A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29049 |
Resumo: | O trabalho apresentando descreve um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto apresentado centrou-se na busca de superação das dificuldades na leitura e escrita de uma criança que frequentava o primeiro ano de escolaridade. Neste sentido, foi proposto implementar um projeto com cariz de investigação-ação, de modo a verificar o antes e o depois do uso do Método das 28 Palavras com a referida aluna. A intervenção sucedeu ao longo de dois períodos (2º e 3º), tendo sido usados um conjunto de recursos baseados no Métodos das 28 Palavras. De modo a verificar o impacto da intervenção, a criança foi avaliada recorrendo à Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP) e foi solicitado à criança a leitura de um texto. A avaliação decorreu em dois momentos, antes e depois da implementação do Método das 28 Palavras. Após a intervenção, foi significativa a evolução da aluna ao nível da leitura, no entanto trata-se de um trabalho que necessita ter continuidade, de modo, a que a criança consiga acompanhar o nível de leitura dos restantes elementos da turma. No decorrer do projeto foi possível observar que a aluna conseguiu colocar-se mais à vontade em sala de aula revelando assim, um aumento de autoestima e motivação perante a sala de aula. |
id |
RCAP_640300a0ef1d46eddf3b06824407f96a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29049 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervençãoEnsino da LeituraDiferenciação PedagógicaMétodo das 28 PalavrasO trabalho apresentando descreve um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto apresentado centrou-se na busca de superação das dificuldades na leitura e escrita de uma criança que frequentava o primeiro ano de escolaridade. Neste sentido, foi proposto implementar um projeto com cariz de investigação-ação, de modo a verificar o antes e o depois do uso do Método das 28 Palavras com a referida aluna. A intervenção sucedeu ao longo de dois períodos (2º e 3º), tendo sido usados um conjunto de recursos baseados no Métodos das 28 Palavras. De modo a verificar o impacto da intervenção, a criança foi avaliada recorrendo à Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP) e foi solicitado à criança a leitura de um texto. A avaliação decorreu em dois momentos, antes e depois da implementação do Método das 28 Palavras. Após a intervenção, foi significativa a evolução da aluna ao nível da leitura, no entanto trata-se de um trabalho que necessita ter continuidade, de modo, a que a criança consiga acompanhar o nível de leitura dos restantes elementos da turma. No decorrer do projeto foi possível observar que a aluna conseguiu colocar-se mais à vontade em sala de aula revelando assim, um aumento de autoestima e motivação perante a sala de aula.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumSilva, Angela Sofia dos Santos2019-06-26T11:31:50Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29049202255417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:32.784343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção |
title |
A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção |
spellingShingle |
A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção Silva, Angela Sofia dos Santos Ensino da Leitura Diferenciação Pedagógica Método das 28 Palavras |
title_short |
A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção |
title_full |
A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção |
title_fullStr |
A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção |
title_full_unstemmed |
A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção |
title_sort |
A implementação do método das 28 palavras: descrição de uma intervenção |
author |
Silva, Angela Sofia dos Santos |
author_facet |
Silva, Angela Sofia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Angela Sofia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Leitura Diferenciação Pedagógica Método das 28 Palavras |
topic |
Ensino da Leitura Diferenciação Pedagógica Método das 28 Palavras |
description |
O trabalho apresentando descreve um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto apresentado centrou-se na busca de superação das dificuldades na leitura e escrita de uma criança que frequentava o primeiro ano de escolaridade. Neste sentido, foi proposto implementar um projeto com cariz de investigação-ação, de modo a verificar o antes e o depois do uso do Método das 28 Palavras com a referida aluna. A intervenção sucedeu ao longo de dois períodos (2º e 3º), tendo sido usados um conjunto de recursos baseados no Métodos das 28 Palavras. De modo a verificar o impacto da intervenção, a criança foi avaliada recorrendo à Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP) e foi solicitado à criança a leitura de um texto. A avaliação decorreu em dois momentos, antes e depois da implementação do Método das 28 Palavras. Após a intervenção, foi significativa a evolução da aluna ao nível da leitura, no entanto trata-se de um trabalho que necessita ter continuidade, de modo, a que a criança consiga acompanhar o nível de leitura dos restantes elementos da turma. No decorrer do projeto foi possível observar que a aluna conseguiu colocar-se mais à vontade em sala de aula revelando assim, um aumento de autoestima e motivação perante a sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-26T11:31:50Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/29049 202255417 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/29049 |
identifier_str_mv |
202255417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130028499271680 |