O Mito de Helena de Tróia na Ópera 'King Priam' de Michael Tippett
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32998 |
Resumo: | Este artigo consiste numa reflexão acerca da representação do mito de Helena na ópera King Priam de Michael Kemp Tippett, mediante uma abordagem hermenêutica. Defende-se que a beleza de Helena simboliza o sagrado. Para contextualizar, apresentam-se as linhas gerais do pensamento do compositor, comenta-se a cosmovisão da ópera e definem-se os conceitos-chave para o tema em análise. Mostra-se que Helena é totalmente identificada com o ‘dionisíaco’ e define-se o sentido metafórico desta noção. Esclarecem-se as dimensões desta utilização e explicita--se a sua relação com o conhecimento sensorial. Explica-se que este conhecimento é poder e que conduz a uma forma de poder, que, aliado ao sentido último da beleza que distingue Helena, a inscreve no domínio da sensibilidade, mas também lhe descobre uma dimensão trágica. Considera-se que estes elementos constituem uma ética amoral e que neles se gera uma verdade que é experiência do sagrado. Comentam-se alguns aspectos musicais que confirmam esta compreensão. A sustentação teórica procede das proposições de Clarke (2001) e de Serra (1986) acerca do Dionisíaco, e a teoria ontológica do sagrado de Eliade (1978) está na base da tese defendida. |
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O Mito de Helena de Tróia na Ópera 'King Priam' de Michael TippettLe Mythe d'Hélène de Troie dans l'Opéra 'King Priam' de Michael TippettThe Myth of Helen of Troy in the Opera 'King Priam' by Michael TippettTippett, Michael, 1905-1998. King PriamHelena (Mitologia grega)DionisíacoSagradoBeloEste artigo consiste numa reflexão acerca da representação do mito de Helena na ópera King Priam de Michael Kemp Tippett, mediante uma abordagem hermenêutica. Defende-se que a beleza de Helena simboliza o sagrado. Para contextualizar, apresentam-se as linhas gerais do pensamento do compositor, comenta-se a cosmovisão da ópera e definem-se os conceitos-chave para o tema em análise. Mostra-se que Helena é totalmente identificada com o ‘dionisíaco’ e define-se o sentido metafórico desta noção. Esclarecem-se as dimensões desta utilização e explicita--se a sua relação com o conhecimento sensorial. Explica-se que este conhecimento é poder e que conduz a uma forma de poder, que, aliado ao sentido último da beleza que distingue Helena, a inscreve no domínio da sensibilidade, mas também lhe descobre uma dimensão trágica. Considera-se que estes elementos constituem uma ética amoral e que neles se gera uma verdade que é experiência do sagrado. Comentam-se alguns aspectos musicais que confirmam esta compreensão. A sustentação teórica procede das proposições de Clarke (2001) e de Serra (1986) acerca do Dionisíaco, e a teoria ontológica do sagrado de Eliade (1978) está na base da tese defendida.In this article, I present a reflection on the representation of the Myth of Helen of Troy in Michael Tippett’s King Priam from a hermeneutic point of view. I briefly present the author’s thought and this opera’s cosmovision and I provide a concise account of some key concepts for this study. In this discussion I show that Helen is totally identified with the ‘Dionysiac’ that is used here as a metaphor. A definition of its dimensions aims to show and explain the elements that distinguish Helen’s beauty from Andromache’s and Hecuba’s. Examination of discourse and music adds to this, disclosing a kind of knowledge that is sensitive and tragic. I further argue that this knowledge is power and leads to power. A particular focus on those concepts – the sensitive knowledge and the Dyonisiac – displays an amoral ethics. Clarke (2001) and Serra’s (1986) propositions provided theoretical support to discuss the Dyonisiac and Eliade’s (1978) ontological approach of the sacred as a starting point for supporting the thesis that Helen’s beauty is a symbol of the sacred.estrema: Revista Interdisiplinar de HumanidadesRepositório da Universidade de LisboaFigueira, Ana2018-04-26T10:36:35Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32998porFigueira, Ana Rita. 2015. "O Mito de Helena de Tróia na Ópera King Priam de Michael Tippett". estrema: Revista Interdisciplinar de Humanidades 6, 127-171.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:14:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:54.827048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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