Comportamento socioemocional em crianças com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anabela Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7162
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
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spelling Comportamento socioemocional em crianças com dislexiaDislexiaAprendizagemVivências escolaresAutoestimaDesenvolvimento e regulação emocionalDyslexiaLearningSchool experiencesSelf-esteemDevelopment and emotional regulatioDomínio/Área Científica::Ciências SociaisTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.A dislexia assume no quadro das dificuldades de aprendizagem específicas a prevalência mais significativa. Ao longo do seu percurso de vida, as pessoas com dislexia precisam superar muitas barreiras para poder realizar os seus sonhos e alcançar os seus objetivos. A dislexia de desenvolvimento é uma dificuldade específica de aprendizagem da leitura e escrita que condiciona a forma como a criança se perceciona e como se relaciona com os seus pares nos mais diversos contextos desde educacionais até familiares. As crianças com dislexia apresentam especificidades no processo da aprendizagem da leitura e da escrita causadoras de constrangimentos que se traduzem em dificuldades em dar uma resposta adequada às tarefas escolares. Essa situação está, muitas vezes, associada a uma baixa autoestima e a vivências emocionais negativas no contexto escolar associadas ao processo de aprendizagem, mas também às relações interpessoais. A frustração vivenciada pelas crianças que apresentam esta dificuldade, geralmente, centra-se na incapacidade de corresponderem às suas expetativas, às dos seus pais e dos próprios professores. Neste sentido, é importante que a intervenção com estas crianças seja feita o mais precocemente possível. Atualmente, existem respostas educativas adequadas e programas de intervenção que permitem a operacionalização de estratégias educativas capazes de promover aprendizagens mais adequadas em contextos educativos inclusivos. Centramos o presente estudo nos impactos sociais e emocionais nas crianças com dislexia por considerarmos que, sendo unânime por parte dos especialistas a referência à baixa autoestima, à vivência de sentimentos e emoções negativos associados às situações de aprendizagem escolares, não existem pesquisas que aprofundem essas dimensões nos estudos sobre dislexia. De acordo com o exposto, o objetivo geral deste estudo consiste em identificar as emoções e os sentimentos vividos pelas crianças que apresentam o diagnóstico de dislexia face à sua interação com o seu meio social envolvente. As questões que nortearam a nossa investigação foram as seguintes: - Que emoções e sentimentos são experienciados pelas crianças com dislexia? - Qual o impacto dessas vivências na adaptação ao contexto escolar? Face aos objetivos e ao contexto de realização do estudo, numa primeira fase, optámos por construir um desenho investigativo com recurso a uma abordagem metodológica de carácter qualitativo, sendo que as entrevistas têm um carácter exploratório. Numa segunda fase trabalhámos com as crianças a prova «Era uma Vez…» de Teresa Fagulha. Esta prova consiste numa técnica projetiva para crianças que nos permite analisar a forma como as crianças lidam com as suas emoções.Dyslexia on context of specific learning difficulties is the most significant prevalence throughout their lives, people with dyslexia have to overcome many barriers in order to achieve their goals and make their dreams come true. Developmental dyslexia is a specific difficulty in learning to read and write which is a deterrent in the way the child perceives himself or herself and how he or she relates to his or her peers in various contexts, from educational to familial. Children with dyslexia present many difficulties when learning to read and write which cause many troubles in providing an adequate answer to school tasks. This situation is often associated with low self-esteem and negative emotional experiences in the academic context associated not only with the learning process but also with interpersonal relationships. The frustration experienced by children who present this difficulty, generally centers on the inability to meet their expectations, that of their parents and the teachers themselves; therefore, intervention with these children should be done as early as possible. Currently, there are adequate educational responses and intervention programs that allow the implementation of educational strategies capable of promoting more appropriate learning in inclusive educational contexts. We focus on the present study on social and emotional impacts in children with dyslexia because we consider that, being unanimous on the part of specialists the reference to low self-esteem, to the experience of negative feelings and emotions associated with situations of learning, there is no research that deepens these dimensions in dyslexia studies. According to the above, the general objective of this study is to identify the emotions and feelings experienced by children who are diagnosed with dyslexia concerning of their interaction with their surrounding social environment. The questions that guided our investigation were the following: - What emotions and feelings are experienced by children with dyslexia? - What is the impact of these experiences in adapting to the school context? Having in mind the objectives and context of the study, in a first phase, we chose to build an investigative design using a qualitative methodological approach, in which the interviews have an exploratory character. In a second phase, we worked with the children on the «Era uma Vez…» test by Teresa Fagulha. This test consists of a projective technique for children that allows us to analyze how children deal with their emotions.Pereira, Cristina Maria GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, Anabela Costa2020-06-30T08:55:07Z2020-05-292020-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7162TID:202490190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:29Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:44.766772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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