Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728 |
Resumo: | Esta comunicação pretende explorar o conceito de grupos de leitores aplicado ao contexto do Ensino Superior. Este trabalho faz parte de uma investigação mais alargada que procura descrever e explicar o funcionamento dos grupos de leitura e o seu impacto na experiência de leitura, na vida académica e no desenvolvimento de competências e literacias múltiplas. O objetivo é fazer o estado da arte dos grupos de leitores no ensino superior ao nível global e nacional, explicando o seu potencial. É realizada a observação de uma experiência local, que revela o impacto deste tipo de iniciativa, dando pistas para a sua concretização a partir da biblioteca académica. O estudo mostra que as práticas analisadas no âmbito dos grupos de leitura contribuem para a aprendizagem e formação global no ensino superior. Conclui-se que reunir vozes em torno de uma leitura de fruição é, na academia, construir um espaço de encontro e diálogo onde se exercita o hábito de pensar e aprender fora do contexto técnico-instrumental, possibilitando a expressão, a cada um, das suas ideias e respeitando e valorizando as ideias dos outros. Deste exercício se constrói um conjunto de competências para serem usadas no contexto académico e ao longo da vida. |
id |
RCAP_6400c4b6ce04e094bd7a405fcf177026 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1728 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superiorGrupos de LeitoresEnsino SuperiorBibliotecas do Ensino SuperiorCompetênciasEsta comunicação pretende explorar o conceito de grupos de leitores aplicado ao contexto do Ensino Superior. Este trabalho faz parte de uma investigação mais alargada que procura descrever e explicar o funcionamento dos grupos de leitura e o seu impacto na experiência de leitura, na vida académica e no desenvolvimento de competências e literacias múltiplas. O objetivo é fazer o estado da arte dos grupos de leitores no ensino superior ao nível global e nacional, explicando o seu potencial. É realizada a observação de uma experiência local, que revela o impacto deste tipo de iniciativa, dando pistas para a sua concretização a partir da biblioteca académica. O estudo mostra que as práticas analisadas no âmbito dos grupos de leitura contribuem para a aprendizagem e formação global no ensino superior. Conclui-se que reunir vozes em torno de uma leitura de fruição é, na academia, construir um espaço de encontro e diálogo onde se exercita o hábito de pensar e aprender fora do contexto técnico-instrumental, possibilitando a expressão, a cada um, das suas ideias e respeitando e valorizando as ideias dos outros. Deste exercício se constrói um conjunto de competências para serem usadas no contexto académico e ao longo da vida.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformaçãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728/pdfDireitos de Autor (c) 2018 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanches, TatianaMatos, Gaspar2023-01-16T13:58:31Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:10.369355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior |
title |
Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior |
spellingShingle |
Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior Sanches, Tatiana Grupos de Leitores Ensino Superior Bibliotecas do Ensino Superior Competências |
title_short |
Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior |
title_full |
Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior |
title_fullStr |
Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior |
title_sort |
Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior |
author |
Sanches, Tatiana |
author_facet |
Sanches, Tatiana Matos, Gaspar |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Gaspar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Tatiana Matos, Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupos de Leitores Ensino Superior Bibliotecas do Ensino Superior Competências |
topic |
Grupos de Leitores Ensino Superior Bibliotecas do Ensino Superior Competências |
description |
Esta comunicação pretende explorar o conceito de grupos de leitores aplicado ao contexto do Ensino Superior. Este trabalho faz parte de uma investigação mais alargada que procura descrever e explicar o funcionamento dos grupos de leitura e o seu impacto na experiência de leitura, na vida académica e no desenvolvimento de competências e literacias múltiplas. O objetivo é fazer o estado da arte dos grupos de leitores no ensino superior ao nível global e nacional, explicando o seu potencial. É realizada a observação de uma experiência local, que revela o impacto deste tipo de iniciativa, dando pistas para a sua concretização a partir da biblioteca académica. O estudo mostra que as práticas analisadas no âmbito dos grupos de leitura contribuem para a aprendizagem e formação global no ensino superior. Conclui-se que reunir vozes em torno de uma leitura de fruição é, na academia, construir um espaço de encontro e diálogo onde se exercita o hábito de pensar e aprender fora do contexto técnico-instrumental, possibilitando a expressão, a cada um, das suas ideias e respeitando e valorizando as ideias dos outros. Deste exercício se constrói um conjunto de competências para serem usadas no contexto académico e ao longo da vida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728 |
url |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1728/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformação reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130855862435840 |