A importância da gestão do capital humano na competitividade das organizações empresariais e a sua mensuração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Diogo Ricardo Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1857
Resumo: As mudanças que ocorreram, ao longo das últimas décadas, na forma como as organizações são geridas levaram à identificação de um novo fator que se tornou uma parte substancial do seu valor: o capital humano. Não obstante a sua importância, o valor que os colaboradores adicionam às organizações nem sempre é fácil de mensurar e de divulgar devido à complexidade que lhe é inerente. Deste modo, e perante o reconhecimento da necessidade de medir um dos ativos mais importantes das organizações de forma a diminuir as assimetrias de informação e a aumentar a relevância da informação das demostrações financeiras, ajustamos e aplicamos o Método do Goodwill Não Adquirido de Hermanson (1964). A aplicação deste método revelou a sua aplicabilidade em qualquer contexto organizacional, independentemente da dimensão da organização e do setor de atividade em que se opera. Os resultados do estudo empírico realizado evidenciam alterações significativas na interpretação da informação financeira e, consequentemente, na melhoria da qualidade dessa informação no apoio à tomada de decisão dos agentes económicos. Para aferir se o valor calculado através do modelo está associado ao desempenho dos colaboradores da organização e se a sua variação pode ser explicada pelas políticas de gestão de recursos humanos existentes na mesma, realizamos uma análise bivariada e multivariada. Esta análise permitiu-nos concluir que variáveis representativas das práticas de gestão de recursos humanos adotadas pela organização como a remuneração, o investimento em proteção social complementar, as habilitações e a antiguidade explicam de modo significativo a variação do Valor Acrescentado Bruto (VAB), e que este indicador está significativamente correlacionado com o valor do capital humano obtido pela aplicação do Método do Goodwill Não Adquirido de Hermanson (1964). Com esta investigação demonstramos que, efetivamente é possível mensurar com razoabilidade e fiabilidade um valor para o capital humano de uma organização e que a gestão do mesmo é essencial para o aumento da sua competitividade e viabilidade futura.
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