A influência dos estilos educativos parentais nas conceções de democracia de jovens do ensino secundário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sofia Isabela Costelha Tavares Rebelo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/673
Resumo: A democracia, em termos gerais, pode ser considerada como um conjunto de “direitos fundamentais dos indivíduos” (Touraine, 1996, p. 42) que incluí liberdades individuais, direitos humanos, desenvolvimento económico e justiça social (Crick, 2002). É na instituição familiar que se estabelece o primeiro contato a nível social, desenvolvendo padrões, normas e valores (Reis, 1996), tendo assim influência direta na formação de comportamentos sociais dos jovens (Oliveira, 1994; Relvas e Alarcão, 2002; Formiga, 2004), sentido de identidade (Matheus, 2007; Hall, Lindzey e Campbell, 2000) e identidade política (e.g. Camino, 1996; Kohlberg, 1981). Enquadrado por esta problemática é relevante analisar o comportamento dos jovens face a diferentes conceções de democracia (e.g. Braga da Cruz, 1984, 1990; Menezes, 2005, Ferreira, 2006) tendo em atenção os estilos educativos parentais. O presente estudo teve como principal objetivo analisar em que sentido os estilos educativos parentais influenciam na construção e adoção de diferentes conceções de democracia e valores democráticos dos alunos. Assim, foram aplicados 3 instrumentos: a Escala de Suporte a Direitos de Minorias Culturais (Nata e Menezes, 2007) e, Escala de Conceções de Democracia e Inventário de Estilos Educativos Parentais, sendo estes 2 últimos instrumentos criados especialmente para este estudo. O estudo foi realizado a uma amostra de 208 alunos do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, com idades compreendidas entre os 14 e os 22 anos de idade. A análise fatorial obtida, na escala de conceções de democracia originou quatro fatores – dignidade social, discriminação, participação política e liberdade de expressão; já no inventário de estilos educativos parentais obtivemos 2 fatores, correspondendo às dimensões de aceitação e controlo. Sucintamente, os resultados permitiram verificar que, no seu conjunto, as variáveis sociodemográficas parecem não contribuir para a compreensão da adoção de diferentes conceções de democracia o indivíduo ou suporte a direitos das minorias. Apenas as variáveis escolaridade dos alunos e habilitações literárias das figuras parentais mostram ter alguma influência sobre as variáveis dependentes. Democracy, in general terms, can be considered as a set of "fundamental personal rights" (Touraine, 1996, p. 42) that includes individual liberties, human rights, economic development and social justice (Crick, 2002). It is in the family institution that establishes the first contact on a social level, developing standards, norms and values (Reis, 1996), thus having direct influence in shaping social behavior of young people (Oliveira, 1994; Relvas and Alarcão, 2002, Formiga, 2004), sense of identity (Matheus, 2007; Hall, Lindzey and Campbell, 2000) and political identity (eg Camino, 1996; Kohlberg, 1981). Framed this issue is relevant to analyze the behavior of young people facing different conceptions of democracy (eg Braga da Cruz, 1984, 1990; Menezes, 2005, Ferreira, 2006) taking into account the parental educational styles. The present study aimed to examine in what way the educational parenting styles influence the construction and adoption of different conceptions of democracy and democratic values of the students. Thus, we applied three instruments: the Scale of Support Rights of Cultural Minorities (Nata and Menezes, 2007), Scale of conceptions of Democracy and Education Parenting Styles Inventory, and these last two instruments designed specifically for this study. The study was conducted with a sample of 208 students of the Schools Group Rodrigues de Freitas, aged between 14 and 22 years old. Factor analysis obtained in the range of conceptions of democracy originated four factors - social dignity, discrimination, political participation and freedom of expression; The inventory of educational parenting styles obtained two factors, corresponding to the dimensions of acceptance and control. In summary, the results indicated that, on the whole, sociodemographic variables do not appear to contribute to the understanding of the adoption of different conceptions of democracy and support the individual rights of minorities. Only variables education of students and qualifications of parental figures show have some influence on the dependent variables. Additionally, it is important to note the high percentage of variance explained by the variables discrimination (14%) and freedom of expression (17.3%), which indicates a strong association with the styles of these educational parenting. It was found that students who identified parents as having an educational style with greater parental acceptance are students who have less support in the face of positive discrimination of the gipsy minority. As well as students who identified parental figures as having greater acceptance, most found that freedom of expression is an important feature of democracy.
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