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business and Management; Vol 5, No 4 (2019)
2183-5594
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137441743896576