Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Miguel Ângelo Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7664
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_48e13cb6519446e9265d695907d35b61
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e BenficaComunidades onlineComportamento do consumidorE-adeptoMarketing desportivoFutebolOnline CommunitiesConsumer BehaviourE-supporterSports MarketingFootballMestrado em MarketingA indústria do futebol profissional tem registado um grande crescimento nas receitas e no número de adeptos sendo atualmente uma grande indústria. A relação dos adeptos com o clube é cada vez mais próxima, com a colaboração das redes sociais e da Web 2.0. Esse facto tem-se refletido no maior número de websites não-oficiais criados pelos adeptos e no maior número de adeptos participantes em comunidades online dedicadas ao seu "clube de coração". Esta investigação procura descrever o e-adepto do SL Benfica. O estudo permitirá perceber de que forma os adeptos do SL Benfica sentem a sua relação com o clube e de que forma esse sentimento é espelhado na participação nas comunidades online dedicadas ao clube. É ainda feita uma comparação entre dois grupos de adeptos, distinguidos com base no seu comportamento de participação nas comunidades online. Os resultados do estudo confirmam que apesar de a grande maioria dos adeptos sentir uma identificação forte com o clube, são muito menos os que manifestam o desejo de participar nas comunidades online. A grande maioria dos adeptos não exibe comportamentos tribalistas no contexto online. No entanto, concluiu-se que associado a um comportamento mais ativo de participação nas comunidades online do clube, está uma maior proximidade da relação com o clube. A distância geográfica ao clube também foi identificada como um fator associado à maior participação nas comunidades online.The professional football industry has experienced a period of strong growth in revenue and number of supporters and is currently considered as a big industry. The relationship between the football club and its supporters is increasingly closer, namely with the help from the social media and Web 2.0. This can be seen in the growing number of non-official websites that have been created by supporters and in the increasing number of supporters who participate in online communities dedicated to their favorite club. This research proposes to describe the e-supporter of SL Benfica. This thesis aims to understand the manner in which the SL Benfica supporters feel in relation to their club, as well as the way in which this feeling is mirrored in their involvement in the online communities dedicated to this club. Furthermore, two groups of supporters are compared and distinguished based on their behavior concerning their participation in the online communities. The results of this study have confirmed that although the majority of supporters feels that they strongly identify with the club, there are not many of those who express the desire to be involved in the online communities. The majority of the supporters do not exhibit tribalist behavior in the online environment. However, this investigation has concluded that a closer relationship with the club is associated with a stronger involvement in the online communities of the club. The club geographical distance was also considered to have an influence in a greater participation in the online communities."Instituto Superior de Economia e GestãoBrochado, Fernando OliveiraRepositório da Universidade de LisboaSilveira, Miguel Ângelo Ferreira2014-12-29T13:22:41Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7664porSilveira, Miguel Ângelo Ferreira (2014). "Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:48.012874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica
title Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica
spellingShingle Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica
Silveira, Miguel Ângelo Ferreira
Comunidades online
Comportamento do consumidor
E-adepto
Marketing desportivo
Futebol
Online Communities
Consumer Behaviour
E-supporter
Sports Marketing
Football
title_short Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica
title_full Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica
title_fullStr Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica
title_full_unstemmed Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica
title_sort Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica
author Silveira, Miguel Ângelo Ferreira
author_facet Silveira, Miguel Ângelo Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brochado, Fernando Oliveira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Miguel Ângelo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades online
Comportamento do consumidor
E-adepto
Marketing desportivo
Futebol
Online Communities
Consumer Behaviour
E-supporter
Sports Marketing
Football
topic Comunidades online
Comportamento do consumidor
E-adepto
Marketing desportivo
Futebol
Online Communities
Consumer Behaviour
E-supporter
Sports Marketing
Football
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29T13:22:41Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7664
url http://hdl.handle.net/10400.5/7664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silveira, Miguel Ângelo Ferreira (2014). "Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131024903372800