O que leva o adepto ao estádio de futebol? Fatores influenciadores de tomada da decisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/17014 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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O que leva o adepto ao estádio de futebol? Fatores influenciadores de tomada da decisãoMarketing desportivoDesportoFutebolAdeptos de futebolSocializaçãoGeração ZEvento desportivoEstádio de futebolFatores influenciadoresSports marketingSportsFootballSoccerFootball fansSoccer fansGen ZSports eventFootball stadiumInfluencing factorsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O mercado desportivo global tem vindo a crescer significativamente nas últimas décadas, onde o futebol se destaca como uma das modalidades que atrai mais adeptos por todo o mundo. Dentro desta indústria, estes assumem um papel preponderante para os clubes, que os pretendem satisfazer e fidelizar ao máximo. Além disso, a sua presença nos estádios é ambicionada pelos gestores desportivos, pelos benefícios que isso traz para a marca, mas também pelas questões financeiras associadas, como é o caso dos patrocínios e publicidades que os estádios cheios possibilitam. Para tal, assume-se fundamental conhecer os fatores que têm influência para os adeptos de futebol se deslocarem aos estádios. Diferentes gerações partilham entre si particularidades específicas, o que se repercute também nos seus perfis como consumidores. Neste sentido, a Geração Z, a primeira a nascer totalmente na era digital, que ocupará uma larga fatia do mercado, possui também as suas individualidades, pelo que se torna relevante perceber, no consumo de desporto, se se verificam diferenças de opinião quanto às restantes. Esta dissertação teve como principal objetivo identificar os principais fatores que influenciam os adeptos de futebol a deslocarem-se ao estádio para assistir a um jogo. Além disso, pretende-se ainda compreender se há diferenças de opinião quanto aos indivíduos da geração Z. Foi desenvolvido um questionário online, onde se contabilizaram 353 respostas, das quais 303 compuseram a amostra final para o estudo. Os dados obtidos permitiram confirmar cinco das dez hipóteses formuladas. Assim, foi possível concluir que a envolvente externa, a distribuição, o processo e o preço do serviço, bem como aspetos pessoais e sociais relacionados, são fatores que influenciam os adeptos a ir ao estádio.ABSTRACT: The global sports market has grown significantly in recent decades, with football standing out as one of the sports that attracts the most fans worldwide. Within this industry, they play a key role for clubs, which want to satisfy and retain them as much as possible. In addition, their presence in stadiums is desired by sports managers because of the benefits it brings to the brand, but also because of the associated financial issues, such as the sponsorship and publicity that full stadiums can provide. It is therefore essential to know the factors that influence football fans to attend stadiums. Different generations share specific characteristics, which is also reflected in their profiles as consumers. Generation Z, the first to be born completely in the digital age, which will occupy a large slice of the market, also has its own individualities, which is why it is also important to understand whether there are any differences of opinion when it comes to sports consumption. The main aim of this dissertation was to identify the main factors that influence football fans to go to the stadium to watch a match. It also seeks to understand whether there are differences of opinion regarding generation Z individuals. An online survey was developed and there were 353 responses, 303 of which made up the final sample for the study. The data obtained made it possible to confirm five of the ten hypotheses made. It was thus possible to conclude that the external context, distribution, process and price of the service, as well as personal and social aspects, are factors that influence fans to go to the stadium.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRosário, João Carlos Vinagre Ferreira doRCIPLDias, Inês Maria Fernandes Oliveira2024-01-26T08:33:39Z2023-12-142023-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17014TID:203471580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:15.344616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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