O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Nélia Delfina Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8542
Resumo: Atualmente, o álbum narrativo é bastante utilizado no quotidiano das crianças. Através das suas caraterísticas específicas, este permite às crianças desenvolverem diversas competências a nível pessoal, cognitivo e linguístico, fornecendo-lhes instrumentos fundamentais para a interpretação e organização de sentidos. Visando explorar a temática do álbum narrativo, o presente trabalho está dividido em duas partes. Primeiramente, apresenta-se uma fundamentação teórica sobre o tema, refletindo-se sobre o conceito de álbum narrativo, as suas principais caraterísticas, a sua importância para o desenvolvimento da criança, bem como as suas potencialidades no âmbito da Língua Portuguesa, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, é descrita a prática de ensino supervisionada realizada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, salientando as atividades realizadas, respetivamente, no âmbito da comunicação e expressão e do português.
id RCAP_6414502aa492976b18f936d1b5215b62
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8542
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua PortuguesaÁlbum para a infânciaIlustraçãoAtualmente, o álbum narrativo é bastante utilizado no quotidiano das crianças. Através das suas caraterísticas específicas, este permite às crianças desenvolverem diversas competências a nível pessoal, cognitivo e linguístico, fornecendo-lhes instrumentos fundamentais para a interpretação e organização de sentidos. Visando explorar a temática do álbum narrativo, o presente trabalho está dividido em duas partes. Primeiramente, apresenta-se uma fundamentação teórica sobre o tema, refletindo-se sobre o conceito de álbum narrativo, as suas principais caraterísticas, a sua importância para o desenvolvimento da criança, bem como as suas potencialidades no âmbito da Língua Portuguesa, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, é descrita a prática de ensino supervisionada realizada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, salientando as atividades realizadas, respetivamente, no âmbito da comunicação e expressão e do português.Picture story books are currently quite used and are part of children's everyday lives. Thanks to their specific characteristics, these books allow children to develop many personal, cognitive and linguistic skills, providing them with essential tools to interpret and organize meanings. This paper aims at exploring the subject of picture story books and is divided in two parts. First, it presents a theoretical framework of the subject, reflecting on the concept of picture story books, their main characteristics and their importance to children’s development, as well as their potential within the Portuguese Language, Preschool Education and Primary School. Second, it describes the supervised teaching practice that was undertaken on Pre-school Education and Primary School, highlighting the activities focused on communication and expression and the Portuguese language, respectively.2018-07-20T15:26:29Z2018-06-06T00:00:00Z2018-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8542TID:202326039porGomes, Nélia Delfina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:42.612428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa
title O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa
spellingShingle O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa
Gomes, Nélia Delfina Ferreira
Álbum para a infância
Ilustração
title_short O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa
title_full O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa
title_fullStr O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa
title_full_unstemmed O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa
title_sort O papel do álbum narrativo no processo de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa
author Gomes, Nélia Delfina Ferreira
author_facet Gomes, Nélia Delfina Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Nélia Delfina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Álbum para a infância
Ilustração
topic Álbum para a infância
Ilustração
description Atualmente, o álbum narrativo é bastante utilizado no quotidiano das crianças. Através das suas caraterísticas específicas, este permite às crianças desenvolverem diversas competências a nível pessoal, cognitivo e linguístico, fornecendo-lhes instrumentos fundamentais para a interpretação e organização de sentidos. Visando explorar a temática do álbum narrativo, o presente trabalho está dividido em duas partes. Primeiramente, apresenta-se uma fundamentação teórica sobre o tema, refletindo-se sobre o conceito de álbum narrativo, as suas principais caraterísticas, a sua importância para o desenvolvimento da criança, bem como as suas potencialidades no âmbito da Língua Portuguesa, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, é descrita a prática de ensino supervisionada realizada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, salientando as atividades realizadas, respetivamente, no âmbito da comunicação e expressão e do português.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20T15:26:29Z
2018-06-06T00:00:00Z
2018-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8542
TID:202326039
url http://hdl.handle.net/10348/8542
identifier_str_mv TID:202326039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137144244011008