Docência: um jogo de conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Luísa Elias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10447
Resumo: O presente relatório de estágio para obtenção do grau de mestre foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Este documento pretende descrever de forma reflexiva as experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino do 1.º CEB, com uma turma de 2.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, com uma turma do 5.º e outra do 6.º ano de escolaridade. A Prática Educativa Supervisionada (PES) foi desenvolvida à luz da metodologia de investigação-ação, uma vez que a mesma promoveu uma melhoria das práticas, adotando uma atitude reflexiva e crítica sobre a ação educativa. Este percurso desenvolveu-se através de um processo cíclico que integrou observação, planificação, ação e reflexão, para o qual foi fundamental uma atitude indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo. Inicialmente, enquadra-se legal e teoricamente a profissionalização docente, a sua prática pedagógica e a supervisão e cooperação na formação de professores. Pretende-se, assim, explorar os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática educativa supervisionada. A reflexão assume-se, tanto no presente relatório de estágio como ao longo da prática educativa supervisionada, como uma componente fundamental pois é através desta que o professor avalia e melhora as suas práticas. O Relatório de Estágio ainda revela a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo, através da exploração de um projeto investigativo no âmbito da Matemática.
id RCAP_6444c6f5cb95bc8495a85c9f3bfefffb
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Docência: um jogo de conhecimentosPrática educativaReflexãoInvestigaçãoDesenvolvimentoEducational practiceReflectionInvestigationDevelopmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio para obtenção do grau de mestre foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Este documento pretende descrever de forma reflexiva as experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino do 1.º CEB, com uma turma de 2.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, com uma turma do 5.º e outra do 6.º ano de escolaridade. A Prática Educativa Supervisionada (PES) foi desenvolvida à luz da metodologia de investigação-ação, uma vez que a mesma promoveu uma melhoria das práticas, adotando uma atitude reflexiva e crítica sobre a ação educativa. Este percurso desenvolveu-se através de um processo cíclico que integrou observação, planificação, ação e reflexão, para o qual foi fundamental uma atitude indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo. Inicialmente, enquadra-se legal e teoricamente a profissionalização docente, a sua prática pedagógica e a supervisão e cooperação na formação de professores. Pretende-se, assim, explorar os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática educativa supervisionada. A reflexão assume-se, tanto no presente relatório de estágio como ao longo da prática educativa supervisionada, como uma componente fundamental pois é através desta que o professor avalia e melhora as suas práticas. O Relatório de Estágio ainda revela a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo, através da exploração de um projeto investigativo no âmbito da Matemática.This training report to obtain a master’s degree was written as part of the curricular unit (UC) Integração Curricular: Prática Educativa Superviosionada e Relatório de Estágio, included in the curriculum of the Master Course in Ensino dos 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico of the Escola Superior de Educação (ESSE) of Instituto Politécnico do Porto (IPP). This document aims to describe on a reflective way the pedagogical experiences developed in teaching of primary school, with a second class, and in highschool, with a fifth and a sixth class. The Prática Educativa Supervisionada (PES) was developed on a research-action metodology, once it promoted a better practice by adopting a reflective and critic posture on a educational act. This journey was developed by a ciclic process that integrated observationa, planning, action and reflection. Initially, it is explained, legally and theoretically, the teacher professionalization, their pedagogical practice and the supervision and cooperation on teachers’s formation. It is intended therefore, to explore the legal and theoretical assumptions that supported the Supervised Teaching Practice, The reflection is, on this training report as well as along the supervision educational practice, as a fundamental componente because it’s through it that the teacher avaliates and improves his practices. The Internship Report also reveals the investigative dimension developed throughout the school year, by exploiting a research project involving the study of Mathematic.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoLima, Cláudia MaiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Ana Luísa Elias2017-11-17T12:37:00Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10447TID:201761343porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:51.197768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Docência: um jogo de conhecimentos
title Docência: um jogo de conhecimentos
spellingShingle Docência: um jogo de conhecimentos
Alves, Ana Luísa Elias
Prática educativa
Reflexão
Investigação
Desenvolvimento
Educational practice
Reflection
Investigation
Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Docência: um jogo de conhecimentos
title_full Docência: um jogo de conhecimentos
title_fullStr Docência: um jogo de conhecimentos
title_full_unstemmed Docência: um jogo de conhecimentos
title_sort Docência: um jogo de conhecimentos
author Alves, Ana Luísa Elias
author_facet Alves, Ana Luísa Elias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Cláudia Maia
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Luísa Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Reflexão
Investigação
Desenvolvimento
Educational practice
Reflection
Investigation
Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa
Reflexão
Investigação
Desenvolvimento
Educational practice
Reflection
Investigation
Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio para obtenção do grau de mestre foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Este documento pretende descrever de forma reflexiva as experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino do 1.º CEB, com uma turma de 2.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, com uma turma do 5.º e outra do 6.º ano de escolaridade. A Prática Educativa Supervisionada (PES) foi desenvolvida à luz da metodologia de investigação-ação, uma vez que a mesma promoveu uma melhoria das práticas, adotando uma atitude reflexiva e crítica sobre a ação educativa. Este percurso desenvolveu-se através de um processo cíclico que integrou observação, planificação, ação e reflexão, para o qual foi fundamental uma atitude indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo. Inicialmente, enquadra-se legal e teoricamente a profissionalização docente, a sua prática pedagógica e a supervisão e cooperação na formação de professores. Pretende-se, assim, explorar os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática educativa supervisionada. A reflexão assume-se, tanto no presente relatório de estágio como ao longo da prática educativa supervisionada, como uma componente fundamental pois é através desta que o professor avalia e melhora as suas práticas. O Relatório de Estágio ainda revela a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo, através da exploração de um projeto investigativo no âmbito da Matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-11-17T12:37:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10447
TID:201761343
url http://hdl.handle.net/10400.22/10447
identifier_str_mv TID:201761343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131404171214848