O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Rodríguez, Sara Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18072
Resumo: A música é uma das expressões artísticas mais praticada em todo o mundo. Em cada país, o ensino especializado desta arte processa-se segundo estruturas organizativas e pedagógicas muito próprias, influenciadas pelos seus contextos históricos, políticos, socioculturais e económicos. O presente estudo investiga o ensino especializado da música em dois países distintos: Portugal e Cuba, e procura, através de uma análise comparativa, identificar as suas semelhanças e diferenças, bem como as vantagens e debilidades de cada um. Focando aspetos relacionados com o tipo de escolas que ministram o ensino artístico especializado em ambos países, os diferentes cursos, os regimes de frequência praticados, os financiamentos, as opções curriculares vigentes, entre outros aspetos relevantes, os resultados preliminares desta análise demonstram que existem semelhanças e diferenças, prós e contras, nos dois contextos em estudo. Assim, pretende-se que os dados apurados propiciem uma reflexão sobre as práticas atuais no âmbito desta área artística e sirvam de base para futuras investigações.
id RCAP_63fd8284395e8bb54f41ec101f1384ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18072
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógicoEnsino especializado da músicaPortugalCubaEscolas vocacionaisEscolas profissionaisSpecialized music schoolingVocational schoolsProfessional schoolsDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA música é uma das expressões artísticas mais praticada em todo o mundo. Em cada país, o ensino especializado desta arte processa-se segundo estruturas organizativas e pedagógicas muito próprias, influenciadas pelos seus contextos históricos, políticos, socioculturais e económicos. O presente estudo investiga o ensino especializado da música em dois países distintos: Portugal e Cuba, e procura, através de uma análise comparativa, identificar as suas semelhanças e diferenças, bem como as vantagens e debilidades de cada um. Focando aspetos relacionados com o tipo de escolas que ministram o ensino artístico especializado em ambos países, os diferentes cursos, os regimes de frequência praticados, os financiamentos, as opções curriculares vigentes, entre outros aspetos relevantes, os resultados preliminares desta análise demonstram que existem semelhanças e diferenças, prós e contras, nos dois contextos em estudo. Assim, pretende-se que os dados apurados propiciem uma reflexão sobre as práticas atuais no âmbito desta área artística e sirvam de base para futuras investigações.Music is one of the most practiced artistic expressions worldwide. In each country, the processes involved in the specialized teaching of this art relate to their very own organizational and pedagogical frameworks, influenced by their historical, political, sociocultural and financial contexts. The present study investigates the specialized music schooling in two different countries: Portugal and Cuba, through a comparative analysis, to find their similarities and differences, strengths and weaknesses. Focusing on aspects related to the schools where music is part of the study plan in both countries, on its different courses, on the frameworks experienced, the necessary finance, and on the existing curriculum options, amongst other relevant considerations, preliminary results of this analysis show that there are similarities and differences, pros and cons in both contexts under study. Therefore, the data collected in this investigation aim to provide reflection on current practices within this area and as a basis for future investigations.Pertzborn, FlorianVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGarcia Rodríguez, Sara Maria2015-07-28T07:47:05Z2015-04-1020142015-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18072TID:201488418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T01:40:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:07.741332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógico
title O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógico
spellingShingle O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógico
Garcia Rodríguez, Sara Maria
Ensino especializado da música
Portugal
Cuba
Escolas vocacionais
Escolas profissionais
Specialized music schooling
Vocational schools
Professional schools
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógico
title_full O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógico
title_fullStr O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógico
title_full_unstemmed O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógico
title_sort O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógico
author Garcia Rodríguez, Sara Maria
author_facet Garcia Rodríguez, Sara Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pertzborn, Florian
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Rodríguez, Sara Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino especializado da música
Portugal
Cuba
Escolas vocacionais
Escolas profissionais
Specialized music schooling
Vocational schools
Professional schools
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Ensino especializado da música
Portugal
Cuba
Escolas vocacionais
Escolas profissionais
Specialized music schooling
Vocational schools
Professional schools
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A música é uma das expressões artísticas mais praticada em todo o mundo. Em cada país, o ensino especializado desta arte processa-se segundo estruturas organizativas e pedagógicas muito próprias, influenciadas pelos seus contextos históricos, políticos, socioculturais e económicos. O presente estudo investiga o ensino especializado da música em dois países distintos: Portugal e Cuba, e procura, através de uma análise comparativa, identificar as suas semelhanças e diferenças, bem como as vantagens e debilidades de cada um. Focando aspetos relacionados com o tipo de escolas que ministram o ensino artístico especializado em ambos países, os diferentes cursos, os regimes de frequência praticados, os financiamentos, as opções curriculares vigentes, entre outros aspetos relevantes, os resultados preliminares desta análise demonstram que existem semelhanças e diferenças, prós e contras, nos dois contextos em estudo. Assim, pretende-se que os dados apurados propiciem uma reflexão sobre as práticas atuais no âmbito desta área artística e sirvam de base para futuras investigações.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-07-28T07:47:05Z
2015-04-10
2015-04-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/18072
TID:201488418
url http://hdl.handle.net/10400.14/18072
identifier_str_mv TID:201488418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131830434136064