O som da motivação: querer saber, querer fazer, querer estar e querer ser

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marta Maria Girão de Pinho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11732
Resumo: Ser professor é mostrar o mundo e fazer crer num mundo melhor. É aguçar a vontade de aprender e criar sorrisos ao Som da motivação, fazendo parte da construção de uma sociedade participativa, integrada e interessada. O presente documento descreve o caminho percorrido na Prática de Ensino Supervisionada, sobre o qual se reflete, alicerçando-o em componentes teóricas e legais. Assim, este relatório de estágio representa também um percurso que muito contribuiu para a construção da identidade docente, refletindo um crescimento evolutivo construído em espírito de cooperação. O enquadramento académico e profissional introduz um quadro teórico e legal, apresentando os princípios generalistas, relacionados com a ação docente e os pressupostos transversais às várias áreas do saber, e descreve os contextos onde decorreram as intervenções educativas da prática de ensino. Neste documento são realçados alguns momentos da prática educativa, preparados com o objetivo de proporcionar aprendizagens significativas, e reflete-se sobre os mesmos, fundamentando as opções tomadas. A dimensão investigativa em educação ocupa um papel preponderante nas práticas de reflexão-ação, pelo que se apresenta o projeto de investigação, onde foram adotados os princípios teóricos de um estudo de caso, sobre a influência que a introdução de momentos musicais, nas aulas de Matemática, pode ter na motivação dos estudantes. A formação e construção da identidade docente terá continuidade, depois deste momento de formação, e será pautada pelo envolvimento, entrega e compromisso, característicos do que implica ser professor.
id RCAP_5886e7dd27fc9d26fc8719987c3a274f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11732
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O som da motivação: querer saber, querer fazer, querer estar e querer serPrática educativaReflexãoInvestigaçãoMúsicaMotivaçãoEducational practiceReflectionInvestigationMusicMotivationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoSer professor é mostrar o mundo e fazer crer num mundo melhor. É aguçar a vontade de aprender e criar sorrisos ao Som da motivação, fazendo parte da construção de uma sociedade participativa, integrada e interessada. O presente documento descreve o caminho percorrido na Prática de Ensino Supervisionada, sobre o qual se reflete, alicerçando-o em componentes teóricas e legais. Assim, este relatório de estágio representa também um percurso que muito contribuiu para a construção da identidade docente, refletindo um crescimento evolutivo construído em espírito de cooperação. O enquadramento académico e profissional introduz um quadro teórico e legal, apresentando os princípios generalistas, relacionados com a ação docente e os pressupostos transversais às várias áreas do saber, e descreve os contextos onde decorreram as intervenções educativas da prática de ensino. Neste documento são realçados alguns momentos da prática educativa, preparados com o objetivo de proporcionar aprendizagens significativas, e reflete-se sobre os mesmos, fundamentando as opções tomadas. A dimensão investigativa em educação ocupa um papel preponderante nas práticas de reflexão-ação, pelo que se apresenta o projeto de investigação, onde foram adotados os princípios teóricos de um estudo de caso, sobre a influência que a introdução de momentos musicais, nas aulas de Matemática, pode ter na motivação dos estudantes. A formação e construção da identidade docente terá continuidade, depois deste momento de formação, e será pautada pelo envolvimento, entrega e compromisso, característicos do que implica ser professor.Being a teacher is showing the world and believing in a better one. It is to sharpen the will to learn and to create smiles to the sound of motivation, all being part of the construction of a participatory, integrated and interested society. The present document describes the travelled path in the Supervised Teaching Practice, upon which reflects itself, based in legal and theoretical components. Therefore, this internship report also represents a journey that greatly contributed to the building of the teacher’s identity, reflecting a evolved growth upon a cooperation spirit. The academic and professional framework introduces a theoretical and legal picture, presenting the general principles related to the teaching activity and the cross assumptions to the various fields of knowledge, and also describes the contexts in which occurred the educational interventions of the teaching practice. Some moments of the educational practice are highlighted in this document, created with the objective of providing significant learning experiences, as well as reflections upon the same, justifying the chosen options. The investigative dimension in Education occupies a preponderant role in the action-reflection practises, reason to present an investigation project upon it, where theoretical principals of a case study were adopted, about the influence that the introduction of musical moments in Math classes can have in student’s motivation. The shaping and construction of the teacher’s identity will continue after this training step and it will be dictated by involvement, engagement and commitment, all fundamental characteristics of being a teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia-Lima, CláudiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVieira, Marta Maria Girão de Pinho2018-06-06T11:53:50Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11732TID:201925559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:04.979865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O som da motivação: querer saber, querer fazer, querer estar e querer ser
title O som da motivação: querer saber, querer fazer, querer estar e querer ser
spellingShingle O som da motivação: querer saber, querer fazer, querer estar e querer ser
Vieira, Marta Maria Girão de Pinho
Prática educativa
Reflexão
Investigação
Música
Motivação
Educational practice
Reflection
Investigation
Music
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O som da motivação: querer saber, querer fazer, querer estar e querer ser
title_full O som da motivação: querer saber, querer fazer, querer estar e querer ser
title_fullStr O som da motivação: querer saber, querer fazer, querer estar e querer ser
title_full_unstemmed O som da motivação: querer saber, querer fazer, querer estar e querer ser
title_sort O som da motivação: querer saber, querer fazer, querer estar e querer ser
author Vieira, Marta Maria Girão de Pinho
author_facet Vieira, Marta Maria Girão de Pinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia-Lima, Cláudia
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marta Maria Girão de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Reflexão
Investigação
Música
Motivação
Educational practice
Reflection
Investigation
Music
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa
Reflexão
Investigação
Música
Motivação
Educational practice
Reflection
Investigation
Music
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Ser professor é mostrar o mundo e fazer crer num mundo melhor. É aguçar a vontade de aprender e criar sorrisos ao Som da motivação, fazendo parte da construção de uma sociedade participativa, integrada e interessada. O presente documento descreve o caminho percorrido na Prática de Ensino Supervisionada, sobre o qual se reflete, alicerçando-o em componentes teóricas e legais. Assim, este relatório de estágio representa também um percurso que muito contribuiu para a construção da identidade docente, refletindo um crescimento evolutivo construído em espírito de cooperação. O enquadramento académico e profissional introduz um quadro teórico e legal, apresentando os princípios generalistas, relacionados com a ação docente e os pressupostos transversais às várias áreas do saber, e descreve os contextos onde decorreram as intervenções educativas da prática de ensino. Neste documento são realçados alguns momentos da prática educativa, preparados com o objetivo de proporcionar aprendizagens significativas, e reflete-se sobre os mesmos, fundamentando as opções tomadas. A dimensão investigativa em educação ocupa um papel preponderante nas práticas de reflexão-ação, pelo que se apresenta o projeto de investigação, onde foram adotados os princípios teóricos de um estudo de caso, sobre a influência que a introdução de momentos musicais, nas aulas de Matemática, pode ter na motivação dos estudantes. A formação e construção da identidade docente terá continuidade, depois deste momento de formação, e será pautada pelo envolvimento, entrega e compromisso, característicos do que implica ser professor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-06-06T11:53:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11732
TID:201925559
url http://hdl.handle.net/10400.22/11732
identifier_str_mv TID:201925559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131414639149056