A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angela Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29049
Resumo: O trabalho apresentando descreve um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto apresentado centrou-se na busca de superação das dificuldades na leitura e escrita de uma criança que frequentava o primeiro ano de escolaridade. Neste sentido, foi proposto implementar um projeto com cariz de investigação-ação, de modo a verificar o antes e o depois do uso do Método das 28 Palavras com a referida aluna. A intervenção sucedeu ao longo de dois períodos (2º e 3º), tendo sido usados um conjunto de recursos baseados no Métodos das 28 Palavras. De modo a verificar o impacto da intervenção, a criança foi avaliada recorrendo à Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP) e foi solicitado à criança a leitura de um texto. A avaliação decorreu em dois momentos, antes e depois da implementação do Método das 28 Palavras. Após a intervenção, foi significativa a evolução da aluna ao nível da leitura, no entanto trata-se de um trabalho que necessita ter continuidade, de modo, a que a criança consiga acompanhar o nível de leitura dos restantes elementos da turma. No decorrer do projeto foi possível observar que a aluna conseguiu colocar-se mais à vontade em sala de aula revelando assim, um aumento de autoestima e motivação perante a sala de aula.
id RCAP_640300a0ef1d46eddf3b06824407f96a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervençãoEnsino da LeituraDiferenciação PedagógicaMétodo das 28 PalavrasO trabalho apresentando descreve um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto apresentado centrou-se na busca de superação das dificuldades na leitura e escrita de uma criança que frequentava o primeiro ano de escolaridade. Neste sentido, foi proposto implementar um projeto com cariz de investigação-ação, de modo a verificar o antes e o depois do uso do Método das 28 Palavras com a referida aluna. A intervenção sucedeu ao longo de dois períodos (2º e 3º), tendo sido usados um conjunto de recursos baseados no Métodos das 28 Palavras. De modo a verificar o impacto da intervenção, a criança foi avaliada recorrendo à Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP) e foi solicitado à criança a leitura de um texto. A avaliação decorreu em dois momentos, antes e depois da implementação do Método das 28 Palavras. Após a intervenção, foi significativa a evolução da aluna ao nível da leitura, no entanto trata-se de um trabalho que necessita ter continuidade, de modo, a que a criança consiga acompanhar o nível de leitura dos restantes elementos da turma. No decorrer do projeto foi possível observar que a aluna conseguiu colocar-se mais à vontade em sala de aula revelando assim, um aumento de autoestima e motivação perante a sala de aula.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumSilva, Angela Sofia dos Santos2019-06-26T11:31:50Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29049202255417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:32.784343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção
title A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção
spellingShingle A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção
Silva, Angela Sofia dos Santos
Ensino da Leitura
Diferenciação Pedagógica
Método das 28 Palavras
title_short A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção
title_full A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção
title_fullStr A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção
title_full_unstemmed A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção
title_sort A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção
author Silva, Angela Sofia dos Santos
author_facet Silva, Angela Sofia dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Angela Sofia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Leitura
Diferenciação Pedagógica
Método das 28 Palavras
topic Ensino da Leitura
Diferenciação Pedagógica
Método das 28 Palavras
description O trabalho apresentando descreve um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto apresentado centrou-se na busca de superação das dificuldades na leitura e escrita de uma criança que frequentava o primeiro ano de escolaridade. Neste sentido, foi proposto implementar um projeto com cariz de investigação-ação, de modo a verificar o antes e o depois do uso do Método das 28 Palavras com a referida aluna. A intervenção sucedeu ao longo de dois períodos (2º e 3º), tendo sido usados um conjunto de recursos baseados no Métodos das 28 Palavras. De modo a verificar o impacto da intervenção, a criança foi avaliada recorrendo à Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP) e foi solicitado à criança a leitura de um texto. A avaliação decorreu em dois momentos, antes e depois da implementação do Método das 28 Palavras. Após a intervenção, foi significativa a evolução da aluna ao nível da leitura, no entanto trata-se de um trabalho que necessita ter continuidade, de modo, a que a criança consiga acompanhar o nível de leitura dos restantes elementos da turma. No decorrer do projeto foi possível observar que a aluna conseguiu colocar-se mais à vontade em sala de aula revelando assim, um aumento de autoestima e motivação perante a sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26T11:31:50Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29049
202255417
url http://hdl.handle.net/10400.26/29049
identifier_str_mv 202255417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130028499271680