O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8542 |
Resumo: | Atualmente, o álbum narrativo é bastante utilizado no quotidiano das crianças. Através das suas caraterísticas específicas, este permite às crianças desenvolverem diversas competências a nível pessoal, cognitivo e linguístico, fornecendo-lhes instrumentos fundamentais para a interpretação e organização de sentidos. Visando explorar a temática do álbum narrativo, o presente trabalho está dividido em duas partes. Primeiramente, apresenta-se uma fundamentação teórica sobre o tema, refletindo-se sobre o conceito de álbum narrativo, as suas principais caraterísticas, a sua importância para o desenvolvimento da criança, bem como as suas potencialidades no âmbito da Língua Portuguesa, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, é descrita a prática de ensino supervisionada realizada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, salientando as atividades realizadas, respetivamente, no âmbito da comunicação e expressão e do português. |
id |
RCAP_6414502aa492976b18f936d1b5215b62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/8542 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua PortuguesaÁlbum para a infânciaIlustraçãoAtualmente, o álbum narrativo é bastante utilizado no quotidiano das crianças. Através das suas caraterísticas específicas, este permite às crianças desenvolverem diversas competências a nível pessoal, cognitivo e linguístico, fornecendo-lhes instrumentos fundamentais para a interpretação e organização de sentidos. Visando explorar a temática do álbum narrativo, o presente trabalho está dividido em duas partes. Primeiramente, apresenta-se uma fundamentação teórica sobre o tema, refletindo-se sobre o conceito de álbum narrativo, as suas principais caraterísticas, a sua importância para o desenvolvimento da criança, bem como as suas potencialidades no âmbito da Língua Portuguesa, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, é descrita a prática de ensino supervisionada realizada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, salientando as atividades realizadas, respetivamente, no âmbito da comunicação e expressão e do português.Picture story books are currently quite used and are part of children's everyday lives. Thanks to their specific characteristics, these books allow children to develop many personal, cognitive and linguistic skills, providing them with essential tools to interpret and organize meanings. This paper aims at exploring the subject of picture story books and is divided in two parts. First, it presents a theoretical framework of the subject, reflecting on the concept of picture story books, their main characteristics and their importance to children’s development, as well as their potential within the Portuguese Language, Preschool Education and Primary School. Second, it describes the supervised teaching practice that was undertaken on Pre-school Education and Primary School, highlighting the activities focused on communication and expression and the Portuguese language, respectively.2018-07-20T15:26:29Z2018-06-06T00:00:00Z2018-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8542TID:202326039porGomes, Nélia Delfina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:42.612428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa |
title |
O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa |
spellingShingle |
O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa Gomes, Nélia Delfina Ferreira Álbum para a infância Ilustração |
title_short |
O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa |
title_full |
O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa |
title_fullStr |
O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa |
title_sort |
O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa |
author |
Gomes, Nélia Delfina Ferreira |
author_facet |
Gomes, Nélia Delfina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Nélia Delfina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álbum para a infância Ilustração |
topic |
Álbum para a infância Ilustração |
description |
Atualmente, o álbum narrativo é bastante utilizado no quotidiano das crianças. Através das suas caraterísticas específicas, este permite às crianças desenvolverem diversas competências a nível pessoal, cognitivo e linguístico, fornecendo-lhes instrumentos fundamentais para a interpretação e organização de sentidos. Visando explorar a temática do álbum narrativo, o presente trabalho está dividido em duas partes. Primeiramente, apresenta-se uma fundamentação teórica sobre o tema, refletindo-se sobre o conceito de álbum narrativo, as suas principais caraterísticas, a sua importância para o desenvolvimento da criança, bem como as suas potencialidades no âmbito da Língua Portuguesa, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, é descrita a prática de ensino supervisionada realizada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, salientando as atividades realizadas, respetivamente, no âmbito da comunicação e expressão e do português. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-20T15:26:29Z 2018-06-06T00:00:00Z 2018-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/8542 TID:202326039 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/8542 |
identifier_str_mv |
TID:202326039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137144244011008 |