Perce??o do Funcionamento Familiar, Suporte Social e Autoconceito: estudo com adolescentes e suas fam?lias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Sofia Martinho Moura
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sequeira, Joana (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/956
Resumo: Apesar das mudan?as que as fam?lias t?m experienciado ao longo do tempo, a estabilidade familiar tem uma forte influ?ncia nos processos desenvolvimentais dos adolescentes. Por isso, a presente investiga??o teve como objetivo analisar a perce??o do funcionamento familiar dos adolescentes e das suas fam?lias, bem como o suporte social e o autoconceito dos adolescentes. A amostra deste estudo foi constitu?da por 134 sujeitos, 43 adolescentes com idades compreendidas entre 12 e 18, a frequentar o ensino b?sico, e, 91 familiares (pais, irm?os, av?s e tios), o que perfaz um total de 43 fam?lias. O protocolo de investiga??o foi composto pelo Question?rio de Dados Sociodemogr?ficos para os adolescentes e para as fam?lias, pela Escala de Avalia??o da Flexibilidade e da Coes?o Familiar (FACES-IV), pela Escala de Satisfa??o com o Suporte Social (ESSS) e pela Escala de Autoconceito de Piers-Harris Children?s SelfConcept Scale (PHCSCS-2). Os resultados do estudo indicaram que as fam?lias se percecionam na generalidade como sendo vulner?veis, sobretudo com elevada perce??o de caoticidade. Por?m, considerando que o suporte social e o autoconceito dos jovens s?o claramente sentidos como positivos, podemos pressupor que a perce??o de funcionamento familiar mais disfuncional possa ser sentida sobretudo pelos pais. Em conclus?o, consideramos que este estudo apresentou um diagn?stico v?lido de um conjunto de aspetos relevantes para o ajustamento e desenvolvimento dos jovens adolescentes, podendose equacionar estrat?gias de interven??o com as popula??es estudadas. Escola e fam?lias devem colaborar para que ambos os sistemas constituam recursos e fatores protetores, que promovam o bem-estar e contribuam positivamente para o autoconceito dos adolescentes. / Despite the changes that families have experienced over time, family stability has a strong influence on the developmental processes of adolescents. Therefore, the present research aimed to analyze the perception of the family functioning of adolescents and their families, as well as the social support and self - concept of adolescents. The study sample consisted of 134 subjects, 43 adolescents aged between 12 and 18, attending elementary school, and 91 family members (parents, siblings, grandparents and uncles), making a total of 43 families. The research protocol was composed of the Sociodemographic Data Questionnaire for adolescents and families, the Flexibility and Family Cohesion Assessment Scale (FACES-IV), the Social Support Satisfaction Scale (ESSS) and the Selfconcept of Piers-Harris Children's Self-Concept Scale (PHCSCS-2). The results of the study indicated that families are generally perceived as being vulnerable, especially with high perceived chaoticity. However, considering that the social support and self-concept of the young are clearly perceived as positive, we can assume that the perception of dysfunctional family functioning can be felt above all by the parents. In conclusion, we consider that this study presented a valid diagnosis of a set of relevant aspects for the adjustment and development of young adolescents, and it is possible to equate intervention strategies with the populations studied. School and families should collaborate so that both systems constitute resources and protective factors that promote well-being and contribute positively to the self-concept of adolescents.
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