Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9373 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Especialidade em Problemas de Cognição e Multideficiência |
id |
RCAP_90455e9e105e4c42fe55ad189a7ca5c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9373 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjuntaInteração adulto-criançaComportamento interativoComunicação verbalAtraso global do desenvolvimentoAdult-child interactionInteractive behaviorVerbal communicationGlobal development delayDissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Especialidade em Problemas de Cognição e MultideficiênciaA investigação TANDEM sobre a qualidade das interações, a comunicação e a atividade entre crianças e adultos tem-se centrado essencialmente na observação dos adultos, prevalecendo a necessidade de compreender o papel da criança nessa relação. Neste estudo, procurou-se investigar o comportamento de Pais e Educadores com crianças em idade pré-escolar, com problemas de desenvolvimento. Desta forma, participaram quatro díades de pais com o seu filho ou filha, três díades de educadoras com uma criança da sua sala. Cada díade foi observada independentemente, numa situação quasi-experimental, sendo pedido aos participantes, que realizassem em 20 minutos, um produto à sua escolha, com materiais e ferramentas que se encontravam ao seu dispor. Pretendia-se: 1) descrever a qualidade dos comportamentos interativos do adulto; 2) comparar o comportamento da criança com a qualidade interativa dos Pais e Educadores, avaliada através da escala de cotação TANDEM, nomeadamente em relação à empatia, desafio, atenção e reciprocidade, cooperação e qualidade da comunicação; 3) averiguar de que modo as verbalizações dirigidas à criança, durante a interação (e.g., uso de sugestões, ordens, explicações, elogios e críticas) podem influenciar o seu comportamento; e 4) conhecer as Estratégias usadas pelo adulto durante a atividade. Os resultados indicam que as Educadoras usam estratégias que promovem a participação da criança, que a orientam para objetivos e que integram as opções das crianças num contexto de aprendizagem na sua zona próxima de desenvolvimento. A qualidade da interação é melhor nas díades em que a autoria é da criança e esta é menos prevalente nas díades Pai-filho(a). Foi possível verificar que todas as crianças, independentemente do seu grau de dificuldade, conseguiram participar na realização de um produto, manter-se focada numa atividade durante 20 minutos e realizar aprendizagens.ABSTRACT The TANDEM project on the quality of interactions, communication and activity among children and adults has been focusing on the observation of adults. The need to understand the children role in this interaction remains. In this study, we aim to investigate the behavior of parents and educators in interaction with preschool children with developmental problems. Four dyads of parents participated with their children, three dyads of educators with a child from their class. Each dyad was independently observed, in a quasi-experimental situation, and the participants were challenged to create within 20 minutes a product of their choice, using materials and tools at their disposal. It was intended: 1) to describe the quality of the adult interactive behaviors namely in relation to empathy, challenge, attention and reciprocity, cooperation and communication quality; 2) to investigate how verbalizations directed to the child during interaction (e.g., use of suggestions, orders, explanations, praise and criticism) can influence his behavior; and 4) determine the strategies used by the adult during the activity. The results indicate that the female educators use strategies to promote child participation, goal orientation, and integrate children's choices into a learning context in their proximal developmental zone. The quality of the interaction is higher in the dyads where the child is responsible for the authorship and this is less prevalent in the parent-child dyads. All children participate in the activity, beeing focused for 20 minutes and made a product, despite of its degree of difficulty.Fuertes, MarinaMadureira, IsabelRCIPLVeiga, Bruno Filipe da Piedade2019-01-29T11:32:01Z2018-12-062018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9373TID:202105873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:57.460723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta |
title |
Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta |
spellingShingle |
Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta Veiga, Bruno Filipe da Piedade Interação adulto-criança Comportamento interativo Comunicação verbal Atraso global do desenvolvimento Adult-child interaction Interactive behavior Verbal communication Global development delay |
title_short |
Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta |
title_full |
Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta |
title_fullStr |
Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta |
title_sort |
Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta |
author |
Veiga, Bruno Filipe da Piedade |
author_facet |
Veiga, Bruno Filipe da Piedade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fuertes, Marina Madureira, Isabel RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Bruno Filipe da Piedade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação adulto-criança Comportamento interativo Comunicação verbal Atraso global do desenvolvimento Adult-child interaction Interactive behavior Verbal communication Global development delay |
topic |
Interação adulto-criança Comportamento interativo Comunicação verbal Atraso global do desenvolvimento Adult-child interaction Interactive behavior Verbal communication Global development delay |
description |
Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Especialidade em Problemas de Cognição e Multideficiência |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-06 2018-12-06T00:00:00Z 2019-01-29T11:32:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9373 TID:202105873 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9373 |
identifier_str_mv |
TID:202105873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133442936406016 |