Funcionamento Familiar e Autoconceito do Adolescente: perceção de pais e filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sónia Cristina Santos das
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sequeira, Joana (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/551
Resumo: Objetivos: analisar: 1) as diferenças de perceção no funcionamento familiar entre pais e filhos; 2) as relações do autoconceito dos adolescentes na perceção do funcionamento familiar; 3) as diferenças na perceção do funcionamento familiar em função do sexo, idade e escolaridade; 4) as diferenças na perceção do autoconceito em função do sexo, idade e escolaridade; e 5) traduzir e validar a FACES IV para a população portuguesa. Participantes: duzentos e dezassete (217) sujeitos pertencentes a 63 famílias, 81 adolescentes com idades compreendidas entre 12 e 17 (M = 14,68; DP = 1,77) a frequentar o ensino básico ou secundário. Todas as famílias tinham filhos adolescentes. Para o processo de validação da FACES IV a amostra é de 387 famílias, perfazendo um total de 1089 sujeitos. Instrumentos: Foram aplicados sete instrumentos de recolha de dados: dois questionários sociodemográficos, um para os pais e outro para os adolescentes, a Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale (FACES IV), a Self-Report Family Inventory – Version II (SFI-II), a Family APGAR, a Revised Dyadic Adjustment Scale (RDAS) e a Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale 2nd Edition (PHCSCS-2). Resultados: A maioria das famílias perceciona-se como equilibrada (M = 1,49; DP = 0,34). Os adolescentes apresentaram uma perceção de autoconceito médio (M = 43,63; DP = 9,30). Existem diferenças estatisticamente significativas no funcionamento familiar em função da idade. Os adolescentes mais novos percecionam uma maior flexibilidade familiar. Na escolaridade, alunos que frequentam o 7.º, 8.º e 9.º ano percecionam maior flexibilidade, comunicação e satisfação familiar em comparação com alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano. Na perceção do funcionamento familiar em função do parentesco, verificou-se que os filhos percecionam a família como mais desmembrada e mais caótica em comparação com os pais. Os pais percecionam a família como sendo mais flexível do que os filhos. No entanto, os filhos encontram-se mais satisfeitos com o funcionamento familiar do que os pais. No autoconceito adolescente, existem diferenças significativas em função do sexo, tendo o sexo masculino obtido resultados superiores nas subescalas da ansiedade e aparência e atributos físicos. Os adolescentes mais novos percecionam-se como tendo estatuto intelectual e escolar e satisfação e felicidade mais elevado em comparação com os mais velhos que se percecionam como sendo mais populares. Os alunos que frequentam o 7.º, 8.º e 9.º ano percecionam-se como mais populares que os alunos que frequentam o 10.º, 11.º e 12.º ano. / Objectives: analyse: 1) differences in perception of family functioning between parents and children; 2) the relation between self-concept in adolescents and their perception of family functioning; 3) differences in perception of family functioning with by gender, age and education; 4) differences in self-concept perception with gender, age and education; and 5) to translate and validate the FACES IV for the Portuguese population. Participants: two hundred and seventeen (217) subjects belonging to 63 families, 81 adolescents with ages between- 12 and 17 (M=14,68; DP= 1,77) attending primary or secondary schools. Every family had an adolescent child. For the FACES IV validation participants were 387 families, in a total of 1089 participants. Instruments: Seven instruments were applied to collect the data: two sociodemographic questionnaires, one for parents and the other one for adolescents, the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale (FACES IV), the Self-Report Family Inventory – Version II (SFI-II), the Family APGAR, the Revised Dyadic Adjustment Scale (RDAS) and Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale 2nd Edition (PHCSCS-2). Results: Most families perceive themselves as balanced (M = 1,49; DP = 0,34). Adolescents presented a medium self-concept (M = 43,63; DP = 9,30). There are statistically significant differences in family functioning according to age. Younger adolescents perceive greater family flexibility. Regarding education, students in the 7th, 8th and 9th grade perceive a greater flexibility, communication and satisfaction within their families, in comparison with adolescents in the 10th, 11th and 12th grade. Regarding the adolescent’s self-concept, there are statistically significant differences in relation to gender. Younger males obtain higher scores in the anxiety, appearance and physical attributes subscales. Younger adolescents perceive themselves as having a higher intellectual and educational statute, satisfaction and happiness in comparison to older adolescents that perceived themselves, on the other hand, as more popular. Students in the 7th, 8th and 9th grade perceive themselves as more popular than students in the 10th, 11th and 12th grade. In reference to family functioning according to kinship, children perceived their families as more disengaged and chaotic in comparison to parents. Parents perceived their family as being more flexible than their children. However, children proved to be more satisfied with family functioning than parents.
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Os alunos que frequentam o 7.º, 8.º e 9.º ano percecionam-se como mais populares que os alunos que frequentam o 10.º, 11.º e 12.º ano. / Objectives: analyse: 1) differences in perception of family functioning between parents and children; 2) the relation between self-concept in adolescents and their perception of family functioning; 3) differences in perception of family functioning with by gender, age and education; 4) differences in self-concept perception with gender, age and education; and 5) to translate and validate the FACES IV for the Portuguese population. Participants: two hundred and seventeen (217) subjects belonging to 63 families, 81 adolescents with ages between- 12 and 17 (M=14,68; DP= 1,77) attending primary or secondary schools. Every family had an adolescent child. For the FACES IV validation participants were 387 families, in a total of 1089 participants. 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