CIA-UBI Learning Factory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, António Pedro Nascimento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11591
Resumo: O crescimento da tecnologia na indústria, para ajudar na produtividade e qualidade de uma empresa tem aumentado ano após ano, por outro lado, tem-se vindo a verificar a escassez de mão-de-obra qualificada para lidar com esta tecnologia emergente. Com vista a tentar resolver este problema, na raiz, ou seja, nas universidades, com esta dissertação pretende-se colmatar a falta de um ensino mais prático conjugado com o ensino atual, isto é, teórico, para que os alunos consigam integrar o mundo do trabalho já com alguma experiência e conhecimentos práticos mais próximos da realidade industrial. A solução encontrada será a construção de uma Learning Factory na Universidade da Beira Interior. A implementação desta Learning Factory pretende que os alunos dos três ciclos de estudo de Engenharia e Gestão Industrial, adquiram conhecimentos práticos e consolidem a teoria que é lecionada em contexto de sala de aula, sobre as ferramentas Lean e as tecnologias da Indústria 4.0. Desta forma, a aquisição e posterior gestão de novos conhecimentos e competências, proporcionará aos alunos, uma vivência num ambiente de aprendizagem mais eficiente e próximo da realidade do mundo do trabalho atual e futuro. Numa segunda fase de implementação, tenciona-se aumentar as valências da Learning Factory, através da criação de um centro de estudo de casos reais, estabelecendo-se parcerias com empresas, para posterior aplicação em ambiente real. Deste modo, pretende-se garantir uma simbiose entre os alunos e as respetivas empresas, possibilitando a partilha de conhecimento a vários níveis, o desenvolvimento de soft skills e o aumento da mão-de-obra qualificada, que nos dias de hoje tem vindo a diminuir. Foi utilizada como metodologia, o método científico através de uma abordagem indutiva adotando o princípio construtivista. Através desta dissertação é possível implementar a Learning Factory, uma vez que esta foi caracterizada e detalhado ao pormenor cada secção a implementar e servir de documento guia na sua implementação.
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spelling CIA-UBI Learning FactoryProposta para a Implementação de um Centro de Conhecimento, Aprendizagem e Investigação em EngenhariaEnsino da EngenhariaEnsino Superior UniversitárioIndústria 4.0LeanLearning FactoryDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Gestão IndustrialO crescimento da tecnologia na indústria, para ajudar na produtividade e qualidade de uma empresa tem aumentado ano após ano, por outro lado, tem-se vindo a verificar a escassez de mão-de-obra qualificada para lidar com esta tecnologia emergente. Com vista a tentar resolver este problema, na raiz, ou seja, nas universidades, com esta dissertação pretende-se colmatar a falta de um ensino mais prático conjugado com o ensino atual, isto é, teórico, para que os alunos consigam integrar o mundo do trabalho já com alguma experiência e conhecimentos práticos mais próximos da realidade industrial. A solução encontrada será a construção de uma Learning Factory na Universidade da Beira Interior. A implementação desta Learning Factory pretende que os alunos dos três ciclos de estudo de Engenharia e Gestão Industrial, adquiram conhecimentos práticos e consolidem a teoria que é lecionada em contexto de sala de aula, sobre as ferramentas Lean e as tecnologias da Indústria 4.0. Desta forma, a aquisição e posterior gestão de novos conhecimentos e competências, proporcionará aos alunos, uma vivência num ambiente de aprendizagem mais eficiente e próximo da realidade do mundo do trabalho atual e futuro. Numa segunda fase de implementação, tenciona-se aumentar as valências da Learning Factory, através da criação de um centro de estudo de casos reais, estabelecendo-se parcerias com empresas, para posterior aplicação em ambiente real. Deste modo, pretende-se garantir uma simbiose entre os alunos e as respetivas empresas, possibilitando a partilha de conhecimento a vários níveis, o desenvolvimento de soft skills e o aumento da mão-de-obra qualificada, que nos dias de hoje tem vindo a diminuir. Foi utilizada como metodologia, o método científico através de uma abordagem indutiva adotando o princípio construtivista. Através desta dissertação é possível implementar a Learning Factory, uma vez que esta foi caracterizada e detalhado ao pormenor cada secção a implementar e servir de documento guia na sua implementação.The growth of technology in industry, to help the productivity and quality of a company has been increasing year after year, on the other hand, it has been verified the shortage of qualified labour to deal with this emerging technology. In order to try to solve this problem, at the root, that is, in the universities, with this dissertation we intend to fill the lack of a more practical teaching combined with the current teaching, that is, theoretical, so that the students can integrate the world of work already with some experience and practical knowledge closer to the industrial reality. The solution found will be the construction of a Learning Factory at the University of Beira Interior. The implementation of this Learning Factory intends that the students of the three study cycles of Industrial Engineering and Management, acquire practical knowledge and consolidate the theory that is taught in classroom context, about Lean tools and Industry 4.0 technologies. In this way, the acquisition and subsequent management of new knowledge and competences will provide students with an experience in a more efficient learning environment, close to the reality of the current and future working world. In a second implementation phase, it is intended to increase the Learning Factory's valences, through the creation of a real case study centre, establishing partnerships with companies for later application in a real environment. In this way, we intend to guarantee a symbiosis between students and their respective companies, enabling the sharing of knowledge at various levels, the development of soft skills and the increase of qualified labour, which nowadays has been decreasing. The scientific method was used as methodology, through an inductive approach adopting the constructivist principle. Through this dissertation it is possible to implement the Learning Factory, since it was characterized and detailed each section to be implemented and serve as a guide document in its implementation.Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandauBibliorumMorais, António Pedro Nascimento2022-01-10T16:42:34Z2021-07-202021-06-092021-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11591TID:202838609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:20.536424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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