Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almada, Maria João Amaro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14516
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precoce
id RCAP_6446dce507c476a1e1a39f7cae80fa45
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolarComunicaçãoInteração adulto-criançaQualidade interativaEducator-child interactionVerbal communicationCollaborative constructionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção PrecoceA forma de comunicar da educadora potência, ou não, a participação, autoafirmação e autoestima da criança. Nesta pesquisa pretendemos, estudar e relacionar a Qualidade Interativa (Empatia, Desafio, Cooperação, Atenção e Reciprocidade, e Elaboração/Fantasia Associada) e comunicativa (Número de: Sugestões, Direções, Ordens, Elogios, Críticas, Valorização, Ensino, Perguntas de conteúdo e Perguntas de processo) da educadora em interações livres e construção conjunta com a criança. Participaram no estudo 64 díades de educadora-criança observados independentemente a realizar um produto à sua escolha, durante 20 minutos, com materiais e ferramentas predefinidos. No momento da observação, as crianças encontravam-se entre os 3 e 5 anos e não apresentavam problemas de desenvolvimento. Para reduzir as condições de variância secundária selecionamos crianças primogénitas, portuguesas e oriundas de famílias sem fatores de risco social ou económicos. As educadoras tinham mais do que 5 anos de experiência profissional. Para análise dos comportamentos das educadoras, os vídeos foram cotados com as escalas de interação e comunicação Tandem. Os resultados indicam que as educadoras que mais elogiam e valorizam a criança, são simultaneamente aquelas que lhe dão mais oportunidades de experimentar e colocar as suas ideias em prática, são mais sensíveis às suas necessidades e desafiam-nas a aprender. As meninas recebem mais sugestões e ensino do que os meninos, e as crianças mais novas são mais valorizadas do que as restantes. O presente estudo sugere que a forma como a educadora interage e como comunica com a criança estão mutuamente interligadas, criando um contexto relacional no qual as interações se estabelecem.ABSTRACT The way the educator communicates promotes, or not, the participation, selfaffirmation, and self-esteem of the child. In this research we intend to study and relate the Interactive (Empathy, Challenge, Cooperation, Attention and Reciprocity, and Elaboration/Associated Fantasy) and Communicative quality (Number of: Suggestions, Directions, Commands, Compliments, Criticism, Appreciation, Teaching, content questions and process questions) of the educator in free interactions and in collaborative construction with the child 64 dyads of educator-child participated in this study and they were observed independently when realizing a product of their choice, for 20 minutes, with predefined material and tools. In the moment of the observation, the children were between 3 and 5 years old and did not reveal any developing problems. To reduce the conditions of secondary variance, we selected Portuguese primogenitor children, without any social or economic risk factors. The female educators had more than 5 years of professional experience. With the aim of analyzing the educator’ behavior, the videos were given scales of Tandem interaction and communication. The results indicate that the educators that compliment and value the children the most, are simultaneously the ones that give them more opportunities to try and to put their ideas into practice; are the most sensitive to their needs and the ones who challenge them to learn the most. Girls receive more suggestions, and they are more taught than boys, and younger children are more valued than the others. The present study suggests that the way the educator interacts and communicates with the child is mutually connected, by creating a relational context in which interactions are established.Fuertes, MarinaRCIPLAlmada, Maria João Amaro2022-03-24T11:21:02Z2021-07-132021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14516TID:202936503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.604438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolar
title Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolar
Almada, Maria João Amaro
Comunicação
Interação adulto-criança
Qualidade interativa
Educator-child interaction
Verbal communication
Collaborative construction
title_short Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolar
title_full Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolar
title_sort Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolar
author Almada, Maria João Amaro
author_facet Almada, Maria João Amaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fuertes, Marina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Almada, Maria João Amaro
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Interação adulto-criança
Qualidade interativa
Educator-child interaction
Verbal communication
Collaborative construction
topic Comunicação
Interação adulto-criança
Qualidade interativa
Educator-child interaction
Verbal communication
Collaborative construction
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precoce
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13
2021-07-13T00:00:00Z
2022-03-24T11:21:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14516
TID:202936503
url http://hdl.handle.net/10400.21/14516
identifier_str_mv TID:202936503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494674194432