A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84651 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia |
id |
RCAP_64017791ce8ddfa4303e1b0007d2573a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/84651 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojasThe Management of Shopping Centers: Selection of the tenent mixCentros ComerciaisMix de lojasPalácio do GeloRetalhoShopping CentersTenant MixPalácio do GeloRetailRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaNas últimas três décadas assistimos a mudanças nos padrões de consumo das populações, resultantes de profundas alterações socioeconómicas. Com as alterações dos hábitos de compras, existe cada vez mais uma correlação positiva entre as compras e o lazer. O ato de fazer compras tornou-se, para um número significativo de pessoas, uma das atividades quotidianas mais importantes. Foi através desta dinâmica da procura que se foram criando oportunidades para o desenvolvimento de uma oferta bastante diversificada e complementar, considerando a disponibilização de produtos e serviços, sendo o aparecimento dos Centros Comerciais um exemplo dessa dinâmica, representando uma importante transformação no setor do retalho. Assim, num momento em que as preferências dos consumidores vão mudando, é vital para um Centro Comercial conseguir atender às necessidades dos consumidores, e é crucial conseguir compreender as alterações que se têm verificado a nível da procura. Um dos fatores mais importantes para a atratividade de um centro comercial é o mix de lojas que o constituem. Por este motivo, o planeamento do mix de ótimo de lojas de um Centro Comercial será o foco deste relatório.Este relatório está dividido em cinco partes. Na primeira parte, temos uma breve introdução ao relatório de estágio. Na segunda parte, é feita uma breve apresentação do Grupo Visabeira, assim como as tarefas realizadas ao longo do estágio curricular. A terceira parte é composta por uma revisão da literatura relativamente ao tema “A Gestão de Centros Comerciais: escolha do conjunto de lojas”, onde serão abordadas algumas visões e conclusões de diversos autores, assim como serão identificados determinantes importantes para o mix ótimo de lojas de um Centro Comercial. Seguidamente teremos uma breve conclusão do relatório.Over the past three decades, we have seen changes in consumption patterns of the population resulting from profound socio-economic changes. With the changes in shopping habits, there is an increasingly positive correlation between shopping and leisure. The act of shopping became, for a significant number of people, one of the most important daily activities. It was through this dynamic of demand that opportunities were created for the development of an offer that is diverse and complementary, considering the availability of products and services, and the appearance of Shopping Centers is an example of these dynamics, representing an important transformation in the retail sector.As consumer preferences change, it is vital for a shopping center to meet consumer needs, and it is crucial to be able to understand the changes that have occurred in demand. One of the most important factors for the popularity of a shopping center is the variety of stores it consists of. For this reason, the planning of an optimal mix of stores within a Shopping Center will be the focus of this report.This report is divided into five parts. In the first part, we have a brief introduction to the internship report. In the second part, there is a brief presentation of the Grupo Visabeira, as well as the tasks carried out throughout the curricular internship. The third part is composed by a review of the literature on "Shopping Mall Management: a choice of the tenant mix", where some visions and conclusions of several authors will be addressed, as well as determining important determinants for the optimal mix of stores of a Shopping Center. Then we will have a brief conclusion of the work.2018-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84651http://hdl.handle.net/10316/84651TID:202159892porFerreira, Patrícia Alexandra Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T15:13:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:12.807571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojas The Management of Shopping Centers: Selection of the tenent mix |
title |
A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojas |
spellingShingle |
A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojas Ferreira, Patrícia Alexandra Martins Centros Comerciais Mix de lojas Palácio do Gelo Retalho Shopping Centers Tenant Mix Palácio do Gelo Retail |
title_short |
A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojas |
title_full |
A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojas |
title_fullStr |
A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojas |
title_full_unstemmed |
A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojas |
title_sort |
A Gestão de Centros Comerciais: Escolha do conjunto de lojas |
author |
Ferreira, Patrícia Alexandra Martins |
author_facet |
Ferreira, Patrícia Alexandra Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Patrícia Alexandra Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centros Comerciais Mix de lojas Palácio do Gelo Retalho Shopping Centers Tenant Mix Palácio do Gelo Retail |
topic |
Centros Comerciais Mix de lojas Palácio do Gelo Retalho Shopping Centers Tenant Mix Palácio do Gelo Retail |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/84651 http://hdl.handle.net/10316/84651 TID:202159892 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/84651 |
identifier_str_mv |
TID:202159892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133952608305152 |