Análise biomecânica da reconstrução do ligamento cruzado anterior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Completo, António
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Noronha, José, Oliveira, Carlos, Fernando, Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23519
Resumo: A reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) é aconselhável sobretudo em atletas de alta demanda física. Diversas técnicas são utilizadas na reconstrução, mas a grande questão é: qual o melhor posicionamento para o enxerto. Objetivo: pretendeu-se analisar o efeito biomecânico da posição dos túneis ósseos na repartição de carga e cinemática da articulação os resultados funcionais a médio prazo, após reconstrução do LCA. Método: Foi realizado um estudo biomecânico com recurso a modelos de elementos finitos do joelho original e com reconstrução do LCA (neo-LCA) em quatro combinações de posição dos tuneis ósseos (femoral central-tibial central; femoral anterior-tibial central; femoral postero-superior-tibial anterior; femoral central-tibial anterior) com o mesmo tipo de enxerto. Para cada foi modelo foi comparada a pressão de contacto na cartilagem, a rotação e translação do fémur e meniscos e a deformação nos ligamentos. Resultados: Nenhum modelo de neo-LCA foi capaz de reproduzir, na íntegra, o modelo do joelho original. Quando o túnel femoral era colocado em posição mais posteriorobservaram-se pressões na cartilagem 25% mais baixas e translação dos meniscos superiores entre 12 e 30% relativamente ao modelo intacto. Quando o túnel femoral estava em posição mais anterior existia uma rotação interna do fémur 50% inferior ao modelo intacto. Conclusão: Os resultados evidenciam que uma localização do túnel femoral mais distante da posição central parece ser mais preponderante para um comportamento mais díspar relativamente à articulação intacta, que o afastamento do túnel tibial, este mais neutral
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